terça-feira, 19 de julho de 2016

São as relações interpessoais, Pikachu. (Inclui resumo da semana, sem querer.)



As relações interpessoais são coisas basto complicadas. Requerem tempo, uma paciência de Jó, compromisso, negociação, cedência e, acima de tudo, doses industriais de atenção. Deve a pessoa estar sempre de orelha levantada, atenta ao que se passa, para ter assunto, uma palavra amiga de conforto, um highfive no momento certo. Enfim, essas panasquices.

É por isso que eu considero as relações interpessoais no âmbito da família restrita muito mais tranquilas. Desde logo, tendem os membros deste grupo a viver na mesma casa, o que facilita, pois claro que facilita. Resolve-se um terço das questões à lambada, outro porque não e o último através de orgasmos múltiplos.

O problema é que este núcleo restrito de indivíduos não chega para constituir todo o Universo da pessoa. Precisamos, intrinsecamente, de nos relacionar com mais uma série de fulanos e beltranos e um ou outro sicrano. Às tantas, um gajo sente-se o Costa metido na geringonça. Sem o jogo de cintura do moço. Já se sabe, a espinha atrapalha.

(Note-se o uso exclusivo do masculino, acima. Ou seja, nada de fulanas, beltranas e, muito menos, sicranas. É um bocado amaricado, pois claro que é, mas ajuda bastante na parte dos orgasmos múltiplos. E mútuos. Caso tenham mesmo que se amigar do sexo oposto, convém privilegiar a obesidade mórbida, as gengivas salientes, a falta de dentição e a falta asseio. O que se perde em glamour, ganha-se em sossego. No caso de elementos de sexo assim mas também, esta questão não se encontra documentada. Pelo que parto do princípio que pode ser uma ganda rebaldaria. 

- Ai , Jubaida, Jubaidinha...

- Hã?

- Nada, Xilva. Engaxguei-me com a côdea do cachequeiro.)

...

Confesso que me distraí. E isso foi chato no campo da interação com a malta da Tasca que é mais bola. Andei a dar em golpes e contragolpes e reviragolpes de Estado - ora agora golpeias tu, ora agora decreto a pena de morte que te fodes - estive atento ao revivalismo espistolar - a carta da administração demissionária para o Ministro que escreve à comissão sancionadora, à espera de resposta na volta do correio - pus-me a pensar se há subvenções vitalícias associadas às Ordens de Mérito - fazem o favor de parar de gozar com o homem e voltarem a perder Campeonatos? Arre, que feitiozinho! - e acabei por perder o fio à meada da bola. 

Quando dei por ela, tratei imediatamente de me colocar em dia. Pelos media de referência, fiquei a saber que o 5LB é o maior; os jogadores do Bayern masturbam-se cinco vezes ao dia - há ocasiões em que o fazem em conjunto - perante a perspetiva de tomarem banho com o Renatinho; o Vitória é quase tão bom como o Jergo Juses, quando tinha tino e não era boçal e usava um fatréno encarnado; os de Lisboa estão fartos de contratar estupendos fintabolistas; o Universo conhecido sabe que PdC é mentiroso e aguarda ainda o final do Apito Dourado. Claro que não acabou, por quem sois?! Só acaba, quando acabar bem. Para eles.

Ora, isto já se sabia em antes, pensei eu. E o meu FCP? Lá tive que ir aos meandros obscuros da deep web, sentir o pulsar da Nação mais forte. E descobri:

