terça-feira, 21 de março de 2017

Silva, Hulk e Moutinho, por NES, e uma Nação falhada





Do Silva


Parece que, foi-se a ver, o grande erro de NES não foi a tática. O problema foi ter jogado o Silva. Porque o Silva não presta, o Silva não marca, o Silva trabalha mas não está no sítio certo, o Silva cheira mal.

É um conjunto de balelas sem jeito nenhum que, pelo lampiónico método da repetição exaustiva, vai ficando no ouvido. Tipo, uma canção do Emanuel. Sim, pode ser essa que estais a cantarolar agora mesmo dentro das vossas cabeças. Ou essa.

O advento Soares, anunciado em plena Tasca, trouxe o melhor período do FCP neste campeonato. Coincidentemente, ao mesmo tempo do que uma modificação tática, através da introdução de um terceiro médio. Por consequência, o Silva, que passara meio campeonato a ter que correr por todo o lado, foi desviado para a direita. Mantendo, no entanto, a presença azul e branca na área, pois não é um extremo, mas sim um avançado centro.

Por curiosidade, no Domingo, o nosso Soares, que é quase tão fixe como o Silva, passou boa parte do jogo a descair para a esquerda. Pela primeira vez desde que chegou, não fez um golo em jogo de campeonato. Coincidências.

O que o Silva dá à equipa, não há Corona que dê. Naturalmente, o que Corona traz, o Silva não tem. É uma questão de avaliação do custo/benefício. Eu escolho começar com mais gente capaz de disputar lances aéreos na área dos outros, com maior capacidade de sacrifício e um coração que não dá uma bola por perdida. E tantas que se atiram lá de longe para a mata. Corre Silva, corre.

Colocaria, however, o moço no banco, se pudesse lá meter...o Hulk.

Por outro lado, não compreendo como é que se considera que o Silva é um flop, que não tem ainda estaleca, que fica a anos-luz do Soares - um fixe. 

Uma vez, não empatámos em casa e ficámos mesmo em primeiro. Não foi focados em ser primeiros, éramos mesmo os líderes. E o Dragão assobiou, porque o Silva não entrou. À época, o Silva era um fenómeno, o nosso menino, a última crica antes da impotência. Agora, pelos vistos, flopou. Etegui.

Vejamos, na altura, o Silva fez 41 jogos pela equipa B. E 9 golos. Hoje, leva 37 jogos pela A. E 20 (VINTE) golos. Ora, vão dar banho ao cão, mais os vossos disparates, sim?

Mais importante que tudo isto, há dois momentos mais inolvidáveis que todos os momentos inolvidáveis que passamos no nosso estádio:

1) Quando anunciam a equipa e dizem " com o numAro 10, Andrééé..."
2) Quando o miúdo faz golo e o speaker grita "Andrééé..."

É como se o Dragão, concluindo as frases, cumprisse - afinal - a sua essência.

Por isso, vamos lá ter tino, sim?

Do terrorismo de Estado

Marafonas há muitos, já se sabe. Aliás, quase todos trazem um Marafona dentro deles. Os de Setúbal exageraram? Sim!

Porque ficou claro que não se tratou de um subterfúgio, de uma manha. Mas antes de um plano de jogo. De anti-jogo. Trabalhado à semana, com funções específicas para cada um, lances de laboratório e substituições planificadas.

Ou seja, não foi uma célula terrorista que se alojou junto ao Sado. Foi o Estado que fez do terrorismo a sua política externa. 

Um aviso aos patrícios de Bocage: Todo o terrorismo de Estado provém de Nações falhadas. Exceto o económico. Mas os Estados com capacidade para exercerem alguma espécie de terrorismo económico, não vivem do abono de família. Pagam-no. A Nações falhadas.

Para este jogo, Couceiro tirou a farda de treinador e colocou o boné de encenador. E que bem ensaiadinhos que estavam os meninos.

O FCP não foi competente que bastasse para impedir que estes senhores tivessem a sorte que não mereceram. E o senhor Oliveira não quis deixar que lhes escapasse. Uma pena.

Do NES

Não teria uma palavra a dizer acerca do 442, ou 424, de NES, se ele se tivesse mantido sempre fiel. Aliás, sabe quem pode que estava perfeitamente resignado. Jogaríamos assim e eu esperava que conseguíssemos ser perfeitos no sistema e ganhar sempre.

Mas NES fez evoluir o desenho - e se desenha bem, o cachopo - para um 433 meio híbrido, à conta do Silva. E vimos melhor futebol. E vimos a mesma consistência defensiva. E vimos mais golos. E vimos a porta aberta para o primeiro lugar. Altura em que voltámos ao esquema que deixáramos de praticar. E correu mal, pois claro.

