quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Crónica da Champions - La Cucaracha


Por fim, chegou o dia do regresso da Champions para os nossos. O nervoso miudinho, típico da mais importante competição Mundial a nível de clubes, notava-se no pré-match e na bancada. Apesar da incontestável, e teórica, superioridade dos rapazes de azul e branco.

Talvez tendo isso em conta, o treinador socorreu-se de elementos mais experientes, promovendo, por exemplo, o regresso do capitão do ano passado. Não sendo propriamente virgens nestas andanças internacionais, a verdade é que os minutos acumulados na prova por muitos dos jogadores Portistas não eram assim tantos.

Conforme esperado, o adversário era constituído por uma série de guarda-fatos de medidas bastante generosas, que fariam a alegria de qualquer cachopa hiperconsumista. Ao nível do espaço de arrumação, pois claro. 

No entanto, conseguiram entrar melhor no jogo, superando a maior qualidade técnica da nossa equipa, com recurso ao pontapé para o farol. Seguia-se o estouro de bisontes para ganhar a segunda bola e respetivo chuveiro para a área. Como resultado, antes do quarto de hora já estávamos a perder por um.

Os meninos não se desorganizaram, nem desesperaram. Ainda com os Dinamarquecos por cima no jogo, uma jogada de belo recorte técnico - lá está! - repôs a igualdade. Até ao final da primeira parte, a coisa equilibrou-se, notando-se que o impacto da entrada tinha sido ultrapassado. O que fazia esperar melhor para a segunda parte.

E assim foi. Nos primeiros quinze minutos deste tempo, o nosso promissor ponta-de-lança - classe Mundial neste moço! - resolveu o jogo. Dois golos, vantagem sólida, equipa tranquila e adversário convencido. Tempo ainda para mais um golo, já nos descontos, conferindo ao resultado o aspeto da goleada expectável. Normal, portanto.

...

Assinale-se o ambiente alegre e relaxado que se viveu entre os familiares dos jogadores. Ao contrário de muitos exemplos nestes escalões, as mães não se insultaram nem puxaram os cabelos umájájôtras; os pais não correram ao longo da lateral a demonstrar conhecimentos inusitados acerca da mãe do bandeirinha; e não se ouviu um tio sequer, ou mesmo um padrinho torto, a ameaçar uns tabefes a um puto do outro lado; ou a atirar gravilha na direção do treinador da sua própria equipa. Muito bem.

Para encerrar o simpático cumbíbio, fez-se ao final do dia, já cair da noite, uma peladinha entre os ditos parentes. 

Nem a morrinha, que entretanto encharcou a cidade, assustou os valentes candidatos a futebolistas. Mais às suas respeitáveis panças, farfalhudas bigodaças e uma ou outra orelha mais proeminente.

Dado o apito inicial, atiraram-se de coração, mas sem muita alma, à contenda, transpirando as bifanas, panados, rojões do redenho, cerveja, couratos e morangueiro, da patuscada vespertina. Foi cá uma barrigada de riso que só visto. Contado, ninguém acredita.

Havia um que era muito feio. E jogava ainda pior cójôtros.

Foi isto.


...

Soundtrack to La Cucaracha: Ya no puede caminar...

12 comentários:

  1. Coitada da Cucaracha. O que vale é que agora tem o Brahimi para dividir as culpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, foi uma nulidade! De tal maneira, que me deixou a pensar se não esteve todo o tempo de jogo a tentar perceber o que era suposto fazer. Isso preocupa-me, porque não foi o único a deixar-me essa sensação. Só o pior...

      Eliminar
    2. Isso é verdade. Não foi só Herrera que foi uma nulidade, infelizmente.

      Eliminar
  2. Para quem viu os primeiros 15..20 min.
    Golo, o mais difícil estava feito... Está a correr bem, não vão facilitar...
    Depois não pude continuar a ver, durante a ausência, ouço um barulho lá fora... o que terá sido?!
    Quando possível, vou logo ver como está, ansioso, na esperança que esteja 2:0 (até era o meu prognóstico), mas muiiiiiiiito receoso com um hipotético e doloroso 1:1, aquele barulho...
    PQP... está mesmo 1:1... #"$"%"#$%
    Ainda falta muito tempo, vamos marcar...
    O que é isto???!?!?!?!?
    Que atitude é esta??!?!?!
    Inaceitável, não pelo resultado, que acontece aos melhores, mas pela falta de atitude...................
    Teimamos nisto... não percebo...