O Presidente é mentiroso. Desde o Apito Dourado que é esta vergonha; o treinador começou agora a treinar mas é muito mau. Se ao menos fosse o Juses. Ou o Vitória; a formação está a ser desbaratada, emprestada a eito, destruída. Como é que se explica que não haja aqui um Sanches, um Bernardo, um Cavaleiro, um Gomes titular da Seleção, um Adriano com sotaque avec, um Super Mário bem passado?; precisamos muito, muito, muito de um avançado. É uma vergonha meterem um puto da formação naquele lugar. Assim, nem em terceiro ficamos; o Telles não é necessário, mesmo que seja bom, ainda que custe 6 e venha a valer 20. Porque não meteram lá um puto da formação, tão bom que é o cachopo. E mai'novo; o central é fraco, temos que comprar mais quatro ou cinco; o Teixeira veio para fazer a Comunhão, pela mão do Padrinho. Para além de que pega na bola e chuta à baliza e finta adversários e não tem medo. Pior ainda, se perde a chicha, vai a correr atrás dela ou trata de recuperar a posição. Sem precisar de entrar só quando a bancada está a gritar por ele, a equipa a ganhar dezazero, para ter minutos, ganhar calo - coitadinh'tãnovinho - ser acarinhado, mimado, estragado. Isto assim não presta, não é Ser Porto; deram na TV um jogo que não servia para nada, a não ser treinar, e foi uma grande vergonha. Se ainda conseguíssemos, era de rasgar os cartões. Perdemos cincazero, apesar de termos ganho doizum. Praticamente a meio do Campeonato, ou assim, e é isto que jogamos? Está lindo, está. A ver se não descemos de divisão; é prioritário vender toda a gente que cá está; é prioritário comprar toda a gente que cá não está; encontrar reforços é muito fácil, faz-se já aqui uma lista de quinhentos. É só instalar aquela coisa do Pokémon e desatam a aparecer soberbos jogadores de futebol na cozinha e no WC e por todólado. Faz cuidado, não te apareça um Mewtwo por trás quando te pões a fazer flexões no soalho.

Credo!

...

Prontinho, agora que já estou a par de tudo, posso dar-vos a minha opinião. É de borla, está claro, porque, como bem diz o Lápis, eu não vejo um boi de bola. Tenho é dificuldade em ficar calado.

Eu acho que precisamos, com muita urgência, de contratar muita gente. Para a bancada. Podem ser Irlandeses, Islandeses, amarelos de Dortmund, whatever. Alguém que, pela Paz do meu Espírito, não me deixe a roer ajunhas de cada vez que imagino um passe transviado no jogo de apresentação.

É verdade que para além do Sisto eu não conheço mais nenhum jogador. Também é quase certo que não entendo nada de tática. É seguro que ninguém na bancada vai marcar golos ou perder jogos. Mas serão determinantes, mais uma vez. Aliás, ainda mais! Desta vez.

Escolham o vosso lado. Fiquem dentro dos ecrãs dos vossos gadgets, se vos passar pela cabeça irem para a nossa bancada cheios de vontade de terem razão. Contra o FCP! 

Nesse caso, não se incomodem, façam como os Pokémons: Go! Mas pela sombrinha e para longe da equipa que era suposto apoiarem.

...

Enfim, o grande drama das relações interpessoais é que se fazem inimigos com grande facilidade. E amigos com muito cuidado.


...

- Não te mexas, Pedro! - Ecoa como um trovão. Ora, é mesmo um trovão.

- Ai, Senhor, não me assuste. Que se passa? - Borrado de medo.

- Não te mexas, já disse. Está um Arceus dependurado das tuas barbas...

...
Soundtrack to silly season: Gotta catch'em all!

21 comentários:

  1. 1ª parte - Tão bem ensinadinho que está o meu menino! Por te portares bem, logo pode ser que tenhas um mútuo. ;)

    2ª e 3ª parte - Não comento, porque só diria coisas sem nexo, inventadas na hora para bulir com os nervos dos aficionados do esférico. :D

    4ª parte - Anti-corpos! Chama-se facilidade em criar anti-corpos!

    5ª parte - A melhor coisa q li sobre esses bicharocos atrevidos que andam por todólado, inclusive dentro das casas das pessoas (e não sei como entram!) foi isto:
    "Só para ver do que se trata esta loucura do Pokemon Go, instalei essa merda. O problema é que estou a cagar no WC da empresa e agora tenho uma espécie de lagarto/almofada com olhos a ver-me a cagar.
    Ya, isto é espectacular. Desinstalar. F#da-se, não posso cagar em paz, querem ver?" (cortesia do Ruim).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha a xô dona Gabriela a botar faladura numa posta de bola. Sim senhor, muito bem. Deixa lá ver a quantidade de disparate que para aqui irá...
      1. É hoje, é hoje, é hoje!! Epaaaa, e a nova temporada do Marco Polo?? Bolas, não podemos deixar as porcarias para o fim de semana? Ou para as férias e tal... ;) (é eu a brincar, é eu a brincar!!!!)
      2 e 3. E bulirias! Olá se bulirias!! Mas deixa lá, eu também lhes dou cabo dos nervos.
      4. Pode ser...é o que provoca a ação contrária a estar caladinho...
      5. Aaaaahhhh, afinal a senhora até podia ser uma moderna adepta azul e branca. E até lhe ficava tão bem. Desde logo, tudo o que se encontra lá fora, é melhor do que o que se tem em casa, hein? Muito boa, a temporada do Marco Polo, ai é, é... ;)
      (...nananana, tá dito, tá dito. Eu nem gosto do Marco Paulo...)

