Oh Josué, baza daí que vai começar o jogo, pá. |
Meujirmãos azulesbranquiçados,
Somos chegados ao dia marcado pelo Espírito Santo, para começarmos a levar a sério a época 2016/17. O terço da Trindade não fez por menos e, terceiro por terceiro, escolheu um protestante de respeitável arcaboiço, turbinado a ácido acetilsalicílico: O Bayer de Leverkusen.
O jogo conta-se depressa, até porque não faltam por aí belas e várias análises - que não as dos media de referência, façam cuidado! - versando os desempenhos, as táticas, o treinador e tudo e tudo. Eu vi uma primeira parte engraçada, a segunda baralhada, problemas na defesa e qualidade a atacar.
E uma grande novidade: Sabemos contra atacar. Já. Muito bom sinal. Com Julen Lopetegui, isso estava no campo do pecado mortal; com o Zé, era uma espécie de orgia com uma manada de putas sifilíticas, sem camisinha; ontem, pareceu-me sair naturalmente, sem desequilibrar a equipa e sem voltar para trás a meio da correria.
...
Determina-se pois, uma vez que o clérigo aqui sou eu, que é tempo de abrir o Livro do Génesis 2016/17. Olhemos para o material com que se criará uma parte importante do nosso Universo dos próximos muitos meses.
Notas da Doutrina
Pressão alta e coordenada. Sem Danilo, é uma porra sempre que o adversário passa a primeira barreira. Dá de caras com um oásis, capaz de preencher os sonhos mais molhados de qualquer beduíno: Água fresca, gajas a menearem ajancas, com as panças a dar a dar. E nem um camelo que os encare e os desvire.
Quando se opta por baixar a linha de pressão para o meio campo, a coisa já funciona muito razoavelmente. Vislumbra-se a intenção de colocar intensidade na pressão; e pressa em colocar intensamente a bola nas costas dos defesas adiantados. É bem catita de se ver. E há malta para fazer isto bem.
A circulação quer ser mais rápida, sem prescindir da posse. O que implicará que cada um tenha menos bola, para que todos a tenham mais vezes. E quer-me parecer que há uma ordem clara de ir para cima deles, entortar-lhes ojolhos e deixá-los agarrados aos rins. E desatar a correr atrás dos gajos sempre que sair mal. Até lhes sacarmos a chicha de novo.
Como manifesto de intenções, não está mal, não senhor. Ponto para o Herlander e o seu katrodoistrejum.
...
A triagem dos Apóstolos
Iker / Sá - O Mourinho era rapaz para arranjar aqui um belo trinta e dois. O que é uma bela notícia para nós. Quer dizer que temos dois excelentes redes. Iker será titular e sabe-o. Mas também sabe o suficiente de baliza para se aperceber que a dormir vai de vela. Aqueles treinos devem ser um regalo.
Varela / Maxi / Layun / Telles - Eheheh, é de propósito que o moço aparece primeiro. Já se sabe que Layun será a primeira alternativa a Maxi. Mas eu até acho uma bela ideia dar tempo ao Silvestre naquele lugar. Vai dar um jeitaço ter dois extremos contra o Tondela. A meu favor, e apesar de ninguém ter reparado, invoco os lances de perigo contra o PSV e o único remate da segunda parte de ontem.
Felipe / Reyes ou Chidozie / Silva 1 / Silva 2 - A parte que merece explicação aqui é que, entre o Mexicano e o Nigeriano, um poderá ser alternativa a Danilo, em caso de necessidade. Se alguém pagar bem pelo Diego, fica o miúdo da B. Os Silvas, ninguém os conhece ainda, mas devem ser bons. O Felipe tem que exorcizar o Demónio que o habita. Acho que é o Maicon. Sob pena de acabar a revirar a cabeça e, com o tempo, lhe crescerem umas grandes mamas, qual Linda Blair.
Danilo
Ruben / Herrera / André / Evandro / Oliveira - Entre os dois últimos, um está a mais. Deixa ver o que rendem as Olimpíadas... Se o feioso sair, temos que repor. É titular, é capitão, faz uma falta do caraças e pára-lhe o cérebro cada vez menos vezes. Assim de repente, caso larguem los millones, só estou a ver um substituto à altura. Diferente, é certo, mas mai'benito. Poijés, Algarvio dum cabreste?
Otávio / Teixeira / Bueno / Corona / Brahimi / Hernâni / Silva 3 - Confirmando-se que os dois últimos, descontando o Silva 3, passam à secção de Bilhar Grande, vai ficar curto. É certo que o Bruno Costa vai estar na B e o Ismael também, espero, mas é insuficiente na mesma. Ando há três anos a pedir o Sisto pelo Verão, mas nem no Natal tenho sorte. Está claro que, continuando o rapaz a jogar na Dinamarca, sou eu que devo estar enganado. Ou então o gajo é mais velho que o Renatinho...
