sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A nubente e o bicho papão

Oh mãe, oh mãe, o senhor esquisito está a dobrar o mano num tronco...

Houve uma altura feliz - a Vida está cheia delas - em que dividi com mais dois maluquinhos a nobre tarefa de ver todos os filmes que pudéssemos. Dos clássicos a futuras obras de culto, passando por blockbusters e coisas de que nunca ouvíramos falar. Tipo tarados sexuais: Papávamos tudo o que apanhávamos.

Era o tempo do VHS. O nosso crítico de cinema preferido chamava-se Sinopse e vinha escarrapachado nas costas da cassete. O nosso género favorito era o terror, o que quer dizer que podíamos muito bem passar 12 horas a ver fitas do Carpenter ou o Shining em loop. E tudo, mas tudo, o que nos aparecesse com ar de série Z.

É por isso que devemos ser, que ainda Somos os três, os únicos habitantes do Planeta que sabem que os piores filmes da História do cinema se chamam Bridge to nowhere e Zero boys. Adorámos, adoramos e adoraremos. E também aconselhamos, está claro.

Todo o terror tem um papão, um boogey man. Daqueles ali em cima, às obras primas. É o tipo que mete medo. Já se sabe que é filme, pelo que um puto parvo a viver os últimos anos de teen nunca chega a ter pavor de porra nenhuma. Depois amadurece, aprende que o bicho papão é, as mais das vezes, ele próprio e ri-se da recordação de um ou outro arrepio. Noite escura e ninguém na rua e era preciso subi-la inteira.

A menos que seja a Mama a descer as escadas da garagem, a fazer a ponte; ou que alguém diga, por perfeita idiotice, Babadook. Três vezes seguidas. Aí, não acho graça nenhuma, dass. Até evito ir fumar cigarros para a cave, se me lembro. Não é medo, é respeito. Agora medo, pfff, de filmes, pfff, poupem-me, pfff.

...

Lembrei-me, porque reparo que vivemos o Tempo do Bicho Papão. Sim, esse também, mas era na bola que estava a pensar - sorry love.

- Estamos bem arranjados, estamos. Esta segunda volta é de fugir todo borrado...

E pronto, fico a pensar que, na segunda metade do campeonato, vamos ter que ir jogar contra as equipas apuradas para os oitavos da Champions. Afinal, diz que não. É com as mesmas contra quem jogámos na primeira volta. Não percebo onde está o bicho papão.

- Porque és tapado de todo. Vamos a Carnide, a Braga, a Chaves, ao Funchal, a Guimarães...

Ou seja, não vamos ao Campo Grande, nem a Setúbal, nem à Choupana, nem a comprar móveis a Paços, nem ao outlet a Vila do Conde. Yep, do ponto de vista do shopper, a coisa está negra, de facto.

O que não podemos é jogar como na semana passada. O que temos é que fazer a nossa parte, esperar que a inclinação dos campos seja menos acentuada e manter a alma. Sendo que estamos fartos de jogar a primeira parte do lado de baixo; e a segunda a subir.

O resto, meus caros, é calendário e nós somos o FCP. Não uma nubente acagaçada com o bicho papão. 

Hã? Sei lá, foi só uma imagem...

...

- Bah, o Soares, por alguns 70 milhões, um gajo que nem para salvar a vida da nubente é capaz de marcar um golo. Com o CR7 disponível e vamos buscar este coxo! O extremo, que era mesmo o que fazia falta - agora que já não podemos desancar no avançado - nem vê-lo. E se o virmos, não presta, isso é certo. É de fugir.

Nem vale o comentário, é uma atitude auto-explicativa. Só reafirmo que o Soares é na mouche...

Sim, já sei rapazote, não é bom sinal, uma vez que eu percebo mais da influência do raio laser no desbaste pilórico da nubente, do que de bola...

...

