segunda-feira, 9 de maio de 2016

E vão dois!



Sejamos simples e práticos, por uma vez, sim? Sem longas dissertações, pouca filosofia barata, nenhum pedaço de feitiozinho de merda. Consigo? É provável que não. Mas tento:

Passaram dois anos. E a Tasca está longe daquilo para que foi aberta. O que não é propriamente mau, porque também não perdeu de vista o seu propósito. O que nunca me passou pela cabeça é que estivesse a escrever um post de aniversário. 

Não porque tivesse um tempo de existência pré-definido ou algo no género. Apenas porque não podia imaginar que fizesse sentido informar alguém que tinham passado dois anos. Foda-se, já estou a complicar, não estou? É o seguinte: Não esperava que estivesses aí a ler esta porra, pronto. Tu. E tu. Sim, tu aí também. Oh, pois claro, sem excluir Vossa Senhoria. E Sua Excelência. E tu, gandamaluco. Mais vocês todos que não faço ideia quem sejam. Sendo poucos, que somos, são tão mais - e tão maiores - do que era suposto que fossem.

Então, tentei um exercício simples esta manhã, enquanto espalhava o meu espetacular gel de banho ultra-suave pelos muito definidos músculos do meu dorso - ou então é morcela de arroz assada: 

Fiz ao tipo que gere esta espelunca, que é apenas um dos Silvas que aqui mora, uma pergunta simples: E se fechássemos o tasco? 

Hã? Se fechássemos. Hã? Sei lá pá, passávamos a botar faladura num caderno ou assim. Isso é estúpido, para quê falar se não for para alguém ouvir? Mas agora somos cineastas franceses obscuros, que filmam para ninguém ver? Hã? Ou é só fitinha mesmo? Tipo, ah e coiso, agora venham cá dizer que não pode ser e assim. Tás parvo? Inseguranças pategas, nós? Sim, malta cheia de biceps e triceps e penticeps. É definidos, é. Tão definidos que fazem lembrar a estratégia de oposição do PSD. Eheh, estiveste bem agora. Não faças as pazes com o Brasileiro, não. Esta semana vai ser a malhar todos os dias. Boa! E exercício? Eheh, agora estiveste tu bem, seu traquinas. Acho que o sacana do gato anda a mijar nos vasos, isso é que é traquinice. É capaz. Será que se pode algaliar um gato? Credo, coitado do bicho. Oh, ao menos não ficava com cara de quem está sempre com vontade de cagar. Parece o Centeno. Eheh, mesmo. Ou enfartado até ao esófago, como o Vitória. Bahahahah, nem ao xôringinheiro do Penta lh'aperta tanto a gravata. Mijões pá. Os gatos? Não, os lamps. Foda-se, olhájóras! Qual era a pergunta mesmo? Hã?

Não é fácil viver comigo. E já faço isto há mais de vinte anos. Pouco mais. Trata-se pois de - mais um! - post inconseguido. Não foi direto, não foi simples, mais pareceu uma jogada de ataque do FCP de Lopetegui. Mas vai dar golo! 

A minha opinião é lei aqui, naturalmente. E na minha opinião, o melhor motivo para a Tasca ter sempre as portas abertas, qual peep show no Soho, é muito egoísta: Se neste tempo já acho que me trouxe tanto, quanto mais ainda vou ganhar nos próximos 20 anos? Xinapá, se calhar estás a esticar-te. Vinte? Não sei, parece um plano a longo prazo tipo pagamento da dívida pública. Eheh, bem visto. Falamos para o ano, sim? Combinado.


...

Obrigado a todos, pois claro. E quando digo todos, confesso agora os que me vêm à cabeça, pela exata ordem em que aparecerem (e não "em que apareceram", get it?):

Miguel, Jorge, Vila Pouca, Jorge B., Nuno, João, Ana, Carrela, Lápis, Anónimo, P.Torres, reine, Mr.Fighter, michael, João Moreira, Felisberto, Z., Papá, Imbicto, Mestre, Armando Monteiro, Mega, Reinaldos, Artur Matias, todos os Nomes, o senhor na barbearia que me disse "qual Lopetegui qual caralho. Irra, você parece aquele gajo da Tasca...", alguém que reproduz postas parvas da Tasca no Twitter, Senhor Monteiro da Silva, Berto, o velho dos sapatos e dos papeis, uma moça de olhos claros e o seu petiz, Cremilde, Mafalda, Maria Clara, Katy, Toni, a Santa Paciência e Infinita Compaixão do Senhor e a do Pedro também.

