sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O mercado, os responsáveis e nós, os putos

Finalmente fechou o mercado. Já anda tudo a congelar as sobras e a arrumar as compras e a limpar o chão do lixo, das escamas, das vísceras e das cuecas esquecidas. Há sempre uma peça de roupa abandonada no meio do esterco, já repararam?

Da nossa luta principal de todos os anos - principal não é sinónimo de única! - o que se pode dizer? Ora, os lampiões estão maijómenos na mesma, os lagartos estão aparentemente mais fortes - mesmo se descontarmos Adrien - e de nós tratamos a seguir. 

A minha nota de destaque vai para a defesa lampiona, que vai contar muito com o Luisinho, o Lisandro e o Jardel. Eu cá não estava muito descansado... quer dizer, também vai contar com diversos bandeirinhas, árbitros principais e câmaras de CCTV. Para consumo interno, deve chegar e sobejar.

...

No nosso quintal, já se esboçam as correntes do costume: Uns rasgam as vestes e bradam que a Administração está a boicotar o trabalho do treinador - buuu, buu, vergonha! - e que este, pobre coitado, não poderá ser responsabilizado por merda nenhuma, uma vez que não lhe compraram um Osvaldo, um Mogrovejo, um Baroni que fosse; outros insurgem-se contra isto e constituem milícias para defender o Presidente. Afinal, o homem não joga nem treina, que culpa haverá de ter?

Como sempre, estão todos errados e quem tem razão é... eu: Não há coitadinhos nem inimputáveis. São todos responsáveis solidariamente pelo que venha a ser o nosso sucesso. Sem desculpas nem reservas e nem "apesar de".

O plantel do FCP é muito valioso e nenhum treinador está isento, muito menos à partida, da responsabilidade de nos conduzir ao título. Da mesma forma, a Administração acumula quatro anos a seco e não pode, em altura alguma, ser alijada do peso desse insucesso. Lá está, estão no mesmo barco. E sabem quem mais lá está? Isso mesmo, vocês e eu. Tratemos de remar, sim?

...

Entretanto, foi-se entranhando uma "verdade insofismável" no Portismo: Zero reforços, uma contratação. Errado de novo. Não se passou nada disso, como podemos facilmente comprovar, setor a setor:

BALIZA

Ficou toda a gente, incluindo San Iker. Para uns um erro, para outros - nos quais me incluo - uma importante vitória da Direção. A menos que venha alguém explicar-me que a permanência do Espanhol foi decidida, negociada e fechada por Sérgio Conceição. 

Acrescentou-se o Vaná. Para quê? Não sei. Sobretudo se José Sá não saiu para jogar e Fabiano está pronto em janeiro. Ainda por cima, o Andorinha tem a baliza da B tapada pela evolução galopante de Diogo Bai...errr...Costa. Felizmente, emprestámos o Gudiño. Alguém que tenha espaço para crescer. 

Ufa, para quem não mudou nada, cansa logo no princípio.

DEFESA

Foi-se o Bolly. Da pré-época, saltaram os miúdos Rafa e Garcia. O primeiro sai para Inglaterra, com uma muito acessível opção de compra de 15 milhões. Pessoalmente arrepia-me, porque acredito que Rafa tem qualidade para ser titular no FCP e 15 milhões não serão suficientes para o substituir sem ficar a perder.

Entraram Ricardo e Diego Reyes. Já há quem jure a péjuntos que o Bolly é melhor a dormir que o Reyes depois de passar na Porta 18. E outros que se agarram com unhajidentes ao "Melhor defesa de La Liga" atribuído ao Mexicano. Não sei o que sustenta esta comparação. O que jogaram de azul e branco é que não é. 

Sendo honesto, não podemos considerar que este setor está mais fraco. Dada a prestação de Ricardo Pereira, devemos até reconhecer que está mais bem apetrechado.

Olha, a não venda do Ricardo é outro ponto a favor da Administração. Pelo que se foi lendo ao longo da pré-época, não teria sido complicado fazer uns trocos com o moço. Em pleno período troikista. Em compensação, despachámos o Indi que, já se sabe, é muuuuito melhor que o Reyes. Porquê? Ora, porque um está cá!

Saiu um, entraram dois. É fazer as contas. Continuamos sem um quarto central, mas com Danilo à mão e Jorge Fernandes no Olival. Gostava de ter opinião sobre esta questão dos centrais, mas falta-me saber o que vale o Reyes de hoje. Pode ser que lá para janeiro se saiba. Ou então não.

