quinta-feira, 26 de maio de 2016

Obrigado! E um PS para o Lápis. (Atualizado: Comunicado do FCP)




Não sei quem terá sido o brilhante estratega, mas desde já quero agradecer-lhe: Pá, obrigado suíno. Estamos perante uma espécie de Helton a apanhar Sol, e bonés, no Vale do Jamor. Por aqui, fique desde já dito, o jornal "A Bola" é o primeiro destaque, positivo, da época 2016/17 do nosso FCP. Agarrou numa notícia do DN, que se lembrou primeiro, e deu-lhe palco, tornando-a incontornável. Obrigadinho meninos, muito, muito obrigado. Honestly.

Estou certo e seguro que a ideia dos moços era dar mais palha aos burros, meter mais lenha na fogueira, encher de pontapés quem está no chão. Mas lá está, às vezes só queres que a bola não entre na tua baliza e vem de lá um trio de vacas espantadas - vénia ao Anónimo - e arranjam maneira de fazeres um golo. E porque é que eu acho que é esse o caso? Porque as hipóteses são poucas e todas convergem no mesmo sentido: União e Responsabilidade. Por fim, no fim, União e Responsabilidade.

...

Hipótese 1

A questão é um mero rumor, utilizado para escarafunchar as feridas provocadas por três anos de seca extrema. A intenção é meter mais areia na engrenagem e dividir definitivamente a Nação Portista. De bónus, pode ser que ainda se arranjem chatices na Administração.

Pumbas, oportunidade de ouro para o FCP fazer um brilharete. E é tão fácil. Já sei que vai andar toda a gente a pedir rapidez na resposta e é já. Ontem, ohfaxabôr! A mim não me interessa assim tanto se é hoje ou daqui a uma semana. Claro que prefiro que seja depressa, mas o mais importante é a forma.

Perante este autêntico penalty, se a Administração está de facto coesa e pronta para a briga, basta meter chicha lá dentro. É que nem guarda-redes lá está. Veja-se:

Apresentação do treinador do FCP para a próxima época, seja ele quem for - incluindo o Peseiro, Deus me valha. O Presidente, o Antero e o Reinaldo. Os dois primeiros apenas bastariam, mas a bem da congruência, para mim era ótimo que fossem os três. Afinal, o Presidente disse que no futebol ele decidia, consultando os outros dois. Apenas eles! 

E pronto, de uma penada estava respondida a questão de quem decide e influencia, quem é que treina e esclarecido o nível de compromisso e coesão da Administração. Acrescentava-se um discurso virulento contra quem quer dividir o FCP, exortava-se a Nação Mais Forte à união e vivia-se um momento intenso de Portismo. Call to arms. À custa d'A Bolha. Lindo!

O tempo importa-me menos, porque não podem ser estas noticias a apressar decisões ou negociações. Espero que se saiba já quem é o timoneiro, novo ou antigo. Mas se não se sabe, não se precipitem decisões por pressão externa. No entanto, ainda não estar claro seria mau sinal.

...

Hipótese 2

Trata-se de um facto verdadeiro. Existe uma profunda divisão, impulsionada pela interferência de um tipo que não tem nada a ver com o FCP. Tirando ser adepto. Se calhar.

Pumbas, não há remédio senão por tudo em pratos limpos. Das duas uma, ou o Presidente enxota o filho pródigo, porque considera que isso é o melhor para o Clube - e é!; ou o Presidente enxota o suposto delfim, por convicção de que é na família que se encontra o devido conforto e o melhor conselho.

Na primeira possibilidade, voltamos ao teatro da "Hipótese 1" e é uma festa. Na segunda, fica claro para toda a gente de quem é a responsabilidade da escolha e quem temos, efetivamente, que avaliar a cada passo. Espero que possa, neste cenário, haver à mesma condições para conseguir a União. Porque a batalha será árdua. Mas creio que passaria a ser a batalha de um homem só. Mais o seu rebento.

Either way, seria tudo claro. O que é fantástico, menos para a malta que se diverte apenas a dizer mal e a levantar suspeitas e o catano. A ironia de ser A Bolha a dar cabo da vida a gente desta é deliciosa. Lindo! 

...

Há uma terceira hipótese. Mas recuso-me a ponderá-la. A menos que me obrigue, Senhor Presidente.

...

PS. O primeiro, segundo e último responsável por todas as decisões da Administração do FCP é o Presidente. Ontem, hoje e nos próximos quatro anos (por acaso acho que serão dois, mas isso são outros quinhentos). Nenhuma duvida quanto a isto e creio que concordamos. 

Assim como mantenho a plena convicção de que é exatamente por isso que deve estar onde está: No topo da estrutura. Onde começa e acaba a Responsabilidade.


...

18.00H

O FCP reagiu. Fê-lo de forma rápida, e vamos aceitar que esclarecedora, reafirmando a nula importância de Alexandre Pinto da Costa, a liberdade de pensamento no seio da Administração e o compromisso quanto à coesão da mesma, uma vez definido o caminho.