Porque o fez NES? Naturalmente, porque acreditou que seria o mais indicado e o melhor para a equipa. Oh Herlander, tenho notícias para ti, pá: Não foi!

Acho importante que o nosso treinador perceba que não tem nada a provar. Aquele 433 é todo teu, Nuno. De autor. Ninguém te vai roubar o mérito, não tens que demonstrar que tinhas razão. Só tens que escolher a melhor maneira de ganhar. Era um bom princípio veres os nossos jogos...

Talvez descobrisses que o Moutinho que te deixaria jogar como gostavas, não está cá. Nem o Yaya. Nem o Pogba. Se tens mesmo que criar um 8, tenta com o Rúben e deixa o Oli em paz. Por ti, rapaz, por ti.

23 comentários:

  1. Do princípio ao fim, subscrevo cada letra!

    Abraçom

    ResponderEliminar
  2. Finalmente em desacordo - e muito!

    Começo pelo que concordo, o Silva é craque e não tem culpa de nada que não seja estar num momento menos bom.

    Contra si, tem o facto de não ser um finalizador nato e um apelido foleiro.

    Por mim, o Silva já teria estado no banco nos últimos jogos, a recuperar fôlego e concentração. E passaria o resto do tempo no psicólogo.

    Soares já havia jogado descaído sobre um flanco, mesmo se parcialmente (Arouca, por exemplo). E marcou.

    Mas também ele parece ter voltado à Terra após a entrada extraterrestre. Agora falta treinador para ganhar apesar de. Nada de novo.

    Não acho que tenha sido o Couceiro, mas precisamente a célula terrorista do Estado Lampiânico alojada em Setúbal quem nos tramou a vida. Na pior das hipóteses, o gajo dos leitões não se importou. O que também é grave, mas não tanto. 50 anos em vez de cadeira eléctrica, capisce?

    O 433 híbrido nem sequer o é, porque Brahimi joga nele como o único extremo mas não o é (nem o consegue ser) e o AS volta sempre ao meio e não tem como ir à linha e cruzar. Estava a resultar? Estava sim senhor, mas apesar de AS. Lógico seria ter Corona - Soares - Brahimi e 3 médios verdadeiros - aí sim, teríamos um 433 híbrido, armado em 442, 4231 ou o raioqueosparta.

    Realmente, o senhor não bê um boi de bola...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nop, tão bem ensaiado, não pode ter sido apesar do Couceiro. Muito menos com a lata de ainda falar do árbitro.
      Nop, o Silva - é um apelido bonito, é sim senhor - não vai à linha, mas defende a lateral, em 433.
      Nop, o meu caro não vê um boi disto. Mas deixe lá, a malta grama de si à mesma.

      Eliminar
  3. Se os extremos eram Soares e André Silva, o desenho está mal feito, o que não é habitual em NES!!!
    Nunca poderia ser um 4-2-4, mas um 4-4-2, ou 3,5- 4,5 -2 considerando que Layun nem subia nem descia.

    ResponderEliminar
  4. Acrobatas não faltam :):)

    ResponderEliminar
  5. Boa noite caro Silva,
    É a primeira vez que comento no seu blog apesar de já ter lido os seus posts diversas vezes. Lê-se tanta coisa nessa internet fora (bluegosfera, facebook, sites de notícias, TV, etc) sobre o nosso sistema de jogo, seja se é um 4x2x4 ou 4x4x2 ou 4x3x3 mas para mim a questão é muito simples: com André André e Óliver em coexistência, a equipa é outra completamente. Com Danilo atrás sozinho a varrer as jogadas e depois com André André não só a recuperar bolas mas também a distribuir o jogo para a frente e a cobrir muito terreno no meio-campo fica Óliver com a função criativa em que ele tão especialista é e que faz dele um maestro de uma bela orquestra. Soares e André Silva, não são meros pontas de lança mas sim jogadores que defendem quando é preciso e estão no sítio certo (e têm estado nos jogos anteriores) para empurrar a redondinha para a baliza. Com Brahimi como falso extremo (ou avançado interior para os aficionados do Football Manager) temos um municiador nato com pés que tratam a bola por tu e que, pasme-se (raio do Nuno, é mesmo mau treinador!), defende também quando é necessário. Para concluir este meu comentário, tal como um computador precisa de teclas, ecrã e fornecimento de energia para funcionar, a nossa equipa precisa de todas as peças na engrenagem para produzir o futebol que nos levará à vitória. E para mim as peças que mencionei atrás (a defesa é esta com Maxi no lugar de Layun) são chave neste momento. Infelizmente não poderemos sempre ter as peças mais importantes, mas no domingo deveria ter jogado Ruben Neves pois na minha opinião é o que melhor encaixaria nesta equipa neste momento. Mas bitaites à parte, agora é aguentar estes penosos dias até ao jogo do dia 1 de abril, sofrer e torcer para que no fim desse jogo possamos estar mais confiantes na luta pelo título. Fica aqui a opinião de mais um treinador de bancada :)

