domingo, 5 de fevereiro de 2017

Antítese



A Lei de Murphy a fazer o pino ? É para já:

Se algo pode correr bem, correrá ainda melhor, no momento mais oportuno.

Confiar na antítese da Lei de Murphy, é um péssimo princípio de gestão.

...

Imaginar que a nossa única, e muito acertada, contratação, teria tanto impacto, era difícil. Que seja uma excelente adição à equipa, não é surpresa. Muito pelo contrário.

Eu sei que se lembram onde leram primeiro.

...

NES acerta quase sempre nas flash a seguir aos jogos. Dá-me uma certa esperança ouvi-lo. 

Ainda ontem, disse, e muito bem, que foi necessário subtrair um avançado e acrescentar um médio. Porque era urgente recuperar o controlo, equilibrando a desigual luta no miolo. Em cheio!

Com uma pequena nuance, aqui explicada pelo tipo que se esconde da derrota atrás do primeiro Palhinha que encontrar:

- Não podes recuperar aquilo que nunca tiveras. Um abraço ao Casilhas. - Ou vocês acham que aquele labrego diz Casillas? Nem pó!

Acho que há uma maneira de jogar que está assimilada. Mete muita bola na frente, muita luta no ar, garra para ganhar a segunda, rápida recuperação, muita entreajuda e coesão defensiva. E pouco meio-campo.

Na cabeça do técnico, depois de isto resultar, passamos a controlar em posse, a explorar com tino o espaço, a acalmar o nervo e a sofreguidão e o jogo. No campo, o que vemos é a antítese disso. Sobretudo com Oliver em momento menos bom.

Lá chegaremos.
                         (!)
                              (?)
                                  (,not.)
                                            É da competência do líder tornar uma destas opções
                                            de pontuação verdade. Eu (quero) acredito(ar) na minha escolha.
                                            Mas preferia (!)...

...

O oposto de demasiado caro, é a contabilidade Ikeriana da Tasca:

6 pontos + 1,5 milhões

Podia juntar já o prémio de participação na Champions, mas isso seria desafiar a Lei de Murphy. Not me!

...

Hoje, almoçámos à frente do campeonato. Ao contrário do que vinha sendo hábito. Soube bem.

Next, please.


41 comentários:

  1. Continua a coisa do "Óliver em momento menos bom" ainda me deixa mal disposto. Palhinha, Adrian, Alan Ruiz ou Matheus Pereira vs Óliver e Danilo? Não podemos é jogar em 4x2x4! Nomeadamente depois do 2-0!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se jog médios, são médios a mais. Se não jogam, é porque faltam. Pá, não jogamos em 433, ponto! Já se percebeu isso, não vale a pena andar a insistir. Com Oliver ao seu nível, conseguimos circular apesar de tudo. Quando está pior, nota-se mais. Não temos capacidade para ter bola. E ontem, nem com companhia ele melhorou. Ninguém passa uma época ao mesmo nível, qual o problema de aceitar isso?
      Abraço

      Eliminar
    2. Sim, o Otávio está pronto. E o AA. E o Herrera. E o JCT. Vamos em frente. Dar descanso ao maestrinho.

      Abraço

      Eliminar
  2. A solução para mim chama-se Otávio. Na linha dará versatilidade á equipa. Médio ou extremo consoante o que a equipa precisa. Em casa em jogos mais simples este 11 com corona e brahimi já não será mais adequado. Fora tenho muitas dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependerá do fulgor físico. O Otávio que começou a época, tem lugar. Exatamente pelas razões que aponta.
      Ah, e seja muito bem-vindo!

      Eliminar
  3. Palavra que gostava que tivesse razão, mas o nível de Oliver mantem-se inalterado desde o início da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naaaa. Há dois jogos que é mais baixo. Não sei é se, mesmo assim, não é melhor que os outros...

      Eliminar
    2. Melhor que Casillas, Maxi, Marcano. Felipe, Alex, Danilo, André Silva, Soares?Não me parece. Melhor que os mal amados Brahimi e Corona? Também não. Melhor que André André? Claro, mas o Emplastro tambem o é. Reveja o lance em que Alex está subido, Gelson embala, Brahimi e Oliver correm para fazer a compensação. Em 50 mts, Brahimi ganhou 20 a Oliver.
      No golo do Sporting, tem uma desculpa, estava a filmar a jogada e não se mexeu para o filme não ficar trenmido :)))) Confirme.