MEIO-CAMPO

Rúben. Já se disse tudo sobre esta questão, não vale a pena chover no molhado. De resto, tudo igual, incluindo Danilo. Ah grande Direção, menos para  quem achar que o rapaz é um flop e era banco do primeiro cepo que aparecesse. Isto é, para o xôringinheiro Santos.

De novo, ninguém. Ai, espera, voltou o Sérgio Oliveira. Pois, ninguém.

Confio que o bom do Herrera vai fazer a sua melhor época de Dragão ao peito, até porque será aquela em que menos jogará. O modelo favorece-o e pode ser - mesmo! - útil, partindo do banco. 

O problema é que não estou a ver quem faz de Oliver no lugar de Oliver. Teixeira parece que não conseguiu e bazou de fininho para Braga, onde terá oportunidade de ganhar o regresso. Ou de dar de frosques. Eu ainda acredito no cachopo. Bastante até. 

Por falar em Oli - alô xôr Anónimo residente - aí está uma contratação de peso do FCP. Amiguinhos, para quem não comprou ninguém, 20 millones são umas quantas notas, não?

Saiu o Rúben, ficámos sem suplente para o Danilo; entrou o Sérgio Oliveira, credo. Maaaaas...Fede Varela treina em Gaia e a deportação de Cassamá para o campo de concentração nazi, abortou. E eu já salivo com o miolo a 3 da B: Pires, Cassamá e Varela. Até o Conceição desatar a tirar os putos ao Folha. Kéjbêr que afinal há profundidade no plantel? Ou agora a B já não deve servir para nada? 

ATAQUE

Eu e um monte de pitinhas pré-púberes e duajótrês MILFs, ainda damos por nós de olhos marejados em alturas ao acaso dos nossos dias, sempre que nos lembramos que o Silva já cá não mora. Juntamente com Rúben, foi a guita necessária para acalmar a UEFA. Como se tivéssemos partido o mealheiro, só para tapar a merda que andámos a fazer a jogar à bola dentro de casa. O que irrita ainda mais, é que não fomos só nós a partir os bibelots, houve muito Padre e muito Polvo a ajudar. Mas bem, ninguém quer saber disso e portanto lá temos que repor a tralha.

Chegaram Abou e Marega. Se os 38 milhões do André chegariam para comprar estes dois, veremos no fim do Campeonato. Mas a custo zero, não parece nada mal, hein? 

Sendo certo que a expetativa em relação a ambos não era lá muito alta, pelo que estamos todos embasbacados com o que vimos até agora. Nada de ilusões, however. Um precisa de acertar mais vezes na baliza e o outro nunca será um jogador de exceção. No entanto, defendi e mantenho que Marega, no modelo Conceição, está como peixe na água. Digo, betoneira num estaleiro. Em casa, pronto. Assim, será, como o bom do Hector, extremamente útil ao longo do ano, como já vai provando.

Também entrou o Hernâni. E não saiu. Go figure. Este rapaz não ajuda nada a minorar a minha grande preocupação com este setor da equipa: Sem Brahimi, mékié? Também é verdade que arranjar um gajo que substitua bem o Argelino, não é propriamente fácil. Assim de repente, só me lembro de uma solução: Jogarmos de maneira diferente. É o Sérgio quem tem que substituir o Brahimi. Ui, não era mal visto...

...

No fim, a grande contratação do FCP, a verdadeira aposta, é Sérgio Conceição. É cedo, pois claro, mas o que vimos até agora é muito motivador. E o Mar Azul bem o demonstra. As diferenças para o passado recente são evidentes, dentro e fora do campo.

Pelo sucesso de Sérgio é responsável ele e quem o escolheu. E pelo nosso, meu e teu e do Luís... também são eles. E nós.

...

Álvaro Magalhães publicou no fim-de-semana passado, em O Jogo, uma soberba crónica. Nem sempre lhe acontece. Basicamente, defendia que o futebol é um espaço de infantilidade para os adeptos. E que é com esses olhos de criança que olhamos o fenómeno. Tem razão o Álvaro, sendo que também tem a vantagem de o escrever muito bem.

Como para todos os putos, há uma diferença abismal entre um brinquedo novo e descobrir no fundo do baú um boneco que se tinha perdido. O que nos é oferecido este ano é uma espécie de presentes de Natal reciclados. Até podem estar impecáveis, a funcionar como relógios suíços e prometerem horas e horas de galhofa, mas não são novos. Mesmo que fossem piores, os novinhos em folha cheiram diferente.

