O FCP esteve um ano sem perder no Dragão. Deve ter sofrido uns quatro golos e meio, ou assim, nesses jogos. A malta assobiava e acenava lenços, porque levámos seis em Munique e perdemos o campeonato do colinho. Por culpa do Lopetegui, naturalmente, e não dos árbitros.
A verdade é que a maior parte dos Portistas não queria aquilo. Dava-lhes tédio e irritava-os. Ao ponto de puxarem do assobio ao segundo passe do Marcano para o Fabiano; ou ao primeiro do Maicon para a primeira fila da bancada. Eu não, como é sobejamente sabido e desancado. Está a maioria - e se o Porto somos nós, assim é que está bem - mais feliz hoje. Com toda a coerência.
Finalizo a análise ao jogo de Domingo dizendo que saltei com o Herrera, cabeceei com o Evandro e enfiei um palmadão nas costas do Espanhol que estava ao meu lado. Feliz. Eu.
Sobre o árbitro, bem no penalty, mal na falta sobre o Brahimi na área e pessimamente assistido no lance do primeiro golo do Moreirense. Tenho mesmo dúvidas se o tipo de Moreira não foi buscar a bola às mãos do apanha-bolas, tão fora que estava. Afirmo isto com grande certeza e todo o orgulho. Em ser Portista.
Devia dizer cobras e lagartos da transição defensiva do Zé. Ou juntar-me ao coro e desatar a gritar contra o Presidente, por não fazer uma falta ou outra no meio campo. Mas sabem que para a gritaria dou pouco e anúncio-vos que para a coerência dou ainda menos. Esta semana. Porque não quero.
...
Tenho o prazer, sempre renovado, de caminhar ao seu lado. Falamos de futebol, pois claro. E ele explica-me porque era impossível fazer mais em Dortmund e, pelo contrário, porque é que acha que o Zé esteve brilhante.
O gajo mais rápido que o Lucky Luke, o Albanês mafioso, o Alemão genial, a máquina atacante que nos dava 5 de outra maneira.
Eu percebo tudo, mas o desconforto mantém-se. Ele lembra-me Munique. Eu lembro-o de Bilbau. Da segunda parte na Baviera, com tudo já perdido. Ele ri. Seizum, Silva. Não tenho argumento para isso. Pergunto:
- E quinta? Jogamos como? Atacar, não podemos. Que levamos cinco. Defender bem? A ver se ganhamos por um?
Não tem argumento para isso.
...
Esbarro no Zé, à saída do Shopping. Agarro-o pelojombros:
- Escuta, podemos levar seis. Mas mostra-me que queremos. Que acreditas como eu. Mesmo que achem que é uma parvoíce. Ou só uma coisa que se diz. Mostra-me que consegues, como eu, visualizar a fuga do Chinês, ou do Africano, pelo meio dos matacões militarizados. Ainda não passaram 10 minutos e já estamos à frente. Imaginas, como eu, o Dragão a empolgar-se quando o Magrebino meter a bola na gaveta naquele livre? 20 minutos de jogo, Zé. É o Moreirense de novo, mas agora para o lado certo. Para o lado luminoso da Força.
Ele pensa por um momento, diz:
- O gajo que corre mais que o Bolt e o Albanês e o outro. Defender bem. Achas que não?
- Se fores consciente, é capaz de ser ajuizado. Mas é provável que percas. Mesmo ganhando. Sê tu próprio. Acredita que marcas 10 se eles marcarem 7. É a tua mais valia. É nisso que podes ser bom, Zé. Só valeu a pena saíres de lá vivo, se for para caminhares à beira de todos os precipícios.
Mostro-lhe a camisola nova:
- Vês?! Prometo que o nome nesta será o teu.
- Isso não seria nada coerente.
- Não. Obrigado.
...
A ti, porque tenho a certeza que - diagonal ou não - aqui chegarás, prometo que faremos uma sessão de fotos porcas daqui a 30 anos. Eu e tu. E postamos tudo numa Tasca da vida, para cobrir de vergonha as crianças. As grandes e as pequenas que já nos encherem os dias. Não é disparate, é Amor.
E ai de ti que não te estejas a rir. Incoerentemente.
Felizmente, vergonha é coisa que não nos assiste. Como sempre digo às crianças: se nos envergonharem suficientemente em pequenos, em adultos poucas coisas nos envergonharão!
ResponderEliminarÉ Amor. É boniiiito! É Prófuuundo! LOL
Aaaaahhh! Ééééééé. LOL
Eliminarqueres provocar um ataque cardíaco á gente, é o que é!...
ResponderEliminarDe maneiras várias :)
EliminarMas Michael, é tempo de testar o coração, não tenhas dúvidas. Vai ser assim até ao fim. E caramba, de alguma maneira, em alguma altura, rejubilaremos. Que seja já na quinta. Pelo menos nesse palco, o campo é um pedacinho menos inclinado. Aguenta!
Parabéns pessoas!
ResponderEliminarEstou um bocado atrasado, mas lá chwgarei.
Abraçom
Jogo em que a gente não entre a perder não é jogo, carago!!!!
ResponderEliminarNem Hitchcock no seu melhor teria tamanha imaginação para estes thrillers!
Na quinta entraremos a ganhar e sairemos em ombros! Cincazero!
EliminarMuito bom!
ResponderEliminarCom esta defesa em fanicos, e depois do que vi com o Moreirense, ter saído de Westfalenstadion com a eliminatória minimamente em aberto, até é estranho!
Porque a defesa lá estava ainda mais fanicada e a estrelinha é coisa que não nos tem assistido muito, pelo contrário!
O Arménio Albanês parece que não vem...
O nosso Mexicano Albanês vai estar com a mira afinada como esteve no galinheiro! Tenho fé!
Abraço
Armênio, albanês, alemão, começa tudo por A :)
EliminarE é a sorte do argentino ou albanóarménio ou o raisparta! :)
Eliminar
ResponderEliminar@ Silva
Quinta-feira gostava muito, mas mesmo muito, de "obrigar" a Merkel a sentar devagarinho, no dia seguinte.
e de mandar uns quantos alemães, e outros tantos 'alemões' à merkel, também ;)
#cincazeroSilva
abr@ço forte
{e 'muito obrigado!' pelo alerta pertinente}
Miguel | Tomo III
Acho que a Merkel se está bem a lixar para isso. Mas como conceito, parece-me lindamente :) e bem, qq dia acerto nos cincazero. Porque não já na quinta? É que não estou mesmo a ver porque não pode ser.
EliminarE olha lá pá, não era preciso publicares o comentário parvo!
Abraço.
@ Silva
ResponderEliminarse o teu comentário é "parvo" isso não é da minha responsabilidade :)
abr@ço forte
Miguel | Tomo III
Fair enough.
Eliminar
Eliminarhey, «i was only joKing» ;)
[no regrets, no heart feelings, right? ;) ]
abr@ço
Miguel | Tomo III
LOLOL passou-se! Levavas mais depressa uma lambada do que me chateava contigo. :)
Eliminar