Como está claro no que antes aqui se disse, não seria desta forma que eu o faria. Creio mesmo que se tratou, antes de mais, de responder depressa, mais do que aniquilar o assunto e fazer dele um degrau do que se espera seja a nossa escalada de volta ao topo. Mas desconheço, evidentemente, os constrangimentos e os detalhes em torno das decisões, que podem impedir que elas sejam anunciadas neste momento. Tudo bem, digamos que assim também não está mal.

Uma coisa, no entanto, me preocupou. Há ali a utilização de um futuro que me deixa de pé atrás. "...Do salutar confronto de ideias sairá uma política...". Honestamente, fico preocupado se ainda não existe uma definição inequívoca de qual é a política "que por todos será executada sem quaisquer dúvidas ou constrangimentos". É só uma maneira de dizer, não é gente? A esta hora, todos vocês sabem muito bem o que há a fazer, pois sabem? Aliás, já estão a fazê-lo há algum tempo, pois estão? Ou estamos a acordar já atrasados?

Pelo contrário, e apesar das zonas cinzentas do comunicado, fico muito agradado por constarem as "assinaturas" dos quatro Administradores. Todas abaixo e submetidas à do Presidente. Afinal, o homem que terá que indicar o caminho que os outros seguirão, sem dúvidas ou constrangimentos.

Outro ponto a favor: A terceira hipótese não se chegou a colocar. Não houve um ensurdecedor silêncio, culminado com...nada.

14 comentários:

  1. Será de bom tom que uma das hipóteses seja mostrada, uma vez que é imprescindível andar à frente, mas, lamentavelmente, a terceira é também uma real possibilidade.

    E isso seria hecatômbico.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que será. É a questão do tempo é secundária, mas apenas dentro da razoabilidade. Um mês não é razoável, por exemplo...
      Abração

      Eliminar
  2. Meu caro Silva, de facto por esta altura comungámos de inusitada sintonia. Passei o dia sem blogues e apenas liguei o PC há pouco, para escrever o recém-publicado. Como de costume, passei de seguida ojólhos (posso?) pela minha bluegosfera e encontrei um PS dirigido a mim.

    Li (o post completo, não apenas o PS) e várias coisas se cruzam com o que acabei de escrever. Menos crente eu, como habitualmente (parece-me evidente que estamos na hipótese 2, com ou sem ameaço de demissão seja de quem for - e já não é de agora). Mas muitos pontos convergentes, até mesmo o remoque na Bolha.

    Só fiquei com dúvidas quanto ao motivo de o P.S. me ser especialmente dirigido. Quer dizer, é precisamente o que eu defendo (como o Anónimo tão bem sabe, pelas vezes que já me fez repeti-lo). Ser líder é isso mesmo, o último a ganhar e o primeiro a perder - e no caso, tem sido muito mais o oposto. Mas essencial é que seja sempre ele a dar a cara por tudo, bom e mau.

    Aguardo sereno pela comunicado da Tasca :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente por repetires tantas vezes é que o PS te é dirigido. Como que diz: Tens razão pá, está claro.
      Na hipótese 1 é que não estivemos de certeza. Mas pode ter sido um 1,5. Esperemos pelos próximos dias.
      Mas se for a 2, quem achas que será o "enxotado"?
      Continuo é preocupado com aquele "será"...
      Abraço.

      Eliminar
    2. O que me preocupa é ser a 2 e ninguém ser enxotado. E por ninguém refiro-me obviamente a quem não pertence à SAD, seja APDC, os seus comparsas da Doyen ou outro qualquer. Ou seja, tudo continuar igual.

      Deduzo que a preocupação seja com o "sairá" do comunicado, foi precisamente a isso que dediquei o poster. Eu acho realmente inacreditável, não tanto por pensar tratar-se de incúria, mas por revelar a dificuldade que hoje temos em contratar o treinador desejado.

      Eliminar
    3. Esperemos pelo anúncio. Pode ser que a espera se deva a detalhes negociais que envolvam terceiros...
      E se for Peseiro? :)

      Eliminar
    4. Oh vá, como piada, era hilariante :)

      Eliminar
  3. A ideia dos moços da Bolha era dar palha aos burros e o blogs logo trataram de assassinar APC.
    Porra, a Bolha diz lá com todas as letras "Divergências na SAD" alguma vez o APC pertenceu à SAD?
    Tudo exigem ao Presidente. Certo, em última análise ele é o responsável por tudo, inclusivamente por pedir satisfações e tomar medidas com o CEO do futebol, pelos 3 anos miseráveis. Ou será o CEO do futebol é uma figura apenas decorativa para as derrotas e o grande responsável pelas vitórias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "notícia" é clara sobre quais são as supostas correntes. É a capa ainda mais. Portanto, é natural que se fale dos intervenientes. Como bem assinala, um deles não pode ser tido nem achado nos assuntos da SAD. Parece-me que é isso que se defende, de uma maneira geral.
      E sim, cabe ao Presidente decidir o que houver para decidir. A equipa que escolhe é responsável pelas vitórias e pelas derrotas. Eu confio nele para a escolher e é a ele que tenho que pedir contas no fim do dia. Seja lá o CEO quem for.

      Eliminar
  4. Se lhe tivessem arranjado um programa qualquer no Porto Canal, se calhar não tínhamos de levar com isto... uma pena!

    ResponderEliminar