terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A TascaTV: Dia Tasqueiro da Música e de São Telésforo (inclui a Lista de Discos Perfeitos do Senhor Vassalo)



Hoje é dia 5 de janeiro, Dia de São Telésforo. Santo que acaba de ser designado, até nova ordem, padroeiro da Tasca. Para o que importa, saibam que o dito é responsável, segundo alguns, pela introdução do hino "Gloria in Excelsis Deo". É por isso que hoje se celebra o Dia Tasqueiro da Música, com uma emissão especial da TascaTV. Vai ser catita.


...


PAINELEIRAGEM
Programa de paineleiros vários, sobre temas ao calhas

Então bibam. Bienvenidos (risos). Abrimos aqui o "Paineleiragem", hoje, de acordo com a efeméride, dedicado à Musica. Como paineleiros, temos o Coca-Bichinhos d'Óculos, acérrimo defensor da música erudita. Boas Coca, tudándari?

- Viva, buenas (risos). Gostaria de salientar apenas duas coisas: Estou sóbrio e... - Um grito dos bastidores a interromper:

- Se não vais consumir, podes pôr-te já ao fresco, tajóbirohnão? - Ele prossegue:

- ...E a vertente mais erudita e lírica é que é verdadeiramente música. Embora seja mais elitista, já se sabe. O que só nos fica bem. Se quiserem, até posso adiantar algumas sondagens que comprovam isto mesmo. E é meio jarrinho de tinto, para aclarar a garganta e sossegar o tasqueiro, ohfaxabor.

Aqui do outro lado, temos o nosso amigo Obeso Mórbido, notório apaniguado da MPP, aka Pimba. Olá Obeso.

- Obeso es tu madre (risos). Agora a sério, quero informar que desde o advento Pedro Guerra que mudei de nome, por uma questão de adequação à realidade paineleira. Neste momento, sou apenas Gordo Cumócaraças. De resto, o Pimba é que é. Somos muitos milhões, muitas audiências, vendas garantidas. Vai Pimba, vai Pimba. - Abana a pança.

Por fim, o nosso amigo Treinador de Futebol. Que é pelo Rock'n'Roll, num é berdade?

- É pois. É um bocado marginal e tal, mas já o meu avô dizia que o Rockékébuom, carago! 

Atão ele é o seguinte, hoje temos na berlinda o concerto comemorativo dos 20 anos de carreira da banda do Guedes, agendado para dia 29 deste mês na Casa da Música. Faz 20 anos do lançamento do primeiro disco dos moços, acho eu. Esta é a sua praia, poijé Treinador de Futebol? Rockada hein?

- Bem, a verdade é que se trata de um conjunto de belos executantes. Tirando o líder, o Guedes. Esse é uma nódoa. Se aquilo é vocalista, eu sou a Lady Gaga. - Interrompe-o o Coca-Bichinhos:

- Oh Mister, isso é um bocado exagerado, não? O tipo esforça-se, digo eu. - O Gordo acena com a cabeça, sem esconder um sorriso seboso. O Treinador retoma a palavra:

- Oiça, eu explico-lhe. Um gajo que está há 30 anos a fazer discos cada um pior que o outro, é porque é incompetente. Isto para mim é claro. Mas até se podia perdoar, quero cá saber do Guedes. O que é imperdoável, e não o admito no meu tipo de música, é que todos os discos sejam em Inglês! Ora foda-se, estamos em Portugal, é aqui que vendem os 10 discos que alguém compra, é única e exclusivamente por cá que alguém sabe quem é o Guedes. E 'ospois, pumbas, pega lá as letras do Guedes todas em Inglês. Inadmissível. Ele que aprenda, no mínimo dos mínimos, a dizer Rock'n'Roll em Português. É muito mau, péssimo. Guedes, pede a demissão! 

E isso é assim tão grave, Treinador?

- Pior que isso, só mesmo o sono que me dá aquele tom monocórdico do Guedes. E a pronúncia desse vocalista wannabe (risos). Passo o tempo a bocejar. 