Alguém imagina começar uma época no Manager sem arranjar maneira de ter uns tipos novos? Mesmo que não façam falta  e que o orçamento esteja a vermelho? Eu não. 

Afinal, mais ano menos ano, acabamos por ser Campeões do Universo e ter dinheiro para tudo e mais alguma coisa. Têm a certeza que não?


24 comentários:

  1. Compro quase tudo, se incluir as duajótrês MILFs.:)

    Estranho a saída de Rui Pedro. Se Aboubakar tem uma das suas habituais depressões e com a quase certeza que os Padres vão eleger Marega como um dos alvos, vai faltar gente onde o gado não pasta.

    É mesmo isso, não há substituto para o espanhol da IURD. No campeonato caseiro e nos jogos em casa não deve haver espiga. Receio é nos jogos onde se costuma esconder, normalmente fora e a jogar com os Homens da Europa.
    O Sérgio Oliveira poderia ser uma opção, se aos 5 minutos de jogo não parecesse que já não aguenta com uma gata pelo rabo. Pode ser que os putos tenham uma oportunidade e a saibam agarrar.
    O Sérgio Conceição foi uma vez mais uma aposta de risco tal como quase todas desde que ELE é Presidente. Para já o Meu, o teu, o nosso e do Luis está corresponder. Vamos ver quando surgirem as dificuldades se tem capacidade de as ultrapassar, se é aglutinador, corajoso ou se tal como NEStlé, a partir de determinada altura é o principal foco de desestabilização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho, e sou insuspeito, que o Sérgio será uma das nossas mais valias. De resto, ande lá, o homem não se esconde, é tapado. A solução para isso não parte apenas dele.

      Eliminar
    2. É tapado se quiser. O moço vai à praia trabalhar para o bronze e com toda a certeza não estende a toalha na sombra do guarda-sol dum kamone já instalado no areal. Com o cu virado para a Lua e para todos os astros só o filho da Madame Aveiro, esse até a dormir fica moreno. Os outros têm que esgravatar se quiserem alcançar alguma coisa.

      Eliminar
    3. Lérias! Se fosse assim, até eu era filho da Dona Dolores. Era só querer... De acordo quanto os egravatanço, que quer tem que procurar. Va ver que o moço vai procurar cada vez mais.

      Eliminar
    4. Se calçar umas calças leopardo e se ela o micar, compra-o. Insinue-se e exponha-se. :))))

      Diz-se que os netos são comprados onde o Tony Carreira compra os capachinhos, mas uma saltada ao Gerês e... quem sabe?!!!

      Gostava que o moço "Marcanasse"! Porque tecnicamente tem potencial, porque joga no Porto, porque custou o que custou (claro), tem que ter mais assistências, tem que ter mais golo, tem quer ser mais solidário e não desaparecer durante larguíssimos períodos. Jogar no Porto não é para qualquer um. Implica algums jeito, disponibilidade, dedicação, ultrapassar os limites, não reconhecer a palavra derrota e acima de tudo honestidade: para com o clube, com a equipa, com os adeptos e consigo próprio. Vocês já viram isso tudo em Oliver, eu infelizmente ainda não.

      Eliminar
    5. Estou perfeitamente disponível para adoção :)
      Quanto ao seu jogador favorito, o compromisso do catraio é inquestionável. E embate acho que você o desanca porque lhe reconhece a qualidade e o potencial.

      Eliminar
    6. Quais embate?? Era: eu até acho!

      Eliminar
    7. E acha bem.
      A desilusão é essa.
      Aparentemente uma boa arma, muitas munições, mas não dispara.

      Eliminar
  2. A malta pensa pouco, segue demasiado o que lê/ouve e não contextualiza.

    O que importa é sair do mercado melhor do que quando se entrou.
    É o caso...

    Claro que para quem joga com 2 avançados, dava jeito + 1, só temos 3 e qualquer indisponibilidade complica a coisa.
    Ou temos 4?
    Bueno?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me dificil que o Bueno conte para o totobola. Serão 3 e vai ter que chegar. Mas, uma vez mais, se não chegarem, há que ter uma alternativa oleada. Parece que temos...
      Abraço.

      Eliminar
  3. Meu caro Silva, falando do nosso quintal há um facto insofismável, actos de gestão pouco criteriosos conduziram à actual fragilidade financeira do FC Porto, pelo que, quem não tem dinheiro não tem vícios, ponto.