Não menos, a ti, de quem me esqueci. Certamente por culpa tua. E a todos os, não sei se muito poucos ou alguns, que por cá passam com regularidade e se deixam estar calados, metidos nas suas vidas.

Obrigado por uma estranha e inesperada experiência. Boa. Que, partindo de um local obscuro da ciberlândia, é real e palpável. Tanto que, dos acima referidos, alguns não sei se alguma vez vieram à Tasca e de outros tive noticia apenas uma vez. Mas ficou-me. 

Não Miguel, não disse (a)palpável. Mas podia. :)

Cheers!
...

Por fim - porque as noivas se fazem sempre esperar - a Ti, por quem a Tasca se pariu, desculpa. Desculpa por não ser uma espécie de santuário. Espero que encontres as clareiras necessárias e suficientes. Sei que não Te surpreende, espero que não Te magoe. A casa é, antes de todos, Tua. Oh well, Tu que vives com os mais diversos Silvas - sua promiscua! - conheces bem as peças. Se algum Te zangar, avisa os outros. Dão-lhe cabo daquele canastro. Promise, hand on heart.


...

Soundtrack to Tasca's birthday: Dance me...  

39 comentários:

  1. Parabéns, Tasca!
    Obrigada, Silva(s)! Entre as palavras devoradas e as lidas na diagonal, as gargalhadas espontâneas e uma ou outra lágrima teimosa, tens em mim a mais fiel, assídua e admiradora leitora.
    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadinha da moça, como se tivesse remédio. Ainda queria ver como respondias às perguntas de interpretação sem leres os textos :)
      Por outro lado, é normal, as gajas boas adoram a Tasca ;)
      Thanks bb! <3

      Eliminar
  2. Mestre tasqueiro, não estive presente na maior parte destes dois anos mas desde que bebi nesta taberna pela primeira vez que a gerência e a pinga me cativaram e cá regresso com a regularidade dum fiel.
    Já te desafiei a ir dar uma perninha ao Twitter mas como sei da simpatia que não nutres por redes sociais não o volto a fazer. Eu entretenho-ne a espalhar a tua palavra por lá porque acho que o que é bom é para se ler. Abraço de parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aha! Apanhado! E muito obrigado pelo trabalho de evangelização. Cálculo que não faça maravilhas pela tua popularidade, mas deixa lá, no tempo dele tbem ninguém gramava do João Batista, passo o exagero. Pelo sim, pelo não, mantém-te atento à cabeça. :) E volta sempre. Abraço.

      Eliminar
  3. ah, Silva. se fosse gaja serias o meu strap-on semântico permanente. como não sou, fico-me pela leitura. dá menos orgasmos mas o prazer é o mesmo.

    abraço e parabéns!
    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo, já me chamaram piço com meiguice. E muito menos classe. :)
      Obrigado caro "causador disto tudo", é uma honra. E olha, só não fui para strap-on porque diz que as gajas não usam aquilo só umas najôtras, as porcas. E eu, se era para aturar gajos, fui pra tasqueiro :)
      Abraço.

      Eliminar
  4. Um abraço a si, sem dó (ou piedade)nenhum!

    Reinaldo Peles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considero-me pois abraçado :) Obrigado.
      PS. Acho que o conheço de algum lado. Mas eu para baralhar bigodes... ;)

      Eliminar
  5. Fechar o caralho ouviste ó panilas?

    Levas já duas lamparinas nessa fucinheira c'até andas na lateral!

    Um grande abraço, parabéns, o prazer de ler os teus posts só é superado pelos jantares pós-match na tua companhia. É um privilégio considerar-te amigo.

    P.S. E o Axl a cantar nos AC/DC pá? E ate quem nem se saiu mal, o gaijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fechar o quê? Opá, tem que ser, por causa que um gajo pode ir preso por atentado ao pudor e assim. Mas fico sempre muito apertado. tenho que ver se dá pa fazer uma redução :)
      Obrigado amigo. E sim, é isso mesmo. Foi isso, acima de tudo, que a Tasca teve de para lá de bom. Esses privilégios. Abração.
      PS. não ouvi nada, mas é natural que sim. Diz que sempre que substituis um sapo rouco, com semelhanças ao Springsteen, por um vocalista, a coisa melhora :) Xiii, estou feito com os puristas!