    Eu sei que falar depois é fácil, e não justifica o que se passou. Mas quando vi o 11 inicial, não gostei nada da ausência do André André! Tinha sido dos melhores no jogo anterior!
    Nada contra quem entrou para o seu lugar, só mesmo pela sua ausência.

    Venham os "cincazero" ao Tondela, porque se não...


    Abraço

    PS: Só o sporting de gijón ganhou, todos os outros falharam redondamente, e em casa... não é que o mau desempenho dos outros me incomode, mas n deixa de ser estranho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chave é: "não percebo". É exatamente assim que estou até hoje: Não percebo!
      Em relação aos outros, já sabes que sou completamente imbecil: Quanto pior, melhor. Sim, sim, fico satisfeito que tenham perdido e empatado e isso tudo. E os calimeros podem ganhar os jogos todos como na quarta. Não me chateia nadica. É a este ponto que sou imbecil, credo!
      Abraço.

      Eliminar
  3. Viva Silva, já lá vai um tempito.
    Só para dizer que tal como na quarta à tarde, o futuro está assegurado.
    https://www.youtube.com/watch?v=woPv8RRYn3s

    P.S. Acho que devíamos ir buscar um sub 19, daqueles que dominam "bué bem" as nets sociais, para a direcção, com um assessor da área do humor, no norte há bons,
    e portistas e dar-lhe assento na SAD e tudo.
    Só tinha era que gostar de Metallica.
    Acho que o Folha, ia gostar disso.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pá, você anda a falhar quase tanto quanto notas de 50€! Assim não pode ser!
      Quanto aos miudos, brilhante! Aliás, para além do estilo Good'ol'Hetfield do guitarra, tenho a nitida sensação que o baterista é melhor que o Lars :)
      De resto, já vi coisas mais estranhas que a sua sugestão... Será um assento almofadado? Gosto de assentos almofadados.
      Veja lá é se não desaparece e deixe o Folha sossegado :)

      Eliminar
  4. Acabamos por fazer melhor resultado que todos os outros!
    É que fomos os únicos a jogar contra gajos altos e loiros, intelectualmente dos mais desenvolvidos da Europa, com um horário de trabalho de 30 horas, um salário de 100 horas e um estilo de vida a altas horas!!!!

    Já os outros empataram com os nerds de Bruxelas (tá bem são de Gent...), outros contra os anafados cabeças de turco, sempre dispostos a culpar o Arménio (a moda pegou e os da cá culpam o Talisca!) e essa enorme, estrondosa, apoteótica, majestosa... derrota do Sportem com o Real Madrid!!!

    O futuro é risonho, mas se continuarmos assim que se vá rir ao raio que o parta!
    Pra frente portugueses que somos campeões europeus, coisa que os dinamarquecos nunca foram! Ou foram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))) é, foram. Logo aí se vê que são melhores que os outros.
      Abraço
      PS. Pssst, hey, Felisberto, hey, aqui, aqui. Epá, não são nada. São tão fraquinhos, mas tão fraquinhos, credo...

      Eliminar
    2. É verdade!
      O guarda-redes, por acaso alto e loiro e soez, quer dizer, sueco, deve trabalhar com dinamarquecas, quer dizer, dinamarquesas, a dar quecas nas marquesas!
      O avançado paraguaio, alto mas nada loiro nem tosco com nome de banco espanhol, deve cobrar uns bons juros ao Copenhaga.
      Mas nós fomos gloriosos em Roma, e agora não admitimos que os inventores do danoninho - substância que os faz crescer mais um bocadinho ao contrário do maduro e do verdinho - também se sintam gloriosos por empatarem em casa do grande favorito ao primeiro lugar!
      E depois escandalizam-se da Bola, do Record, do Correio da Manhã, da SIC, da TVI, da RTP, dos rivais, do Rui Santos e Rui Gomes, do Gobern, do Goucha - o Goucha não, carago, que as bolas para ele são mais atrás - quando dizem que jogamos sempre contra adversários fraquinhos!!!
      Aliás estes dinamarqueses são tão toscos, tão toscos, que deveria ter sido anulado este jogo!

      Eliminar
    3. Olhe, eu cá acho que eles são tão mais, que o melhor que conseguiram foi empatar contra a nossa falta de comparência!
      Afinal, é uma equipa cuja dupla de avançados é constituída por um banco e...a vaca cornélia...

      Eliminar