    Tenho para mim que temos um onze base que vai dando conta do recado, mas atendendo a que a Época é longa, às suas exigências, aos imponderáveis do futebol (lesões, castigos, abaixamento de forma, etc.) entendo que o plantel é curto em qualidade, já que há por lá jogadores que continuam a não me convencer. É o que temos, e agora é tempo de deixarmo-nos de lamentos, embarcarmos nesta nau Azul e Branca que é a nossa paixão e remarmos todos para o mesmo lado e sem desfalecimento, porque nesta viagem que ainda agora começou, encontraremos muitos Aadamastor a tentar impedir que dobremos com êxito o nosso Cabo da Boa Esperança.

    Um abraço e...

    FC PORTO ACIMA DE TUDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Fernando.
      Quanto ao plantel, não sei. Tendo a concordar em relação às alternativas, mas...olhe para o Marega! AInda não vimos quase nada dos outros, será que não nos surpreenderão pela positiva? No fim do dia, se a equipa estiver bem, trocar um jogador não fará grande mossa. Tirando os dois casos descritos...
      Abraço.

      Eliminar
    2. Silva, é precisamente à falta de alternativas para alguns sectores que me estava a referir. Aliás, e para encerrar em definitivo este tema, lembro apenas que há bem pouco tempo SC disse que estava à espera de uma ou duas entradas o que afinal não se concretizou. Portanto...vamos à luta com o que temos e oxalá que mais "Maregas" nos surpreendam pela positiva.
      Abraço.

      Eliminar
    3. Alguém apostou no Mbapé. Os reforços por vezes estão em casa.

      Eliminar
  4. Ahh!, o prazer de ler vozes concordantes na blogosfera...

    Vejo tanta gente deprimida por aí fora com este fecho de mercado que às vezes tenho de ir ao site do FCPorto rever o plantel. Parece que até o Tondela tem melhor equipa do que nós. Vamos lutar para não descer...

    'o nosso plantel é miserável', 'os jogadores de banco são uns coxos' (para referênciam, os 'coxos' serão: José Sá, Reyes, Herrera, André A., Marega, Maxi, Hernâni, Otávio e Sérgio Oliveira....), a 'SAD é uma vergonha, incompetente', 'venham eleições', slb e scp vão dar-nos 10-0 em cada jogo.

    Às vezes penso que nós próprios somos o nosso maior enimigo...

    O plantel é muito bom. Não digo que não fosse bom ter um PDL melhor que o Marega, ou outro semelhante para o nosso 442, um extremo melhor que o Hernâni (será que o homem se faz algum dia?!) e substitutos à altura para o Danilo, principalmente. Mas a verdade é que eu acho preferível ter uma equipa coesa do que ter de andar a gerir vedetices no banco. Acho preferível ter um Marega que vai (e está) a dar o litro para mostrar trabalho do que o Gabigol no banco com cara de insatisfeito. As pessoas esquecem-se que para vir gente tem de sair gente. Não é um plantel espetacular (principalmente no ataque) mas a qualidade competitiva é mais do que a qualidade individual de cada jogador ou da soma de todos os jogadores.

    Continuando a destoar do que tenho lido por aí, achei boa a gestão quer do JCT quer do Rui Pedro. Dois jogadores que gosto bastante e que (ainda) deposito esperanças. Rui Pedro não encaixa (para já) no modelo do Sérgio. E o JCT não tem espaço. Não me incomoda por aí além que tenha ido para o Braga. Como já lá jogou terá sido também pela sua preferência e nestes casos, para que o jogador esteja motivado e dê o litro, convém ceder a alguma das suas vontades já que a permanência no Porto não foi possível. E vai para uma equipa ambiciosa.

    Acredito na equipa, no treinador. Acho que é possível.

    Santos

    ResponderEliminar
  5. Completando o raciocinio do Silva e do carissimo anónimo que até se chama Santos, direi mesmo mais: estou de acordo!
    Aliás o nosso presidente mais não fez que obrigar o Sérgio Conceição a tirar os Ferraris da garagem, que por sinal, SC até sabe bem como se conduz visto ter tido um aquando da sua estadia na Lázio...
    Mas nós portistas somos assim, quando nos oferecem maduro branco, suspiramos por verde tinto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho mal esta discriminação permanente ao morangueiro, mas enfim... :)

      Eliminar

  6. só para referir que o anónimo "Santos" escreveu mais e melhor do que tu. é isto. e bai lá aparar o buço para a gravação do cavani.

    abr@ço
    Miguel | 92° minuto (no Twitter)

    ResponderEliminar
  7. Respondi com um post. Aliás, concorri. Sort of...

    ResponderEliminar