      Eliminar
  6. Muitos parabéns Silva e obrigado pela sua menção a mim,apesar de nem sempre comentar,é dos poucos mas bons blogs da minha leitura diária, que continue por muitos anos,pois além de postas cómicas também escreve bem pró mundial e com inspiração, grande abraço.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, aquilo não é uma menção, João. É a malta da Tasca. E sem malta, fazia menos sentido haver Tasca. É por isso que lhe agradeço a preferência. Grande abraço.

      Eliminar
  7. Podia ter servido este petisco ontem.
    Daria tempo para pedir aos 500 adeptos habituais no estádio de Pedroso para assinarem a petição contra o encerramento do tasco...
    Parabéns.
    Abraço, P. Torres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem a ASAE nos encerra! E aqui ainda se espalha serradura no chão :)
      Por acaso, ontem é que era o dia. Mas havia um Campeão para anunciar. O que é importante vem sempre primeiro!
      Muito obrigado, meu caro.
      Abraço.

      Eliminar
  8. "Sem longas dissertações, pouca filosofia barata,"... estava a ver que me tinha enganado na tasca e qu'havia pra aqui macchiatos gourmets na bez do galom e que ia ter um barista à frente...

    um grande bem haja, caro amigo taberneiro, se o servico nao fosse de qualidade, a clientela nao voltava. a nao ser pela vizinhanca talvez. e pela frequencia. e pela milene. e pelo preco. e a marcela, vá...
    (eu na minha terra qdo pedia um M&M vinha um moscatel com martini, mas gosto mais aqui do da casa!)

    haja sempre bom humor, mesmo que a nossa paixao comum o tente por à prova de quando em vez!

    um grande abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado michael. O meu poder de síntese é espetacular, não é? :)
      A Marcela está muito triste consigo. Sente-se um pouco rejeitada e tal. Também, ninguém a manda não se besuntar em Martini... :)
      Um grande abraço.

      Eliminar
  9. Amigo Silva

    Há pessoas que passam na nossa vida que sem nos apercebermos têm uma importância tremenda na construção da nossa personalidade. Sem querer estar a afagar-lhe o ego, porque não precisa disso, só lhe posso dizer que a sua visão em relação aos assuntos do nosso grande amor e outros do nosso quotidiano, me fazem ter sempre mais uma perspectiva, bastas vezes inteligente e ao mesmo tempo bem humorada, que parecendo que não, ajuda bastante a relativizar os nossos sucessos e insucessos do dia-a-dia.
    Espero entrar mais vezes na tasca, porque espreitar o cardápio já é tão necessário, quanto um vício.
    Parabéns pelo espaço e pela freguesia que conseguiu arranjar.
    Ah, e já agora…
    https://www.youtube.com/watch?v=X40fWyXXcjU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh homem, você afague à vontade, salvo seja. O ego é um bicho que gosta do seu mimo, pois da sua festinha, do seu afago, vá. Tudo dentro da maior masculinidade, pois claro! :)
      Agora mais a sério: muito obrigado. Mas olhe que não aceito mais do que isso de ser mais uma perspetiva. Para lá disto já seria uma responsabilidade que não mereço, nem procuro. Pese embora ser simpático da sua parte.
      Por outro lado, é claro que com "bastas vezes inteligente..." o caro fighter quer dizer SEMPRE! CERTOOO? :)
      De resto, acertou na mouche: o grande feito da Tasca, se algum, é juntar tal freguesia. Da qual você é parte.
      Quanto ao seu gosto musical, já está tudo dito várias vezes. A presente gorja, creio que repetida, é só o seu expoente máximo. E deixa-me, sempre, calado.
      Be no stranger. Abraço

      Eliminar
  10. Esta tasca é estranha:
    Eu quando venho aqui até sinto o cheiro velho do estrugido que se impregnou nas paredes, e sinto o bedum do balcão, e mal vejo o que se passa nestes dias de chuva miudinha...
    Por outro lado, a "minha alma canta" (como diria o jobim) e quase sempre acho que estou muito bem aqui, entre gente amiga... que na verdade só conheço daqui...
    Parabéns ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o raisparta dos Pinheiros de cheiro do chinês que não funcionam. Acho que me vou dar para o planeta e passar a usar Brise!
      No fundo, é mesmo isso que me espanta e alegra: essa espécie de ambiente que quase que se toca. Até discussões já tivemos por cá. E acabou tudo no balcão a virar finos. Era o melhor elogio que me podia fazer, reine. Obrigado.