      Eliminar
    2. PS. Muito bom, o Ruim. Amuo na mesma. :)

      Eliminar
    3. A temporada do Marco Paulo acho que é muito boa! É pra ver seguida durante noites e noites e dias e dias!
      (Pimbas! Não me chames azul e branca que me aborreces!)
      :D

      Eliminar
    4. Já te canto o "Ninguém, ninguém", com coreografia e tudo. É tiro e queda! ;)

      Eliminar
  2. Pergunta #1: bute caçar gambozinos? trouxe o saco e tudo!
    Resposta #1: 'tás maluco, mosse? achas que como gelados com a testa e que assim? gambozinos são como o Pai Natal: só existem na tua imaginação, pá!

    Pergunta #2: bute lá caçar pokemønes?
    Resposta #2: ontem já era tarde. estava a ver que nunca mais perguntavas! e trouxe saco e tudo.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num precisa de saco, oh velhadas. Guardam a bicheza dentro dos espertófones, pá. Devem ficar com as apps todas cagadas, mas cada um sabe de si.
      Que tem o Pai Natal? E os gambozinos? Eu cá apanhei muitos... ;)
      Abraço.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Vá, confesse lá, caro Anónimo que não é o Anónimo, você é o meu Psiquiatra, não é? Ou então é o eco dele :)
      Gosto de o ver por cá. Mesmo que seja em visita esporádica. De médico, vá. :)

      Eliminar
  4. Muito boa posta, xô Silva.
    Está aí um belo resumo do que tem sido a pré-temporada.
    Já não ganhamos nada este ano, nem no próximo, nem daqui a 100 anos. É o fim do mundo, fui...

    Com tudo o que se passa actualmente lembro-me um pouco do que escreveu Almada Negreiros. Se me permite...

    "O Dantas é um habilidoso!
    O Dantas veste-se mal!
    O Dantas usa ceroulas de malha!
    ...
    Uma geração com um Dantas a cavalo é um burro impotente!
    Uma geração com um Dantas à proa é uma canoa uni seco!
    O Dantas é um cigano!
    O Dantas é meio cigano!
    ...
    Basta pum basta!

    Uma geração, que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi! É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

    Abaixo a geração!"


    Agora onde está Dantas leia-se Pinto da Costa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que tens um blogue de truz quando alguém publica o "Manifesto anti-Dantas e por extenso"! Obrigado por isso, Mestre.
      E faltou-lhe acrescentar que o Dantas sabe de tudo, menos de bola, que é só o que ele faz ;) Oh well, sign of the times...pim.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Se o çê Silva dá licença, a malta portista vs formação, faz-me lembrar a minha primária com este conto:

    Vivia no monte um homem muito velho que tinha na sua companhia um neto.
    Certo dia o velho resolveu descer ao povoado com o seu burro fazendo-se acompanhar do neto. Seguiam a pé, o velho à frente seguido do burro e atrás o neto.
    Ao passarem por uma povoação logo foram criticados pelos que observavam a sua passagem:
    - Olhem aqueles patetas, ali com um burro e vão a pé.
    O velho disse ao neto que se montasse no burro e este assim fez.
    Um pouco mais adiante passaram junto de outras pessoas que logo opinaram:
    - O garoto que é forte montado no burro e o velho, coitado, é que vai a pé .
    Então o velho mandou apear o neto e montou ele no burro.
    Andaram um pouco mais até que encontraram novo grupo de pessoas e mais uma vez foram censurados:
    - Olhem para isto. A pobre criança a pé e ele repimpado no burro.
    Ordenou então o velho ao neto:
    - Sobe rapaz, seguimos os dois montados no burro.
    O rapaz obedeceu de imediato e continuaram a viagem mas um pouco mais adiante um grupo de pessoas enfrentou-os com indignação:
    - Apeiem-se homens cruéis, querem matar o burrinho?
    Descendo do burro, disse o velho ao rapaz:
    - Desce, continuamos a viagem como começamos.
    Está visto que não podemos calar a boca ao mundo.