      Eliminar
    3. E qual deles é que faz o lugar do moço? O Casillas? :)
      No golo...tudo desposicionado. O segundo avançado a chutar na entrada da área e o nosso 6 metido nos centrais...ok, pode ser culpa de quem quiser. E vá, não queremos que o Oliver corra tão depressa como o Brahimi. Nem como o Danilo...

      Eliminar
    4. Casillas.., não é mal pensado! É canhoto e consegue pontapear a bola a mais de 10 mts. Não se pede que Oliver seja uma tartaruga ninja, mas não pode ter a velocidade duma tartaruga vulgar. Para isso basta o William Carvalho.

      Eliminar
    5. Eu podia concordar consigo, mas, nesse caso, estaríamos os dois errados ;)

      Eliminar
  4. ó Silva, isto é mais uma época pra eu dizer que nao percebo nada futebol... nao é que estamos a um ponto dos £$%&%@*& e nem estamos a jogar pior que eles? e os jogadores até estao ali de dentes cerrados? (biste o encontrao do marcano no lagarto que se ia meter com o BFF dele no fim do jogo?) ah!, e o treinador é o nes e temos um sintoma de bolitas alergicus, mesmo contra 10 e a ganhar!
    nao percebo nada nada nada. pior qu'as mulheres!

    valha-nos essa pomada! bota, chega cheio...

    ResponderEliminar
  5. não é verdade que o Óliver esteja em momento menos bom, a equipa é que está! ele, a jogar a duplo pivot com o Danilo, simplesmente não tem ninguém com quem circular a bola para sair em progressão, e é isso que se nota na performance dele -- um pouco ao contrário do Danilo, que já na 2ª volta do ano passado estava a sobresair pela positiva, mas num conjunto a jogar um futebol miserável. é um dos muitos crimes que o NES está a cometer contra aquilo que podia ser o jogo jogado por este plantel...
    --tom

    ResponderEliminar
  6. Olá tom, muito bem-vindo.
    Eu concordo genericamente com a sua opinião. Mas devo relevar algumas discordancias no detalhe:
    O Tsubasa, no seu nível, faz com que está equipa suba dois níveis. Inventa a solução, coloca a bola no único sítio que nos permite continuar a jogar. Sem estar sentado na arquibancada. É espantoso. Não é que esteja mal, só não está tão bom. Dados os factos que tão bem aponta, precisamos dele a jogar a 200. Ninguém suporta uma época inteira assim. Espero que seja rápido.
    O outro detalhe tem que ver com o crime de NES. Não há crimes de lesa futebol a um ponto. A fintar todas as mortes que já nos predisseram. Com um plantel apelidado de tudo, menos de bom. Eu também acho que é é que tem muito para dar. Parte disso será mérito também de NES, não devemos ignora-lo. E, sobretudo, está não é a altura de disparar para dentro. Criminosos são os outros. Nós somos os bonzinhos :)
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também acho que discordamos só nos detalhes (e certamente não sobre a qualidade do prodígio com o nº 30), mas que há crimes de lesa futebol, claro que há! e há crimes contra a identidade também, e um treinador que nos põe a jogar como jogámos na 2ª parte contra um Sporting que ganha 1 jogo em 4 fora de casa caminha nesse sentido... obviamente que quero que sejamos campeões, mas a jogar assim (ou como jogámos 60 min contra o Estoril, ou mais que 45 contra o Rio Ave, etc) é uma questão de (pouco) tempo até a implosão.

      e passo sempre no melhor tasco da bluegosfera para um fino ou um copo de tinto, sou é mais do gênero calado!
      --tom

      Eliminar
    2. Wow, obrigado pela preferência. Mesmo! E desde que consuma, pode estar aí caladinho à vontade :)
      E, por acaso, acho que contra o Rio Ave foram 90 inteiros.
      A esperança está em que antes estávamos melhor. Portanto, é licito esperar que a seguir não tenha que ser tão mau. Vamos conseguir!

