segunda-feira, 23 de maio de 2016

Falar claro (Links do André corrigidos)



Eu gostava de dizer que foi bonita a festa, pá. Que, independentemente do resultado e de quem levou a passear o caneco, o cunbíbio é que conta e a partilha de Portismo e a Paixão. E o Capela e o Xistra, já agora. 

É evidente que isso é tudo maijómenos verdade. Mas nunca aquela estrada se fez tão longa. Nunca o sorriso me tinha saído tão amarelo. E adoeci do ar condicionado. Uma viagem tão má, que cheguei a temer que abria a porta de casa às quinhentas da manhã e dava de trombas com a minha mãe, em pé no corredor, a dizer baixinho: "Isto é que são dez da noite, hã?". E procedia a enfiar-me duas lambadas. À segunda, por norma, já não acertava. Desvio-me bem de caraças. E também me safo a correr.

Apesar de tudo, sinto que devo falar claro, para não sobrarem dúvidas:

A) Não há treinador que resista a dois golos daqueles. Daquilo, o Zé não tem culpa nenhuma. E nem comecem com a lengalenga sobre quem escolhe os guarda-redes e blabla. Sabem bem que toda a gente - tirando o Tavares - achava lindamente que fosse o Helton a jogar. Aliás, quantas vezes, até ontem, andaram a defender que o Espanhol não vale um chavo e coitado do moço da viola e assim? Incluindo o Tavares.

Portanto, o Zé não ficou pior ontem, por ter perdido. Já era mau em antes.

B) Quando defendi que JL tinha chegado ao fim da linha , fi-lo por achar que as tropas dele já não queriam pelejar ao seu lado. Vi tudo a ser feito à risca, como definido antes, mas sem alma nem querer. E isso não chegou para ganhar ao Rio Ave.

Ontem, conseguimos perder contra uma falta de comparência. Alguém viu os gueverreiros do Fonseca no campo? Na, isso eram pequenos estrumpfes cor-de-rosa plantados à entrada da área. Eu avisei para não exagerarem nos cogumelos. E ganharam-nos. Sem sequer precisarem de aparecer.

C) Diz que fui violento com o Josuézito. Até se pôs o catraio lavado em lágrimas e tal. Aposto que eram de mágoa de ver o FCP derrotado. 

O que tem que ficar claro, é que o Josué fez muitíssimo bem em atacar o aparador estilo Luis XV que ontem jogou a central. Fez ainda melhor em tirar-lhe a chicha e em espetar com ela dentro da Casa dos Frangos do Vale do Jamor (Música ao Vivo aos Domingos). Era o que faltava, jogar - e jogou porque pode - e fazer-se de esquisito.

Nem sequer me venham com a história da incompetência da SAD e rebéubéu. Existem regulamentos, cumpram-se. Não sejamos nós a arranjar as chico-espertices para os contornar. Nem a calar a denúncia quando vemos os outros a fazê-lo. Hey Salin, tass?

Portanto, não façam de conta que a culpa do segundo golo é do Antero ou do PdC. Pior ainda, não me tomem por parvo. Quem perde aquele tempo a ser substituído está cheio de ADN, sim. Mas não é nosso. Enrabe-se.

D) Ui que descobriram a pólvora! Por aqui já a tínhamos descoberto há uns tempos. Mesmo quando era seca. Quando mais parecia uma bicha-de-rabear. E, sobretudo, sem ser porque me caiu no goto. Fui convencido. Mas não foi ontem!

Felizmente já se tinha feito a convocatória, hein xôringenheiro? Ufa, alargue lá a gravata, safou-se de boa.

Para dentro, que se lembrem todos: Craque não se empresta! Nem se protege como se fosse uma gaja boa, mas quebradiça. Nem se escolhe a "altura certa" para lhe "dar minutos". Nem se assobia o treinador por não fazer a vontade aos meninos. Craque deste nível, põe-se a jogar. E agradece-se.

35 comentários:

  1. Subscrevo, contudo:

    - Taças de Portugal, ainda para mais sendo o UNICO título em disputa, têm de ter os melhores a jogar. Casillas no banco foi um sacrilégio. Mas o importante é "à mixtxica".

    - Se começamos a jogar só depois do 2-0 não nos podemos queixar muito.