Desculpe lá a pergunta, mas não acha que para alguém que nunca foi músico, está a cagar muitas sentenças?

- Não, não acho, dear, como diria o Guedes (risos). Ele se quiser que fale de bola. A opinião é livre.

Diz que fala. Mas e sobre a música propriamente dita?

- Vai numa escala de fraca a dar com a cabeça na parede. Depende da quantidade de álcool que o ouvinte tenha enfrascado.

Bolas, mas não é suposto este ser o seu tipo de música?

- Sim. Mas sem o Guedes. Enquanto cá andar o Guedes, gosto mais de Sertaneja. Quem me tira o Morango do Nordeste, tira-me tudo...

...

- Telefone para ti.

- Quem é?

- Um Guedes, para falar com a Administração da TV. Eu disse-te que isto não era boa ideia.

- Ui... Alô, Guedes?! ... Mais baixo pá. Mais devagar. Assim não entendo nadinha ... Pois, estou a ver ... Pareces o Orelhas (risos) ... Não ligues pá, é malta que não percebe nada ... Claro, claro, respeito pela tua arte ... E pela tua pessoa, naturalmente ... Olha, vou contar-te uma piada para desanuviar: Um puto estava a nascer. Pôs a cabeça de fora e disse: Onde esta o mê pai? Foi um pandemónio, por causa do fenómeno nunca visto de um puto nascer a falar. Foram buscar o pai que veio de boca aberta tomar conhecimento do estranho acontecido. E o puto disse: És tu o mê pai? Ao que o homem acenou com a cabeça. O puto tirou os braços de dentro da mãe e fez sinal para que o pai se aproximasse. O homem chegou-se. O puto sacou do indicador e desatou a cutucar com ele a testa do pai. Enquanto repetia: Gostas que te façam isto, gostas? Gostas? Gostas? ... Olha, caiu a chamada...

...

MUSICOL
Com Monteiro da Silva

- Biba, caro Jorge Vassalo. É um prazer recebê-lo numa data tão especial para a música na Tasca.

- ...

- Vassalo? Está mudo?

- Não, carago. Estava a fazer uma personificação da SAD do FCP. Estava porreiro, não estava?

- Ah, pois. Diz que sim. Mas isto é mais sobre música e assim.

- Oh Monteiro da Silva, olha lá pá, pedem-me a porra da lista e depois estão alguns 50 anos com ela guardada? É prakê? Olha que caralho hã?

- Os programas são um bocado irregulares... - Interrompe-o:

- É isso tudo, é. Isto deve ser um Especial sobre música antiga. É que ao tempo que tratei dessa lista, já devem ter morrido os artistas todos. - Gargalhada.

- Não sou eu que defino os alinhamentos... - Já acabrunhado.

- Isso sei eu! É o camurso do Silva. Às vezes irrita-me, esse tipo. Mas pronto, a maior parte do tempo rio-me com ele. Se fosse menos casmurro, tinha menos graça.

- Pois, eu isso não sei. Estou aqui mais para... - Interrompe-o com outra gargalhada:

- Isso! O Monteiro da Silva é mais bolos. Ande lá com isto, homem. Está-me a empatar e eu tenho mais o que fazer do que ficar aqui no paleio consigo.

- Era a lista. Posso avançar?

- Pois claro que pode. Deve. E não fique assim, meio encolhido. Parece que se está a fazer de morto. Isso não resulta, hein? Olhe o que acontece à nossa SAD. De tanto se fingir de morta, até parece que faleceu mesmo.

- Credo!

- É credo, é. Despache-se lá que eu tenho que ir...

A Lista de Discos Perfeitos do Senhor Vassalo

Suzanne Vega - Solitude Standing
Pink Floyd - Dark Side of the Moon
Paul Simon - Rythm of the Saints
Metallica - Master of Puppets
Guns'n'Roses - Appetite for Destruction
Miles Davis - Kind of Blue
Garbage - Garbage
Lorena McKennitt - Parallel Dreams
Zero 7 - Simple Things

- Estájaber, oh Monteiro da Silva, eclético, raçudo, com alma e muita, mas muita, qualidade. Fui, que ainda perco a boleia, carago.