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, seja muito bem-vindo Pedro.
      Depois, está aí tudo o que eu penso. Não por dogma, mas pelo que a equipa, é por conseguinte o treinador, nos foi mostrando ao longo da época. Só não creio que o terceiro médio - Danilo e Oli são, para mim, intocáveis - seja insubstituível. Rúben, como bem aponta, pode ser uma solução, embora sem a capacidade de preencher a espaços um flanco. Herrera é outra e pode fazê-lo. Como JCT. Contra o Setúbal no Dragão? Otávio também!
      No fim do dia, NES saberá. Só não percebi porque parou a aposta. Pelo adversário não terá sido. Pelo que resta que tenha sido pela ausência - PROGRAMADA - de André. Discordo, mas, como o Pedro, o meu lugar é na bancada. Lá estarei.
      Volte sempre.

      Eliminar
  6. Pessoal, para quê bater tanto em NES e no sistema??
    Repito, EU TB NÃO GOSTEI da mudança, mas não acho que tenha sido por ai! Os números desmente tudo!

    Foi um problema MENTAL, de ansiedade ou imaturidade, chamem-lhe o que quiserem, mas não me venham com tretas de que foi do sistema, do desenho ou da figura geométrica!!!!
    Apesar disso, dominados o jogo por completo!
    Criamos mais do que suficientes chances CLARAS de golo para ganhar aquela merda! Falhar golos cantados foi culpa do sistema?
    Sofremos um golo azarado, Filipe cai! Foi culpa do sistema?
    As 2 bolas nos ferros foram culpa do sistema?
    O asqueroso anti-jogo do adversário, foi culpa do sistema? Tinha sido diferente com outro sistema?
    Fomos gamados em 3 penaltis, foi culpa do sistema? (se calhar foi, mas do outro, do que sabe a polvo choco)?

    Esse é o caminho que a propaganda centralista pretende!
    O clube deles empatou, mas mereceu empatar, foi justo! Chances de golo bem repartidas entre as equipas!

    Nós empatamos, mas foi MUITO injusto, foi um jogo totalmente desequilibrado a nosso favor!

    Não, não está tudo bem!
    A questão mental está lá, tem de ser trabalhada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase de acordo Carrela. Mas porque será que quando o sistema mudou...a bola entrou mais e a cabeça pareceu mais limpa? E repito-te, a minha questão não é qual, é porquê agora?
      Mau seria empatarmos em casa com o Setúbal e não termos ficado mais perto da vitória. Isto num é o Peseiro, carago ;)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Para mim coincide com a pujança de Soares.
      Entrou com tudo, sem medo, uma confiança total e uma facilidade de remate incrível. As coisas saiam bem.
      Veja-se o jogo com o Sporting, 2 remates enquadrados, 2 golos! Tudo muda! Isso contagia a equipa!

      Para mim é responsabilidade do sistema, criar situação de golo, transportar a bola para os sítios onde seja possível/fácil marcar e impedir o mesmo ao adversário!

      Ora, não fizemos isso? Fizemos pois! E em grande quantidade, apesar do contexto!

      Obviamente que fazia parte da maioria confiante de que o 1º lugar era nosso no Domingo.
      Mas quando falhamos aquelas 2/3 situações claras, quando o FDP do redes começa a ser um palhaço em vez de um jogador... O pior não me saia da cabeça...
      E tal como em mim, aposto que em todos os que estavam lá dentro.
      Ainda conseguimos o mais difícil, marcar 1º, o que torna tudo ainda mais insuportável... Ver a put@ da sorte premiar uma equipa que teve uma postura tão asquerosa... e penalizar a nossa, que tão injustamente tem sido tratada!
      Mas infelizmente o futebol tem disto, às vezes consegue ser extremamente ingrato... foi um dia desses!

      Não se trata de defender ou não NES!
      Trata-se apenas de achar injusto cobrar a um treinador o facto da bola não ter entrado, quando a sua equipa chega tantas vezes ao sitio certo para a enfiar lá dentro!!
      Fosse NES ou outro qualquer.

      Abraço

      Eliminar
    3. Yep, certo. Mas...porque extraordinária coincidência passámos a ser mais eficazes a jogar de outra maneira? E sim, eu lembro-me do jogo com o Sporting. E não quero repeti-lo! Se aquilo era uma equipa contagiada, prefiro que se deixem estar quietos, que sofrimento de segunda parte, dass.
      Mas sim, falhámos e teria chegado...
      Quanto a NES, só deixa de ser o melhor do Mundo quando sair. Até lá, podem bater de vez em quando, se merecer muito, mas com meiguice. Eu tento, pelo menos...
      Abraço.