    - Quem repreende um jogador por estar a chamar a atenção a erros de posicionamento de outro, não pode - nem vai mais! - ser treinador do FC Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes do jogo, não me pareceu vir mal ao Mundo por jogar o Helton. FEz a competição inteira, era justo que a final fosse dele. E prova-se que não seria um problema, uma vez que fez ZERO defesas. Que se tenha lembrado de enterrar daquela maneira é que ninguém podia adivinhar.
      Estivemos ca tempos em pré-época para este jogo. Só podia ter saído tudo bem. Se aquilo é bem, o homem não serve. Mas hey, qual é a surpresa?
      Creio que estás a falar da situação do Layun, ao intervalo. Só deu para ver a garrafa de água a voar. Não me apercebi da história. Mas lá está, na verdade, quem tem que repreender é o treinador. O repreensivel treinador...
      Abração.

      Eliminar
  2. oh pá, vao dizer que o josué quis sair do porto na época passada?
    e que queria ficar sempre na Turquia?
    e que depois escolheu antes ir para um rival directo nosso desta época?
    e que tinha que meter um alho no cú antes do jogo?
    e que mesmo jogando tinha era que meter um na própria?
    Nao concordo [b]absolutamente nada[/b], e acho que teria sido um jogador bem importante esta época, até.
    as solucoes a estas questoes, quando mal resolvidas, nao devem passar pelos jogadores.
    a velocidade a que ele (quase) passa pelo maxi e passa pelo marcano so demonstram a parvoíce da nossa defesa.

    para mim fdp'ice foi, no fim do jogo, ouvir o car$%^o do palminhas a esgar um sorriso com "parafraseando alguém que diz isto várias vezes, as finais nao se jogam, ganham-se..." e pronto....

    quanto valeria um Boly ou um Andre Pinto (formado no porto, desterrado prá grecia, antes do braga) esta época no porto? talvez nada, com esta(s) lideranca(s).

    AVB já nao virá, veremos quem é o proximo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada contra o Josué. E ainda menos contra ter feito o melhor que pode pelo seu clube atual. Agora, poupem-me à treta do ADN.
      Não sei quanto valeriam os jogadores do Braga no FCP. Sei quanto valeu o treinador deles: Bola. Aliás, bem se viu ontem. Durante 120 minutos. E de facto, acertou em cheio na citação. Não chegou a jogar. Só ganhou. Mas tivemos que o obrigar. Muito.
      Quanto a AVB...já vi tanto irrevogável e tanta vaga de fundo e tanto apelo a que não se pode dizer não, que já não digo nada...

      Eliminar
  3. Oh Silva, acho que vou voltar para a Tasca e beber mais um copo para ver se esqueço a desilusão...

    Amigo serve mais um copo mas cheio se faz favor.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui só se servem copos cheios e a transbordar, Drulo :)
      Para a frente é que é caminho.
      Saludos. ;)

      Eliminar
  4. 1- Como é que se perde uma final quando é a nossa equipa a criar os 4 golos?
    2- Helton, porque desligas a ficha nos momentos que não deves?
    ...
    e por aí fora (treinador incluído). A lista de reclamações seria longa.
    Abraço,P. Torres
    E nem dá para escrever mais, tamos todos em modo Fuádassse como é possível esta merda?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia! Bora pedir o Livro de Reclamações!
      Não sei como é possível. Honestamente, ainda estou a tentar perceber...
      Abraço.

      Eliminar
  5. O Josué se tivesse ficado, era mais um a ter sido assobiado...
    Há dúvidas?

    Josué/Rafa, este ano, é apenas e só, mais um exemplo, do que tem sido esta relação de parasitismo com o Braga...
    Porquê?
    Não sei...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São um casal o Josué e o Rafa, é? :)
      Calma, o Marega também ia para o Xportém ;)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Se são um casal ou não, é com eles, não me diz respeito :)

      Facto 1: O nosso Porto, quando ainda só ia a caminho do fundo, reforçou um "rival" - Josué.
      Facto 2: Rafa era pretendido pelo Porto, PC assumiu isso.

      Sinceramente não me lembro do último negócio em que o Porto tenha tido retorno positivo, pelo contrário, é só barretes e caros! Já no sentido inverso, são/foram vários os titulares do Braga que vieram das nossas fileiras!

      Se a isso se juntar negócios e posições na liga e afins ao lado do clube do regime e colinho... torna a coisa simplesmente incompreensível.

      Abraço

      Eliminar
    3. Os gueverreiros? Nossos rivais? Era o que mais faltava! São rivais dos Calimeros, talvez. E o facto de pretendermos o Rafa, não quer dizer que o consigamos comprar. No entanto, também te digo, as alianças no futebol são mais efémeras que a virgindade de uma gaja boa numa tenda cheia de Dothrakis ;)

      Eliminar
    4. ehehehhe muito boa essa da tenda!!!