    Moral da história: Cada cabeça, sua sentença.

    Uh! Uh! Uh!
    Uh! Uh! Uh!
    Uh! Uh! Uh!
    Uh! Uh! Uh! Uh! Uh! Uh!
    .......................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E você lá precisa de licença para botar faladura em casa, homem? Era o que mais faltava.
      Grande abraço, oh Felisbertson. ;)

      Eliminar
    2. Essa do pokémon é nova para mim!!!
      Já sabia que exiistia um jogo que era a coqueluche do adeptos do "põe os polegares a trabalhar", mas pensei que tinha outro nome!

      Mais precisamente "poker alho".

      É que tenho um amigo que joga isso e tá sempre a dizer: fosga-se poker alho! Rais parta, poker alho!!! Vai poker alho!!!

      Eliminar
    3. Olha, não conheço o Pokemón Alho. Deve ser raro... :)

      Eliminar
  6. Meu caro

    Não é por falta de lembrança que não tenho passado por cá, é mesmo de tempo (e alguma paciência - não em relação à Tasca, mas a tudo o que tem a ver com bola).

    Não me parecia mal encher o Dragão com amarelos e negros, desde que com eles viessem a direção, o treinador e parte dos jogadores do clube. Mas sobretudo a direção e o treinador. Ou só a direção, que acabaria por encontrar um treinador. Mas isto sou eu, que nasci anteontem e não sei como era o clube antes de Pinto da Costa... fosse eu dos "antigos", soubesse eu o que eram as Antas e jamais me atreveria a questionar para onde nos dirigimos, enquanto clube, a toda a velocidade...

    Da pré-temporada não falo ainda porque estou a encerrar a época anterior nos arquivos mentais. Da nossa, evidentemente - a dos outros não me interessa nada.

    E é isto, mais para dizer "presente" do que para outra coisa de maior utilidade ou interesse.

    Abraço e até um destes dias...

    P.S. - a segunda temporada do Polo é de facto bem boa. E a do Mr. Robot também já aí anda, e além de igualmente boa, muito apropriada para o portista eternamente grato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah as maravilhas de ser pai. Seja muito bem aparecido, xôr Azul.
      Pára lá de agoirar, dada a tendência para acertares ultimamente. Mas não desta vez! Bem!
      Mas repara numa coisa interessante: a tal da direção de Dortmund esteve a ponto de descer de divisão, com um belo treinador e estupendos jogadores. Nem por isso os da bancada se portaram abaixo do seu potencial. Não estás a ver nada que compare a acontecer no Dra...nad Antas que fosse! Poijé...
      Pá, ainda não vi nadinha do Polo ;)
      Até breve. Abraço

      Eliminar
  7. Boa noite,
    As relações interpessoais também se aplicam cá na tasca a todos os frequentadores ou só aos que tem Lugar Anual, tipo Dragon Seat.
    Se assim for eu até tenho um Seatossauro Ibizorex (1996) e sou Dragão pelo que também devo estar nesta equipa.

    Eu não visto de amarelo e preto mas quando tenho oportunidade de ir ao Dragão, canto em vez de assobiar e nem sempre gosto do que vejo, mas acima de tudo gosto do meu clube e apoiarei sempre.

    Desculpe mas vou ter que ir ali e já venho(ou não), pois ainda agora fiz o download da aplicação PaKriKa Go e já me apareceu uma krika ali ao canto a olhar para mim com aquele beicinho que nem é bom....e como diz o Felisberto é mesmo "poker alho".....

    O FRINCHAS | A frinchar desde 2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Tasca os lugares são sempre vitalícios. É entrar e ocupar um qualquer. Nem que seja ao colo. Tenha é cuidado com o Berto (não confundir com Felisberto), que esse é muito democrático quanto ao tratamento a dispensar a quem se alapa no seu colo :)
      Está claro que você é parte da equipa, cante ou assobie. O importante é que sofra pela nossa cor: azulibranco.
      Wow, uma krika com olhos e a fazer beicinho...que raridade :)) é de a apanhar já com uma krikaball. Ou krikastick, não sei, não tenho essa app...
      Grande abraço

      Eliminar
  8. Silva, de início ao fim, tudo tão bem engatado! Ainda me estou a rir da do puto que veio fazer a comunhão! Demais!

    Abraço

    ResponderEliminar