      Eliminar
    3. E ter percebido aquele comentário, cheio de acentos sem querer, é obra! O meu espertófone boicota-me, essa é que é essa... Deve ter a mania que é o Palhinha!

      Eliminar
  7. Pronto, voltou o Silva que não percebe um boi da chincha. Nem a adivinhar o Soares, pel'amor da santa!

    Homem, o Oliver não jogou mal, aliás jogou bem. Não teve foi tempo para respirar sequer, tal a quantidade de lagartada que o cercou a toda a hora. Aguentou-os como um pequeno herói, o que não pode ser considerado pouco - até porque foi isso que lhe pediram como prioritário.

    A coisa estava simples, a correr bem, para quê aquela frasesinha a aventurar-se no mundo da malta que percebe muito da futabol como eu??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu e o amigo do Palhinha :)
      Não pá, não jogou mal, porque não joga mal. O que digo é que não está no pico da sua forma. E isso nota-se e de que maneira. No máximo, ele põe aquela equipa a jogar à bola. E isso é mais do que se "aguentar como um pequeno herói." Quando teve menos gente à perna, também não conseguiu muito mais do que isso. Mais cansado, é certo...

      Eliminar
    2. Cagálo o miudo do Sporting teve, carago!
      Atom num é cu presidente do Ceportém chama o Palhinha para ser treinado por um gajo que só bebe pela garrafa?
      Num há mais azar du quisto!!!

      Eliminar
    3. Obviamente não está no seu melhor.

      Mas a questão relevante é se alguma vez poderá estar, tendo em conta o que lhe é pedido por NES.

      Lembro-me de ser pequeno e ir jogar à bola, à chuva e na lama, com os sapatos novos. Lembro-me também de chegar a casa e levar duas lambadas por isso. "Se era para estragar, levavas as sapatilhas velhas!".

      Eliminar
    4. Concordo. Ainda assim, mesmo amarrado, leva-nos mais longe. Mas sábado, não me pareceu. Gandapost que dava a alegoria...

      Eliminar
    5. Epá, por Deus! Vai lá e vê a segunda parte do moço, a ir A TODAS feito maluco e à tolinho! E porquê, à tolinho? Porque estava tudo, do 6 prá frente, a defender à tolinho! Quem não se preocupa em resolver...

      O Óliver não joga bem em duplo pivot. Jogar em 4x1x3x2 efectivo, contra a grande maioria das equipas, é bem diferente do 4x2x4 que vimos. Aí é que o Óliver deveria ter saído. Aos 50 min.

      Abraçom

      Eliminar
  8. Ganhámos justamente com 2 golos cristalinos e sem nadinha para os lagartos se coçarem. Logo eles, que se alimentam disso como ninguém!
    Já nós na 1ª volta, foi como se tivéssemos saído nus de um campo de urtigas, tal a dimensão do roubo!

    Fizemos o resultado na 1ª parte, jogamos com o resultado na 2ª, mas arriscamos demais, é um facto!
    Custa muito aceitar aquilo que se passou, ver o Sporting a crescer, a fazer quase o que queria e NES sem reagir... ficamos sem perceber o rumo da coisa...
    Digo quase, porque apesar do domínio, não tiveram assim tantas chances de golo quanto querem fazer querer. Contei 3! O Resto...
    A imagem de Iker a tirar a bola das margens do Aqueronte é tremenda.
    E a propaganda joga com isso, claro está, junta-lhe a imagem de um adepto com as mãos na cabeça a cada momento, mais uma de ângulo torto com a bola na mão de Corona e está ai o Porto vs Sporting para os simples, inocentes e ignorantes.

    Que se foda, venha o próximo...

    Delicioso, assistir ao mestre da tática em modo auto-destruição!
    Que vá servindo para cada vez menos Portistas desejarem aquele merdas na nossa cadeira de sonho!
    Ele é aquilo, sempre foi, só não vê quem não quer!
    A diferença é que agora não tem a máquina da propaganda a lavar-lhe a imagem!