- Ahahah, o Assis, esse monstro consagrado, o filho que Patrick Vieira e Guardiola teriam tido, cagou em nós e foi para o Braga. Mas o PdC não percebe que está acabado? É uma alma penada que nos assombra, nada mais.

Para já, não conheço lá muito bem a peça. Mas as opiniões que recolhi, que muito considero, levam-me a crer que era um bom reforço.

Agora, não podemos é andar a dizer que basta de comissões à segunda; e a anunciar o fim do Mundo porque não queremos pagar comissões indevidas, à sexta. Godspeed, oh Assis.

- Siiiiiim, pooooiiiiis claaaaro, nem depende nada de para quem é a comissão nem nada. Oh pessoal, o Silva é uma nubentezinha inocente...

Pimbas, lata de cavala em molho de tomate na cabeça! Ele segura a lata com uma mão e a testa com a outra:

- Foda-se, Silva, isso dói. Ainda por cima, fora do prazo!

- Queixa-te à ASAE. Não tenho medo do papão.

...

- A vergonha, mas mesmo vergonhosa, vai ser a humilhação contra a Juventus. As saudades que eu já tenho do meu alegre ano de 1984...

No qual a ultima coisa que se esperava era que o FCP estivesse em Basileia, naquela final, contra o colosso de Turim. E tivesse que ser gamado à má fila para perder.

Eu não tenho medo de Romanos. Até porque são loucos. E estes, nem Romanos a sério são, que a esses já os despachámos. O nosso P é de Porto, não de peru. Não morremos de véspera.

Raios, se não parecem nubentes anelantes, na ânsia da defloração: Vai correr mal, vai doer, não sei fazer, melhor será lavar-me por baixo outra vez...

...

- É tudo muito lindo, mas o que me aterroriza é que pode bem acabar já amanhã. Sabes que a maldição da Amoreira...

Portanto, aqueles tipos que levam na pá há 6 jogos consecutivos. Sim senhor, estou petrificado. 

Já agora, podemos vir a jogar numa piscina de luta de nubentes na lama. O que também não mete medo nenhum, tendo em conta a nossa forma favorita de sair para o ataque - cuja banda sonora é: PUM! - e um certo Belga, que ainda vai dar muito jeito. É sempre útil ter um Jason pronto a usar.

...

Em resumo, se estão com medo, comprem um cão. Olha, o dos Baskerville, por exemplo. Um doce de cachorro.

Agora vou bazar de fininho, que o anormal do Berto disse Babadook duas vezes. E vai repetir. Credo!

...

- Bicho Papão?! O Bicho Papão é o Moreirense! - Avia de um trago o double scotch, no rocks.

- Ah, Pedrito, nem reparei que estavas aí. Deixa lá isso, pá. Pensa em coisas positivas. - Consolo-o - Olha, por exemplo, estás com uns dentes espetaculares...

...

Soundtrack to (no) fear: Come boogie with the boogeyman...


19 comentários:


  1. esta aqui também é engraçada para o tema em apreço, «penso eu de que» - mas já sei que a consideras demasiado óbvia e o Vassalo não gosta do baterista e tal e coiso... pfff! bichonas, é o que são... vocês, não eles :D

    e amanhã é para ganhar - nem que seja com um golo com a mão, em fora-de-jogo e num lance precedido de falta em que o apitador concedeu (mal) a lei da vantagem :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gosto do baterista?? O Lars é o Rei! Dos Metallica! Ponto! Se tocasse com, sei lá, QUALQUER OUTRA BANDA, tocava pior que o meu PIOR aluno, mas hey, 'salixe. O gajo toca numa banda há 30 anos, tem uma mulher que ainda hoje é estupenda e eu não tenho nada que falar.

      Abraçom

      Eliminar
    2. Correção: o gajo é A banda há 30 anos :) Só não sei o que tem a mulher que ver com isto? \m/
      Abração

      Eliminar
    3. Oh meu amigo: Os Metallica são o Hetfield e o Lars... e depois o Kirk. O Trujillo é porreiro mas toca NOS Metallica. A mulher é só na cena de reconhecer que ele tem uma vida boa, que acho que merece.

