domingo, 7 de agosto de 2016

Do outro lado do Mundo

Burje Khalifa


O outro lado do Mundo é multicultural. Uma espécie de sopa da pedra das civilizações, regada a petróleo, mas pago a notas verdes Ocidentais.

O outro lado do Mundo passeia poligamia em burqa, um metro atrás. E cachopos em calcantes Nike. Tem mesas de esplanada em grande algazarra, numa festa de jovens raparigas de véu negro e IPhone em punho. 

O outro lado do Mundo devolve-me a Esperança de sermos mesmo todos irmãos. Distantes nas nossas diferenças, mas procedentes da raiz comum dos nossos anseios: Prosperidade, Felicidade, Paz!

...

As fontes dançam aos pés do edifício mais alto da Humanidade, rodeadas por esse caldeirão de cores de pele. E entre elas, aquele estranho de pele maijómenos clara, barba por fazer e sangue azul. E branco. A cronometrar os fusos de distância, a medir as possibilidades de invejar em stream os que puderam estar ontem no Dragão.

O outro lado do Mundo faz-se de ausências: Dos que não estão e dos sítios onde não estou. Por pura felicidade, posso pousar os cansaços e desgostos em ombros que caminham ao meu lado. Do outro lado do Mundo, sou um cabrão cheio de sorte.
...

Tanta sorte, que até a primeira parte do jogo de ontem vi. E faltou andamento ao Danilo. E falta um 4 e um 9 suplente. E um Sisto qualquer.

Mas há tanta possibilidade boa naqueles 45 minutos, que a minha alma se enche de cincazeros. 

Da festa bonita, do adversário muito jeitoso, das saídas anunciadas, da defesa segura e disso tudo, já vos falaram. A mim, o que me marca para lá disso, é a dor de tantos "oxalá me engane". Tristes e despropositados.

O outro lado do Mundo vale a pena. Venha o outro lado do Portismo. Aquele que só está enganado quando o FCP perde. E nunca ao contrário.


13 comentários:

  1. Subscrevo-te tanto, mas tanto!

    Abraço, a ver se nos vemos em breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estoril!! Faltam uma série de aviões até lá :)
      Abração

      Eliminar
  2. O outro lado do Mundo, mais não é que um espelho. Não o espelho da rainha-má, que até era boa como o milho e mais experiente que a Branca-de neve! Pelo menos , e ao que consta não era virgem, pois até era madrasta da albina rapariga. Uma espécie de Fernanda Serrano vs Sara Sampaio.

    O outro lado mundo pode ser já ali, ao virar da esquina, ao chegar a Tuy e comprar caramelos, ou a Lisboa e ver como a cidade afinal não cheira assim tão bem.

    O outro lado do mundo, se calhar não passa do mundo todo, onde afinal todos somos iguais, apesar de todas as nossas pungentes diferenças!

    Quanto aos portistas, esses estão... além-mundo! Tanto os que são optimistas, como os que assobiam até num simples jogo de apresentação!

    https://www.youtube.com/watch?v=mADiz_vn0RQ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Felisberto, é mesmo um maravilhoso Mundo Novo. E apesar de todos os pontos comuns e ocidentalizados, ou globalizados, o Variações não se ia sentir lá muito bem... ;)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Felisberto, Porto é Porto, seja para a Liga dos Campeões, seja a feijões. Para quem é mesmo Porto não há jogos simples.

      Eliminar
  3. Além de Nevogilde já não alcanço. Contudo, fiquei confuso.
    Quem vem é o Laurent Depoitre ou o tal Burje Khalifa? Os entendidos dos blogs dizem que são ambos "os dois" excelentes pinheiros, mas continuo a preferir o Sisto. Diga lá de sua justiça e haja saúde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Depoitre é maijalto que o Khalifa :) para suplente do André não está mal. Também acho que ainda falta um Sisto, mesmo que não seja o original. Mas bem, o Burje Brahimi ainda cá mora, certo?

      Eliminar
    2. O Burje Brahimi continua a ser das melhores coisinhas que ainda vamos tendo. No entanto, tem um defeito. Dizem que a religião dele o obriga a colocar-se muitas vezes de cupróar para rezar. O que vale é que agora vai ter alguma sombrinha do "pinheiro" que o Nuno encomendou. Vá lá que este investe em pinheiros e não em torres. Dá valor à pegada ecológica.
      Abraço e boas férias.

      Eliminar
    3. Olhe que tem ar de ter uma ganda pegada! E vai ver que lhe pega bem, mas só nos intervalos do André.
      O Brahimi não quer, acho eu. E tenho muita pena. Serão saudades da torre? :)
      Abraço.

      Eliminar
  4. "Venha o outro lado do Portismo. Aquele que só está enganado quando o FCP perde. E nunca ao contrário."

    O meu desejo mais profundo no que ao futebol diz respeito. Estou farto de antecipar sem dificuldade a derrota seguinte. Farto mesmo. Venha de lá essa mudança. Venha. Vem? Virá? Há-de vir, mas não sou eu que vou mudar.

    Boas férias e até já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Be the change you want to see! E vá, nós não perdemos de véspera. Nem com o Peseiro. Bem, quer dizer... :)
      Abraço.

      Eliminar
  5. A tasca aponta sempre para o melhor lado!

    Abraço

    ResponderEliminar