      Rival no sentido de ser um possível adversário na taça, como veio a acontecer!
      Há quem seja pago e muito bem pago para gerir isto e defender o nosso interesse, e com o Braga, andamos a ser comidos à demasiado tempo. Como se não bastasse ainda temos de comer com as atitudes baixas do outro lado...

      Abraço

      Eliminar
  6. O Suk e o Marega, nem convocados são, mas para os entendidos, são culpados. O Chidozie, o Marcano e o Helton, pareciam 3 vacas espantadas, mas só o Helton é que toca rabecão. O Sérgio Oliveira lembrou-se de Maiconar numa final, mas coitadinho, tem ADN. O Varela e o André André, andaram todo o tempo a passarinhar de nenufar em nenufar, mas são somosporto. O Josué tem ADN para gozar com quem lhe paga o salário de megafone no autocarro.
    Valha-nos o Antero para contratar o Alvim (o tal ADN) para animar esta malta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vacas espantadas! É isso mesmo! Ando desde ontem a ver se me lembro o que pareciam esses 3. Vacas espantadas! Obrigado.
      Também gosto do Varela de nenufar em nenufar, muito adequado :) Ate´acho que o André se safou, quando tod a gente ficou ainda em piores condições que ele.
      Do Josué, já disse tudo. E acho que, apesar do desconforto, ele até gostou.
      De resto, venha o Alvim! Eu quero é festa! Costuma ser bom sinal...
      Já agora, juro que pensei, lá da bancada: Kais Aboubakar, kais caralho. Se é para atrapalhar, mais vale meterem o chinês. Podia ser insolação, mas ainda hoje acho que não tinha sido mal visto.

      Eliminar
  7. A Tasca tá aberta?
    É que ontem fui prá cama com uns co...tovelos poker alho e ainda nem eram 8 e meia!!!!
    Desliguei-me do mundo real, sonhadoramente á procura de um terceiro golo do André Silva. Mas até nisso tive pesadelos! O ponta-de-lança era eu!!!
    Acho que vou precisar de uma garrafa de absinto.
    Ó Silva, ponha na conta faxabor!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absinto-o triste Felisberto :)
      Você não havia de ter falhado aquele golo. É indecente! Depois a culpa é do Helton. Tá bem tá...

      Eliminar
  8. Amigo Silva

    Foi uma oportunidade perdida, foi. Foi uma grande desilusão, foi. Foi mais uma noite mal dormida, foi. Foi mais do mesmo, foi.
    Agora que já acabou eu pergunto mais uma vez, não se deveria ter feito como era regra no passado, e mantido Lopetegui até ao limite? Não sei qual teria sido o resultado, mas desconfio que não seria pior, e não se tinha enterrado mais um treinador naquele que se está a tornar um verdadeiro cemitério deles.
    Infelizmente parece que além do azar que nos tem perseguido, estou a ver uma sportobenfiquização no nosso clube.
    Intervenção médica, precisa-se com urgência, de preferência um que também perceba qualquer coisa de bola, que isto de místicas e adn´s é muito lindo, mas andar um ano a xanax resulta em “vacas espantadas”.
    Ah, já agora o shótor que vier, que passe no Bairro do Griné e abasteça-se com o que for necessário, isso ou então que arranje gajos que ao primeiro “espanto” fiquem com tal azia e mal estar que só param quando forem a correr, com a estrutura toda às costas, da Alameda ao túnel do Marão e voltarem.

    Ou então façam:
    https://www.youtube.com/watch?v=Ih2gxLqR7HM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se teria. É provável que nós fossemos desfazendo em trampa. Agora, melhorou? Na, desfizemos-nos em trampa. E é por isso que temos que mudar de novo. Mais uma corrida, mais uma viagem.
      No entanto, ainda ninguém disse que o Zé vai embora. Só nós.
      Abraço

      Eliminar

  9. um abr@ço solidário na dor a todos os portistas, sobretudo aos que marcaram presença em Oeiras.

    #avencerdesde1893

    Miguel Lima | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado xôr Lima. Também precisamos de creminho nos braços e no cachaço, por causa do escaldão. :)
      Abraço

      Eliminar

    2. como diz a minha Mãe, "levasses boné e protector!" ;)

      Eliminar
    3. Andaram todas na mesma escola :)

      Eliminar
  10. Alguém podia ter avisado que os links sobre o André não faziam sentido! Cambada de inúteis!
    - Quais links pá?
    Ali já quase no fim.
    - Oh, tá bem, majalguém lê essa porra?
    Pois... :)

    ResponderEliminar
  11. Já foi escrito que estamos essencialmente de acordo na leitura dos acontecimentos de domingo, o que me permite desviar para outro ponto: Lopetegui.