      Abraçom

      Eliminar
    4. Na, aquilo é a banda do Lars. O Hetfield ganhou relevância. Assim como o Kirk. Mas isso é apenas devido ao tempo. De resto, é a banda do Lars.
      Pá, não é para embirrar com a moça, mas o gajo podia ter uma vida da treta com uma gaja boa. Just saying... :))
      Abração

      Eliminar
    5. Whatever acho que percebeste a ideia.

      Abraço

      Eliminar
    6. Não tens piada nenhuma. Baterista da tanga... :)

      Eliminar

    7. pázinhos,
      os Metallica são uma das minhas bandas de eleição. ponto.
      e, está visto, pelos vossos comentários, que eles são o vosso bicho papão do Metal. ponto.
      mais: é evidente que a mulher do Lars é a cena boa da vida dele e vocês nada têm que ver com isso. ele é que a pode papar, à bicha e a ela e à bicha dela e que assim, é nós... ponto.

      fui. ponto final.

      Eliminar
    8. You know nothing, Miguel Lima.

      Eliminar
  2. Preocupante é que eu não lhe detectei ainda qualidades... mas também vi pouco, pelo que é quase uma tela em branco. Esperemos que sim.

    Quanto ao resto, é o Silva a tentar exorcizar os seus medos, tenha ou não consciência deles. Não há necessidade, são justificados. Mas nunca é tarde para o reconhecer... Run to the light, Carol Ann!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anne! Carol Anne! Inculto. Ainda te cai um poltergeist na moleirinha.
      Nada temas! Vai ser de carreirinha até ao fim.

      Eliminar
  3. Quem seriam (são) os outro dois maluquinhos??? I wonder... eh eh !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No you don't! A dar nos comentários em direto de novo, hein velhote? :)

      Eliminar
  4. Com os tempos que correm, agora o bicho papão reformou-se.
    Os filmes de teror para mim, fazem-me llembrar uma vez o Fantasporto, nos seus primórdios. Bastante "ganzado" fui ver um desse filmes ao Carlos Alberto. Acho que era o "Britania Hospital", não tenho a certeza. Nisto dou comigo a cochilar em cima do ombro de um senhor que estava ao meu lado. E o senhor sempre a sacudir o ombro. E eu sempre a encostar a cabeça, cheio de sono. Intervalo. As luzes despertam-me. Olho pró homem. O homem olha pra mim. Ele diz-me:
    Foda-se, já vi gente aos gritos, a chorar, a cerrar as mãos, e até a pedir para ir embora. mas é a primeira vez nos meus 60 anos que vejo um gajo a dormir num filme de terror!!!

    Bateristas??? Ó pacóvios do grunge, o Lars está em 559º lugar no meu rol de melhores bateristas do mundo rock (e não só).
    Eis se me permitem (e há que permitir, carago!) a lista dos melhores bateristas (não admito discussões, ok?):

    1º Bill Ward
    2º John Bonham
    3º Ginger Baker
    4º Keith Moon
    5º Ian Paice
    6º Terry Bozzio
    7º Carl Palmer
    8º Vinnie Appice
    9º Zé Pereira (quem?)
    559º Lars Ulrich

    ResponderEliminar
  5. Metallica é grunge? Não vai mais binhaça prá mesa do... meio!
    Mas sou sincero, não gosto de thrash.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes mal! Só nos big 4,estão metade dos eargasms da história da humanidade. Quem foi i anormal que disse que metallica é grunge?? Blasfémia aqui NÃO! Que isto é a tasca do Senhor...

      Eliminar
  6. O anormal fui eu... como não aturo os gajos, púzios (ah, a semântica tão romântica) no mesmo saco dos Pijama ou Pearl Jam e Minervas ou Enervas ou Nirvanas... enfim esses gajos que quase destruiram o bom e velho rock 'n' rol!!!

    ResponderEliminar