- Foi um prazer e uma honra. Aqueles Pink Floyd com o Waters... Aaaahhh, é outra coisa... - Despejam-lhe um balde de água pela cabeça...


16 comentários:

  1. Hombre, olha lá os links carago! Ta tudo trocado! Bê lá isso!

    O Miguel Guedes está só virar o barco para onde o vento o leva... não devia, mas pronteS.

    Mas os BZ também têm muita qualidade e fazem músicas boas. É pena é que ele esteja tão habituado à têbê que pense qu'aquilo é um cafê.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram só dois que estavam sabotados! Corrigido, gracias.
      O Guedes que vá ser cataBento pró raio que o parta. Se o argumento de café dele para a indignação é aquele...
      Abração.

      Eliminar
    2. He's climbing is teeeeeeerriiiiii :D

      Abraçom :)

      Eliminar
  2. Há muito que deixei de ver a porcaria do trio-de-ataque.
    Por acaso até tinha ficado com a ideia que o Miguel nos defendia bem.
    Mas pelo que li dos seus últimos comentários...
    Passa a ser mais um gato fedorento...
    Riscado!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EU não vejo nenhum. Agora conto com o meu bom amigo Vassalo, que de vez em quando reporta no Porto Universal os disparates que se vão dizendo. Mas tive curiosidade de confirmar o que li que este Guedes tinha dito. E foi ridiculo. Enfim, se ele pode, eu também posso :)
      Abraço.

      Eliminar
  3. Mais um grande programa da Tasca TV, o paineleiragem está tão bom que merececia mais estar na grelha do porto canal que o grandes adeptos, e já agora então quando queremos ver as conferências de imprensa temos de ir pra concorrência, que o canal está sempre a falhar ou será que já é um boicote(tá na moda), ao nosso treinador?
    Abraço e que continue a escrever estes posts fantabulosos.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, ómenos é paineleiros que sabem que não percebem um caracol do que falam. Já é um avanço :) para além de que os cenários são muito melhores que os do Porto Canal :)))
      Obrigado pela visita João. Abraço.
      PS. Mais dia menos dia, vou gamar indecentemente esse "fantabuloso". Boa malha.

      Eliminar
    2. Pode gamar à vontade, que eu também fanei de uma personagem de um programa de comédia da tv, acho que do Carlos Cunha se não estou em erro, ainda para mais nos tempos que correm bem precisamos de rir um bocado, abraço. João Moreira

      Eliminar
    3. Eu cá roubo ao João. A proveniência do artigo não me diz respeito. Anyway, ladrão que rouba ladrão...Tou safo :)))

      Eliminar
  4. Lá me vai obrigar a fazer replay ao programa, para decidir se bato no Guedes ou no Silva :-)

    Se se lhe esgotar o stock de Top+ avise, que eu desenrasco-lhe um!

    ResponderEliminar
  5. a tasca - veja-se a contradição - é mesmo uma brisa de ar fresco nesta coisa dos blogues (ex-) fcporto ! muito bom....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a maldita corrente de ar, por ainda não ter calefetado portas e janelas :)
      Mais a serio, eu acho que os blogues são (muito) FCP. O pessoal ás vezes perde o pé e a cabeça e o tino. Outras vezes leva-se demasiado a serio. E há sempre qu esteja em campanha. Nomeadamente contra. No fim desfilamos todos alegres pelos Aliados.
      Ainda mais a serio, o que me importa é que, apesar da brisa, a malta goste de cá vir.
      Grato pela visita, pelo tempo e pela gorja, Reine.

      Eliminar
  6. Não sei qual a indignação, ó Silva!!!!
    O Guedes é um paineleiro assumido!

    ResponderEliminar