      Eliminar
  11. Fechar a tasca??????????????????????????????????????????????????
    Abro a boca de espanto, sai o hálito do fabaios cum cerbeija, e num ademito, mazé que num ademito que se feche a tasca!
    Nem que o Lemmy se levante da sepultura e diga ao Axl que o sofá dele é melhor que o meu!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era só um mote, Felisberto. Enquanto houver gente da sua estirpe a entrar, não há tasca que feche.
      De facto o gajo canta de cadeirinha! Mas é um sofá sem história, ao contrário do seu :)
      Abraço

      Eliminar
  12. A vida é uma soda já dizia Fócrates...
    Esqueci-me de dar os parabéns ao dono da tasca!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes ou depois de Évora? :)
      Estão recebidos. Obrigado.

      Eliminar

  13. ainda vou a tempo de parabenizar o serviço que este espaço concede ao maraBilhoso mundo que é a bluegosfera? espero bem que sim.

    um forte abraço de parabéns ao Silva e à suaccapacidade de agregar toda esta malta, mesmo a dos "cortes". mas a "Tasca on tour" ainda verá a luz do dia (salvo seja) :)

    ps:
    fechas a Tasca, e vou contar umas coisas aos Super...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cortes são a melhor coisa da Tasca! :) E V.Exa é mobília. Obrigado eu.
      Abraço.

      Eliminar
  14. Sinceras congratulações, meu caro, mas não precisa continuar a tratar-me por Vossa Senhoria ou Sua Excelência, basta Senhoria ou Excelência.

    É de facto um prazer que se repete a cada nova leitura, o que tendo em conta que o tasqueiro "não vê um boi de bola", é um duplo feito. Comece a pensar em seleccionar os melhores (ou todos) e ponha isso em livro. Para os Silvas lerem, claro. E parabéns pelo carinho pela Senhora Silva, que exibe orgulhoso a cada teclar seu.

    E a festa é sua, mas a prenda foi para mim: agradecido pelos Civil Wars, não fazia ideia que eram gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que a Excelência vai ter saudades do sono que lhe dava o Espanhol. Pronto, do sono de uma maneira geral :) Fique com os Civil por companhia, mas horas de vigília proporcionadas por quem passou a mandar lá em casa. Sua Senhoria, portanto. É você que está de Parabéns homem!
      E obrigado, pois claro.

      Eliminar
  15. Parabens pelo aniversario. so foi pena nao teres convidado uma campeona como o lapis, para a festa. Continuacao de boas dissertacoes e muita saudinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma? Duas campeonas, chiça! Que saudinha.
      Obrigado Artur.

      Eliminar
  16. Parabéns Silva!
    E um sincero obrigado pelo prazer que tem sido acompanhar a Tasca!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carrela, "O Terceiro Seguidor". :)
      Já merecia um cognome, carago :)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Que pinta! :)
      Até pareço um redentor na luta contra os antagonistas!!

      Por falar em Terceiro, aquele a contar do Sol, um calhau de categoria! :)

      Abraço

      Eliminar
    3. Yaaaaa, parece uma cena de herói da Marvel, de inspiração bíblica. Beware of the Third Follower, all the heretics! E pumbas, raios e coriscos naquelas cabeçorras! :)
      Esse era um ganda calhau. Estupendo.

      Eliminar
  17. Sem o tal "lambecuzismo bacôco", porque o Silva, sabe o que vale, pois enquanto escreve, deve divertir-se tanto como os que o lêem, os meus sinceros parabéns.
    Ainda bem que não nos conhecemos pessoalmente, pois neste mês, só para prendas, teria de vender 10 Renatos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nana, tenho a certeza que me divirto muito mais que vocês.
      Para prenda, basta o tempo que vai oferecendo à Tasca. Não há Renato que pague isso. Obrigado.
      PS. Estive a fazer contas. Afinal, um Renatinho dava um certo jeito... :)

      Eliminar
    2. Oh se dava...até me aventurava a ir buscar o saco a Fátima, a pé.

      Eliminar
    3. Para não dar trabalho ao empresário e haverem acusações de comissionistas, até podia ser a filha do Jorge Mendes.
      Aliviávamos a guita do pai e só de pensar no Adrian, a cachopa havia de ficar sem concerto.

      Eliminar
    4. Pelas minhas contas, essa cachopa vale uns 20 Renatos. E é melhor das mamas :)

      Eliminar