quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

USF vs CGD, trocado em velhotes



Por motivos assim assim, tenho visitado com alguma frequência a minha USF. Ah pois, eu cá tenho uma USF. Uma coisa linda, toda ela remodelada em doirados. Bem, quer dizer, não. É só as mesmas instalações de sempre do Centro de Saúde, que agora se chama Unidade de Saúde Familiar.

Da última vez que lá estive, já ninguém me perguntou nada. Nem número de beneficiário, nem nome, nem estado civil, nada! Só mesmo simpatia e bons dias e "vá,vá, já sabe onde é" e essas coisas. Enfim, o tratamento que gosto de ter no café: Nem piu, já toda a gente sabe o que vai tomar o moço, vamos falar de outras coisas e tratar de encontrar o jornal, antes que dê porcaria . Agora, na USF? Bolas pá, quem é tratado com esta familiaridade e até algum, quando não muito, carinho, são os velhinhos. Clientes habituais, pois claro. Raisparta!

Diga-se que eu, desde sempre, protesto que tenho uma ternura toda especial pelos velhotes. E é verdade que me amargura vê-los sofrer, como aos petizes, e que me detenho sempre que posso a ouvi-los. Gosto de estar no meio da velhada a fazer piadas porcas e a bater peças de dominó na mesa. Provavelmente, reminiscências de uma varanda sobre as grandes savanas, mesmo que por baixo lhe ficasse uma rua que subia, num bairro clandestino da periferia de Lisboa.

Até porque, sejamos francos, há que respeitar os velhotes. Eu cá, até lhes tenho algum...receio, vá. Epá, a sério, os velhos querem lá saber! Estão-se a cagar. Alguns, literalmente. Ai andei a mudar-te fraldas que cheiravam pior que o esgoto de uma vacaria e agora queres-me é despachar pra casa do tê irmão? Incha, besunto, aí tens a fraldinha bem recheadinha. Aiai que o paizinho não se pode mudar sozinho. E aviso já que, se mal respiro, o cheiro não me incomoda nada.

Por exemplo, se decidisse enveredar por uma carreira na ladroagem, no rapto, na extorsão e, eventualmente, no estupro vingativo - malfeitoria em geral, portanto. - arranjava logo um bando de velhos e organizava uma quadrilha. Havíamos de ser o bando de meliantes mais lento da História. Aliás, seriamos conhecidos como os Varelas Sem Lei.  Mas também o mais temerário:

- Pira-te Acácio, que alguém bufou!

- Fomos denunciados, Alberto?

- Não pá, acho que foi o António que se cagou! Eu é que não fico aqui.

- Não sejas estúpido, homem. É a manobra de diversão para afastar os seguranças do cofre. Chega-me aí o andarilho, para eu ir estuprar vingativamente a senhora da caixa, até ela abrir aquilo.

- Cuidado pá, se a bófia chega e desata a disparar, estás feito.

- Oh, kékásaber! Eu, em estando a estuprar, estou-me a lixar prás balas. Ao menos quino feliz!

( N.R. É de bom tom as senhoras e/ou os senhores não fazerem movimentos bruscos quando um velhinho se dependura delas/deles. Capaz de lhe provocar uma arritmia ou de o mandar de cangalhas e lá se vai a bacia. Pá, tenho quase a certeza que a maioria ainda havia de hesitar um pedacinho...)

Ainda que fossemos apanhados, tirando eu - um jovem Adónis na flor e viço da idade - mais ninguém se ia importar com as penas e isso tudo:

- Trinta anos de pildra para o senhor Anastácio. - Pumbas, martelada!

- Iuuuupiiii, não me apanham mais no Lar da Santa Casa. Oh yeah!

...

A malta de meia idade devia aprender. Preocupam-se muito em deixar tudo preparadinho para os seus amanhãs, as panelinhas todas feitas, a palha renovada nos estábulos onde esperam envelhecer e assim. Depois, desatam a meter os pés pelas mãos, embrulham-se em petas mais parvas que as dos miúdos de infantário e acabam mais borrados que uma fralda para a incontinência, num Lar de Idosos ilegal. Sem necessidade nenhuma.

Se custava alguma coisa ter sido assim:

- Prometi sim senhor! Então o gajo não queria nem por nada que se soubesse de onde lhe vieram ojiates e essas coisas todas. Já tinha tido um trabalho do camandro próconvenceráceitar, queriam o quê? Até os Schaubles já tinham concordado e o cacete. Nananana, não quer apresentar a declaração, arranja-se maneira. É que nem me lembrei do gajo de boca à banda nessa altura. Por acaso, se me tenho lembrado, não sei se me deixava levar pelo Domingues...

Pá, é que já toda a gente - repito: T-O-D-A! - tinha percebido a combinação. Desde a ideia peregrina de isentar do Estatuto de Gestor Público os gestores de uma entidade...pública, que já nós, velhojynovos, alcançáramos que a ideia era NÃO entregar porra de Declaração nenhuma. Para quê inventar?

- Ora Silva, sabe que o Povo é como os velhotes: Volta e meia, fica um bocado desmentalizado e a coisa passa.

No fim do dia, à conta de não ser verdadeiro, o Senhor Ministro, que pode apresentar belos resultados no crescimento, na diminuição da taxa de desemprego e, até, na recuperação da exportação, acaba embrulhado numa película aderente que nunca mais se despegará. E diz "MENTIRA" a toda a volta.

La está, é muito melhor ser tolinho como um velhote pouco preocupado, do que esquecido como um velho com Alzheimer. Eu sempre desconfiei daquele sorriso meio aparvalhado. Tanto como da sinceridade de determinada esquerda pós-proletária, quando grita(va) transparência. Senilidade, anyone?

Isto é a bem do Pais? Da geringonça governante à oposição oportunista, a sentença é a mesma: Todos para a Mitra! A velha!

... 

6 comentários:

  1. Sr Silva gostaria de lhe pedir que dedicasse um pouco do seu tempo ao assunto recentemente empolado e facciosamente divulgado da figura que aquela jornalista de trampa fez na minha cidade de Guimarães. Penso que mais do que nunca é preciso alinhar os canhões entre os vários bloguers portistas. Não queiramos perdê-lo de novo por "falta de comparência" como no ano do Lopetegui...

    Um abraço, João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito provável que aconteça, João. Muito provável...
      Abraço

      Eliminar
  2. LOLOLOL

    (Nota: Já temos discos pedidos?) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tivemos. Neste estabelecimento de alimentação e bebidas, o freguês está sempre à vontade para dizer o que lhe apetecer. Se depois toca a música que pede, são outros duzentos...
      Já no seu caso, seria mais discos mandados 😆. Your wish is an order, dear. 😘

      Eliminar
  3. Nada como rir para digerir a estupidez que nos rodeia!
    Varelas Sem Lei! Do que te foste lembrar!!!! Demais!

    Abraço

    ResponderEliminar