    Só mais uma coisinha.
    Fiquei admirado com Hugo Miguel, que se quisesse tinha desvirtuado facilmente o rumo do jogo, e não o fez.
    Em todos os lances, daqueles com peso no rumo do jogo, aceita-se a sua decisão, e quando assim é...
    Eu sei, devia ser sempre assim, mas não tem sido, nem nada que se pareça!
    Andamos tão fartos e enojados com a vassalagem ao clube do colinho que até se estranha!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Limpinho, limpinho. Mas mesmo limpinho!
      Abraço.

      Eliminar
    2. Habilidosa, sem dúvida. E também acho que só mesmo no lance do segundo golo é que podia ter feito ainda pior. Ainda assim, é como diz o Carrela, nadamos há tanto tempo no esgoto, que qualquer água suja parece um banho de espuma...

      Eliminar
    3. Lápis,

      Diga um lance em que o árbitro tenha estado mal?
      Um lance, que depois de ver e rever, não aceite a decisão!
      Qual?

      Já o disse, se calhar a fasquia está baixa, dado o nojo que tem sido o colinho em prole do clube do regime e contra nós...

      Hugo Miguel, para mim está efectivamente de parabéns!

      Eu fiquei fodido quando ele não assinala penalti sobre o Soares, com o Semedo a meter o braço, mas sejamos honestos, Soares não se aproveitou? Eu aceito a decisão!
      O lance do Marvin, tb acho que era o segundo amarelo, mas porra, não é normal "poupar" o 2º? O Marvin tenta jogar a bola... eu vejo as coisas assim... era amarelo, mas aceito que não dê! Se fosse ao contrário diria EXACTAMENTE o mesmo.

      Marcou muitas faltas, é um facto, mas a verdade é que foi culpa dos jogadores.

      Sinceramente não vi uma tendência... e quando assim é...

      Abraço

      Eliminar
    4. Há uns tempos atrás... com o nosso Porto "feliz e contente" a ser comido e a bater palmas ao colinho.
      Alguma vez aquele lance do Brahimi tinha continuado?
      Nem pensar!
      Matar uma jogada daquelas a meio campo contra nós?
      FÁCIL DEMAIS!

      Se errou, errou porque TODOS erram, porque se quisesse prejudicar ou prestar serviço ao "polvo lisboeta"... o que não faltaram foram oportunidades...

      Eliminar
    5. A questão é que o lance do Brahimi NÃO é falta! Não podemos alguma vez conformarmo-nos com menos do que é justo.

      Eliminar
    6. Silva, eu sei que não é...

      Mas tinha de aceitar outra decisão, porque é um lance que permite isso, há contacto de parte a parte e é a meio campo.
      Podia marcar contra, a favor ou deixar seguir como deixou e bem...

      Eu critico quando não encontro desculpa para os erros, ou quando há claramente uma tendência.
      Sinceramente não vi isso.
      E foram cometidas imensas faltas!

      Eliminar
    7. Eu só vi a segunda parte - sim, para mim foi tudo sofrimento! - e fiquei com a clara sensação que houve muita bola parada a chover na nossa área graças à Macron. Mas repito, já vi pior, mais descarado e muuuuitooo mais eficaz...

      Eliminar
    8. Carrela, já o escrevi na análise ao jogo, foi sobretudo pela predisposição, a diferença de atitude para com uma e outra equipa.

      Antes de ver o primeiro amarelo, já Marvin o devia ter visto, por duas vezes se bem me lembro.

      Claro que não foi das piores arbitragens, mas tem um lastro que eu não esqueço. Nem perdoo.

      Eliminar
    9. Eu cada vez que olho para o lance do Corona ou do Pereira com o Maxi... apesar de não ter NENHUMA dúvida que não são falta!!!
      Suspiro de alívio...

      Não gostei de algumas decisões, mas aceito-as, é esta a grande diferença!
      Ao que já passamos, queixar-nos num jogo destes, para mim não faz sentido nenhum!
      Fosse SEMPRE assim e o campeonato estava bem mais perto!

      Abraço

      Eliminar
  9. Uma vitoria urgente num campeonato que sera sacana. Mas saborosa de verdade... Ainda bem que nao entrou o herrera que ele nao aguenta a pressao.

    ResponderEliminar