Nota particular para os novos: Quanto custou o Otavinho? Jogue onde jogar, porque jogará, vai ser um regalo. E o Teixeira? Zero? Xinapá. Este moço está incluído no lote dos que contam para o 3 ( 4-2-3-1 ), mas não tenho nenhuma dúvida que poderá complicar as contas do 2. É impressão minha, ou há muito Tsubasa naquele metro e qualquer coisa de gente?
Hein? Não tínhamos emprestado esse ao Rio Ave? Aaaah, ok, o outro. Gosto. E não, não vou fazer contas de merceeiro. É um valor seguro e proporcionará certamente retorno financeiro. O desportivo fica implícito, está claro. Mas o Sisto... Tá bem, tá bem, já me calei...
SILVA / Aboubakar / Suk - Sim, chega! Não me venham cá com goleadores seguros, como se isso existisse. Não quero um Iker dos avançados que abanque o miúdo. O Silva é a primeira opção e está muito bem assim. Porque é bom, muito bom, e vai ser melhor. Danei-me para o peso da responsabilidade e para o tempo de crescer e o espaço para evoluir e a vagina da irmã da mãe às costas. Fazer isso tudo enquanto se marca uma palete de golos, é ser bom, muito bom. Ele é! Porquê complicar?
Está claro que se despacharmos o paciente de Freud para o consultório do doutor Confúcio, precisaremos de repor. Não se esqueçam que ainda há um Paciência na despensa. Eu ainda não desisti dele, mas já estive mais convencido...
O rapaz da parte da China que fica na Coreia, por mim, não ia a lado nenhum. Se queremos um avançado diferente, ele aí está. Com um bocadinho de sorte, acertam-lhe bem com a bola e até marca uns golitos. However, se as Olimpíadas lhe acrescentarem milhões à etiqueta da contrafação, godspeed.
...
Irmãos, abri o Livro de Cânticos, página 35. Juntai-vos ao nosso coro de Comedores de Palha, abrilhantado pelos solistas Jornaleiros de Referência e Comentadeiros Encartados.
- Credo Asdrubal, está tudo em estrangeiro.
- Oh, mexe a boca e pronto. Ninguém repara. Xiu, o Senhor Prior já está a olhar para nós, faz atenção.
Jornaleiro:
O FCP está faliduuuus
O FCP está faliduuuus
Não tem dinheiruuuu
E anda tutti ao mesmuuuu
Na SAD dos gatunuuuus
Coro:
Buuuu, buuu, vergonhuuuus
Buuuu, buuu, vergonhuuuus
Estamos entregues aos bichuuuus
Comentadeiro:
Ooooooh desgraçuuuus
Ooooooh desgraçuuuus
Não jogam a ponta dum cornuuuu
Estão bem fodiduuuus
Nem lhes vale o Spirito Sanctuuuu
Coro:
Buuuu, buuu, vergonhuuuus
Buuuu, buuu, vergonhuuuus
Venha o Jesuuuus
Jornaleiro:
Olhai que garbosuuuus
Olhai que garbosuuuus
Que estupenduuuus
Os nossos Eusébiuuuus
Que espetáculo com o Torinuuuus
Coro (em lágrimas):
Oh inveja, oh revolta, oh desvariuuuu
Oh inveja, oh revolta, oh desvariuuuu
Buuuu, buuu
Comentadeiro:
E quem será o culpaduuuus?
E quem será o culpaduuuus?
Tu, Brutuuuus?
Coro (a apontar):
Oh Pintus da Costae
Oh Pintus da Costae
Vai pró caralhuuuus
E o seguidista sou eu?
...
Fixo no livro:
- Está tudo mal, isto. É que não faz sentido nenhum, porra.
A abanar-se com um leque de Sevilhana:
- O quê, Senhor?
- Nada, nada, estou aqui a ver um cântico.
- Senhor, mando uma chuveirada?
- Na, esperamos até o palhacito se estender ao Sol. Prágora, deixa estar assim.
- Que cântico é, Senhor? - Sempre a abanar.
- Nada, não interessa, deixa.
- Nesse caso, vou ali dar um cafunho numa nuvem, a ver se refresco. Com a sua licença, Senhor. - Levanta-se.
- Oh Pedro, ajuda aí: Como é que se diz caralho em latim, pá?
...
Soundtrack to new begginings: No stopping!