domingo, 31 de janeiro de 2016

Domingo B com o Desmancha Prazeres da Silva



A mais que tudo diz que eu tenho uma irritante tendência para ser o advogado do Diabo. Eu cá nem sei quem é o Diabo, majácho que é lateral esquerdo do Arouca. Porque é que precisa de advogado, não faço ideia. Estes moços novos apanham-se com uns trocos no bolso e metem-se em alhadas. 

Apesar desta minha ignorância em relação à expressão, sou obrigado a confessar que habita em mim - salvo seja! - um senhor chamado Desmancha Prazeres da Silva. É verdade que não é uma jóia de moço, mas tem-se revelado bastante útil ao longo dos tempos. Ajuda-me a não embarcar em profundos disparates. O que compensa a resma de coisas que iam correr bem e ele não me deixou fazer. 

Por exemplo, foi ele que me obrigou a cumprir o compromisso semanal com a malta da bola, ontem. E às 18.00h em ponto, em vez de me estar a preparar para inaciar o jogo do FCP na Amoreira, estava a dar o pontapé de saída de mais um grande clássico: Coletes Amarelos vs Coletes Laranja. Um hattrick - mais duas bolas que foi só encostar lá pra dentro - depois, lá fiquei a saber pelo rádio que o FCP ganhava por doijum, de remontada.

Portanto, não pude ver o jogo. Mas faço fé no que entretanto já li, no éter cibernético e nas folhas a cheirar a tinta do jornal. Nomeadamente, nas virtudes e defeitos que os meus comparsas da bluegosfera apontaram. E há dois aspetos que o DP da Silva reteve:

a) A forma como, de forma geral, a malta exaltou - ou devia dizer exultou com? - o facto de termos tido menos posse de bola que o Estoril. Epá, não! Isso não é uma coisa boa. 

Tudo no Universo é evolução, no caminho inexorável do fim. Porque se caminhamos, chegaremos. Mas há pelo menos uma coisa que permanecerá imutável: O futebol joga-se com uma bola. Mais redonda para uns, menos para outros e uns dias assim, outros assado para o Herrera, mas uma. Apenas. O que significa que quanto mais tempo estiver do lado de cá, menos chatice se avizinha. Se isto não for uma verdade absoluta, não é o postulado que está errado. É incompetência. 

b) Parece que o aumento de corpos disponíveis para fazer o que o ABUMbakar não faz, independentemente da distância a que esteja da linha de golo, foi proporcional ao buraco que se abriu entre a linha defensiva - na verdade, os centrais - e o meio campo, Danilo incluído. O que facilita a transição dos anormais que jogam contra nós. 

Tenho para mim que o problema não é novo, mas fiquei com a sensação que se agravou. Por outro lado, o Zé não é moço para mudar muito, seja quem for que esteja do outro lado. Creio que isto tem um lado Jergo Jusiano, muito qualificado aqui para o burgo, but... A rever.

Claro que este Da Silva merece um chuto nas costelas que o deixe sem ar. Ganhámos em Lisboa. Foda-se, melhor que isso só ganhar na Madei...espera, isso já estava. Pronto, ao Mariti...ai, também já fizemos. Foda-se, ganhámos em Lisboa. Avisem os tipos das luzes e da rega que vamos a caminho! 

Vi o resumo do jogo e é só lances de nós a falhar golos e...os golos. E um é do Aboubakar. E um passe com açucar para o André falhar na cara do redes, também é do ABUMbakar. Incha DM da Silva!


...

Esta manhã jogaram os B. E perderam em casa. Com o Leixões. Pumbas.

A II Liga é um campeonato muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiito longo. Com muitas mudanças de posição. Todas as equipas têm fases boas e fases piores. Umas vezes ganham sempre e outras não ganham nem para salvar a vida à Charlize.

(Kié??!! Não me lembrei de ninguém com quem não me relacione que mereça mais ser salvo. Que tem?) 