    Foi precisamente por isto que defendi que obrigassem o cabrón a ficar até final da temporada, não havendo na altura um treinador de futuro para pegar de imediato na equipa (esta ressalva é fundamental). Mal por mal, zero por zero, tinha ficado a besta basca e agora todos lhe poderíamos martelar os tímpanos até à exaustão, com toda a propriedade. E lá ia ele com a cauda entre as pernas e a olhar para baixo, sem sequer pedir um tostão. Ou então, ficava, campeão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, faz cada vez mais sentido essa posição, reconheço. Acho que não estaríamos pior. Também não sei se estaríamos melhor. Mas não teríamos aquela manifestação de apoio no fim da primeira parte de Domingo. E isso pesa. Muito.
      Seja quem for o next one - Peseiro que seja! - espero que tenhamos aprendido essa lição. Os nossos são os de azul e branco, o inimigo é o outro!

      Eliminar
    2. Ou seja, liga-se o ambiente hostil, dando à equipa um rumo condizente, e como climax da coisa, temos a recompensa da "legitimidade" para martelar na "besta"!

      Tendo em conta o percurso inicial, o que teria acontecido à besta, actualmente campeã nacional, se tivesse tido tantos bestiais adeptos...

      Eliminar
    3. AH não, isso é que não. Daí ter achado que não havia solução para JL. Só poderia ficar com condições para isso: Adeptos com a equipa e defendido dos ataques externos. Em ambos os casos, era preciso que o Presidente viesse a terreiro pôr ordem na casa. E mesmo assim, era complicado.

      Eliminar
    4. Se o próximo treinador, não for defendido e respeitado pelos nossos, será mais do mesmo...

      No nosso contexto, com esta atitude "cristã" de quem dirige, só tem alguma hipótese de sobreviver como treinador, quem tiver bagagem suficiente para impor um travão às críticas desvairadas!

      Venha um assim! A malta que ganhe juízo, porque já chega car@#$o!!!

      Eliminar
    5. Sim, é altura de termos juízo. Vou mais por aí do que por encontrar a pérola com dois gandas tomates. Acho que vai pata Manchester. E a mim a SAD não contrata. Acho que é por causa das comissões. ;)

      Eliminar
    6. "Críticas desvairadas" ao basco só as que dizem respeito ao corte de cabelo. As que questionam a sua capacidade enquanto treinador foram mais do que justificadas. Infelizmente decidiram mantê-lo para além da primeira época. E se o fizeram, que tivessem tomates para o aguentar até ao fim. Trocá-lo por um campino anafado é da mais pura irresponsabilidade.

      O próximo treinador "só" tem que assumir os pergaminhos do clube, nada mais. Se o fizer, terá a imensa maioria por detrás, e tempo suficiente para começar a ganhar. E já só fica a faltar um plantel equilibrado e uma direção a lutar nos bastidores contra os roubos de igreja e assaltos de mercearia.

      Eliminar
    7. Não sei se isso será assim tão claro Lápis. Mas torço contigo: Que a imensa maioria seja a muralha de aço do companheiro Vasco. Seja lá o Vasco quem for.
      Já quanto ao Basco, lérias! Blablabla como se tivesse perdido apoio. Nunca o teve. E ainda estou para saber porquê. E não pode ser pela nacionalidade. Já ultrapassámos esse trauma da juventude enquanto Nação, certo? Ainda estamos a tentar matar o pai?

      Eliminar
    8. O meu teve. Incondicional. Até Munique.

      Já expliquei que o trato por basco para distinguir, como grito ao Abou de preto e gritava ao Quaresma de cigano, como chamo um amigo de gordo e outro de maluco. Nada de racismo ou xenofobia, é o que está mais à mão.

      Eliminar
    9. Não pá, não te estava a acusar de xenofobia. Era uma questão genérica.
      Ok, usemos então aqui a cobaia Azul :) era um belo treinador até Munique? E depois deixou de ser?

      Eliminar
    10. Nunca gostei dele nem do futebol da equipa, mas até Munique teve o meu apoio incondicional. São coisa diferentes. E pouco me importa se gostava dele ou não, desde que fosse competente e fosse (no mínimo) campeão, estava bem por mim.

      Claro que Munique é também simbólico, porque houve muita coisa antes (e no jogo logo a seguir) que já me deixava de pé atrás. Para mim, ficou claro nesse dia, enquanto os bávaros me olhavam com ar de pena, que não tinha qualidade para treinar o Porto. O resto, é história...

      Eliminar