      Eliminar
    4. A eficácia depende do modelo de jogo?
      Se eu consigo chegar a uma situação de 1x1 com o redes, mando ao poste ou enfio-a lá dentro, dependendo da forma como lá cheguei?
      Se percorri um triângulo, losango ou paralelepípedo?
      Se fosse o caso de lá chegar mais cansado, porque o perímetro é maior, ainda era naquela, mas não foi o caso :)
      Volto a repetir, não gostei da mudança, não percebi a mudança, mas eu percebo pouco de bola, porque se percebesse muito estava no verdadeiro banco e não no banco da tasca a comentar!
      Com a mudança ou apesar da mudança, criamos muitas situações de golo, inclusive 2 bolas nos ferros, como raio posso atribuir o falhanço à mudança?
      Eu sinto que não posso.
      Mas cada um é livre de achar o contrário!

      Abraço

      Eliminar
    5. Relevei um facto que me parece curioso, foi isso. Mas sim, depende! Exatamente pelo esforço. Silva e Soares desgastam-se muito mais, daí que tenham menor lucidez. Aliás, o mesmo acontece a Brahimi, quando Oli está lá loooonge e ele tem que levar a equipa às costas. Uma, duas, trinta vezes, sempre! As bolas ao poste não dependem do sistema, mas a quantidade de vezes que estivemos em posição de acertar no poste na segunda parte, depende pois! ;)
      Abraço.

      Eliminar
    6. Fiz questão de referir, pq sabia que podiam pegar por ai.
      Mas sinceramente não acho que tenha sido pelo desgaste físico, foi mental!
      O mesmo problema que sobressaiu com a Juventus!
      Esta equipa tem muita garra, muito querer, muita entrega, muita qualidade, mas ainda está aquém nos níveis de confiança para saber gerir melhor o jogo.
      E não pudemos falhar tantas vezes golos feitos, somos certamente a pior equipa do campeonato nesse aspecto, no aproveitamento de chances claras de golo!
      Parecia que tinha terminado... infelizmente regressou!
      Que seja apenas um pequeno refluxo!
      Haja "normalidade" de eficácia no salão de festas!
      e que venha o zeroacinco!

      Abraço

      Eliminar

    7. desde já, peço desculpa pela intromissão no vosso monólogo a dois.
      é só para afirmar que o Carrela tem carradas de razão (e eu subscrevo o teor de todos os seus comentários), mas o Silva rematou para golo com esta singela frase: «As bolas ao poste não dependem do sistema; mas a quantidade de vezes que estivemos em posição de acertar no poste na segunda parte, depende pois!».
      isto foi "pimba na Irina" (ou na Charlize. ou na marquise, 'whatever'.)
      pronto, é "isto". fui (ver a Angelina. também é 'fish').

      abr@ços a "ambos os dois"
      Miguel | 92º minuto

      Eliminar
    8. Opá, isto é uma Tasca, toda a gente se mete na conversa de toda a gente. E a Marquise não, que um gajo ainda se magoa nos alumínios :)
      Ainda por cima, tu és o Lima, The Second Follower, tens precedência sobre o gajo, que é só o Third Follower :))
      Abraços.

      Eliminar
    9. Desculpas? Era o que faltava :)

      Eu percebo o ponto de vista, mas mais uma vez estou convencido que muito mais que o modelo, foi incapacidade mental, porque capacidade física e "peças" distribuídas pelo campo para recuperar a bola e a transportar para a frente houve quase sempre.
      Faltou foi capacidade mental para depois decidir melhor na hora H!

      Longe de ser um jogo como por exemplo, com o Rio Ave, onde foi notória a falta de capacidade para dominar as variáveis do jogo.

      Abraço

      PS: Silva a descriminar, injustiça! Quando organizares por cá uma entrega de prémios, não compareço!! :)

      Eliminar
    10. De acordo, foi melhor que o Rio Ave.
      E compareces, pois! Ai não que não compareces! Quem manda nesta merda? Bem!
      Abraço

      Eliminar

    11. «merd@»?!

      ó Silva, olha as crianças, car@go!
      «olha o cocó». ou «olha a caquinha». ou «olha a bosta».
      é que, só por isso, foi mais uma multa do Conselho de Disciplina da FPF para o Dragão. e o Danilo voltou a ser expulso :D

      ps:
      #leaddontfollow ;)

      Eliminar
    12. Lol! E foi penalty para a Juve :))
      Follow the leader, leader, leader. Sigame! 🕺

      Eliminar