Foi um jogo típico de II Liga, mas com relva decente: O adversário fez três mil quatrocentas e quatorze faltas. Ou então foram três mil quatrocentas e catorze, o que acharem mais plausível. Jogou fechadinho lá atrás, de forma abnegada e solidária e quando a coisa não ia lá ao puxão e agarrão, recorriam à porrada forte e feia.

O jogo valeu essencialmente pela primeira parte. Os miúdos fizeram o seu futebol habitual e criaram duas ou três oportunidades muito claras para se chegarem à frente. O que mudaria por completo o jogo. Sim, digam o que quiserem, elogiem o Castro depois de crucificarem o Lopetegui, mas eu conheço este modelo. Conheço pois.

Não aconteceu e, pelo contrário, num livre bem marcado, o Leixões fez golo. Na segunda parte jogou-se aos bocejos - não, não é uma gralha - com um ou outro lance de kasekerakalkercoisinha. Até que uns três canastrões de Matosinhos se atiraram desmandados para a nossa baliza e marcaram outro golo. Fim. 

Siga, que já na quarta há mais e é no estrangeiro. Contra uns vermelhos sem riscas.

Ao contrário do que é hábito, e porque está aqui o Da Silva a buzinar-me aojóvidos, arrisco uma breve avaliação individual:

Gudiño: Nada a fazer nos golos e ainda safou outro certo. É tão bom este puto.

Garcia: A disponibilidade de sempre, junto com o pulmão habitual. Está na fase "não sei centrar, já disse que não sei!" Mas isto passa-lhe.

Chidozie: Shhh, calem-se, deixem-no crescer maijumcadinho. Sem que os tipos cheios da grana saibam...

Mauricio - Pois, sim, está bem, deixem passar o bailinho da Madeira. Não é mau, nada disso, mas também não é bom.

Pité - Ólheu a defesa esquerdo de vez, agora que o Rafa foi pá Faculdad...ops, dói-me a perna. Fuck!

Govea - Mi nombre es Busquets, Sergio... Em breve. E olhem que já fez bem melhor que hoje. Mas a mim não me enganas tu, Omarzito.

Fede Varela - Deve ser rapaz para ir entrando. Para já, das poucas vezes que o vi, deixa aquela sensação de "epá, gramava que este tipo desse certo". Mas não tem dado, apesar de se notar a qualidade.

Francisco - Ver Chidozie e juntar a última frase de Govea. É só botar corpo.

Ismael - Nop, não pode vir. Acho que a mãe o pôs de castigo por não ter tomado banho. Ou assim...

Gleison - Na primeira parte, que foi a nossa melhor, esteve endiabrado. E foi ele que quase nos deixou a ganhar. Duas vezes. Uma no poste, outra no cabrão do guarda-redes. Depois foi-se abaixo nas canetas. Que não na vontade. Oh Portimonense, bo-che-cho! Este não o vês mais. Se é homem para ir mais longe, veremos.

André - Destacou-se pelas faltas a la Postiga sobre os centrais, quando era preciso que o jogo não parasse. Falta de ritmo normal e alguma estranheza da equipa, que já não se lembrava bem dele. Na quarta estará melhor, de certeza. E é um craque, ninguém duvide.

Os suplentes que entraram eram todos sub 19 o ano passado. Campeões, aliás. Teremos toda a época 2016/17 para falarmos deles.


...

Mas isto do Desmancha Prazeres não se limita às coisas do FCP. Incube-me o DM da Silva de enviar um recado direitinho para o Campo Grande, por trás da Churrasqueira, em forma de mote clássico:

Descalça vai para a fonte
Leanor pela verdura;
Vai fermosa e não segura.

- Hombre, creo que lo he...

- Sim, sim, Julen. Ouviste uma coisa parecida...


...

Soundtrack to party pooper: Paaaaaaaaartyyyyy!



4 comentários:


  1. @ Silva

    disseram-me que também recebeste uns sms quaisquer... :)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. Check!

    O Silva andou inspirado estes dias, um gajo está uns tempos sem vir ao tasco e quando chega... cheio de iguarias!

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo pa sair enfartado e já meio zonzo! É o que dá não aparecer aos treinos :)

      Eliminar