sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Resumo da semana: Dia de Perdão



Vocês podem ter uma opinião diferente - estão, evidentemente, errados! - mas, para mim, a peça mais importante de um veículo motorizado é o rádio. Com leitor de cêdês. Não apenas resolve mais de noventa por cento dos barulhos estranhos produzidos por outros componentes do automóvel, motorizada, camião, lambreta, waddafuckingthing vocês possam conduzir; como ainda permite manter a sanidade, não obrigando a pessoa a ouvir...rádio.

Está claro que o meu leitor de cêdês está avariado vai para unjanos, o que explica boa parte das coisas que me passam pela cabeça. Sinto que estou a chegar verdadeiramente ao limite. Preciso de um auto-rádio novo - pelo qual não me queiram cobrar dinheiro, o rabo e um broche num beco escuro - com a máxima urgência. 

Ao menos que fosse num beco florido e soalheiro, sempre se apanhava uma corzinha. Diz que o Universo está mal servido de becos em condições.

Lá desfio os quilómetros a enervar-me com a trampa de música que passam nas rádios. Quando passam, porque tem horários ocupados com tanto ego que não sobra tempo nenhum para uma musiquinha. 

A alternativa seria conversar comigo próprio. Mas de mim para comigo, já esgotámos o assunto. We dont talk anymore. Parecemos o Armando e a Valentina

Tanto latim para vos dizer que ouvi numa rádio, que não digo qual é porque me sinto velho se admitir que a oiço, que ontem era o Dia do Perdão. Uma espécie de Yom Kippur fora de época. Não que eu saiba lá muito bem quando calha o Yom Kippur. Há malta que usa estranhos calendários. 

Aposto que é para aparecerem quando lhes apetece, sem ninguém lhe poder dizer nada:

- Oh Bernstein, então foste de férias dia 1 de agosto e voltas agora? Dia 23 de julho?

- Majeu avisei-o chefe. Não lhe disse que ia de férias de 26 a 29 de Tamuz?

- Pá, isso são 3 dias, não é um ano! Tás despedido! Põe-te majé nas putas.

Majé mesmo um ano. 

Ondékeuia? Ah, pois, não tinha nada a ver com isto, credo.

A coisa do Perdão deixou-me a pensar. De facto, há uma aura de Santidade no ato. Um desprender da Soberba e do Orgulho besta. Uma espécie de contrição que eleva o espírito e o liberta de pesos mil que possa carregar. 

É, enfim, um ato de suprema humildade, de reconhecimento e reparação. Pedir Perdão está ao alcance apenas dos grandes. Assim como Perdoar, efetivamente, é a essência da Divindade.

É pois imbuído destes ideais que vos digo, com toda a sinceridade e de coração na mão: Estais todos desculpados, de uma maneira geral. É que não se fala mais nisso!

Hã? Eu? Porquê? Homessa!

...

A propósito de passeios, parece que o Governo se dedicou de alma e coração à construção de um Código de Conduta para os políticos. 

Desde logo, não faz sentido nenhum criar uma espécie de Código Deontológico para esta profissão, uma vez que a mera intenção de alguma vez ter comportamentos deontológicamente corretos é suficiente para excluir os profissionais da atividade.

Soa como que a um Código de Honra da Máfia ou um Juramento dos Assassinos em Série ou assim, o que me despertou alguma curiosidade. Tirei-me do meu descanso, motivado a investigar. Mas passou-me muito rapidinho. 

Vejam lá que a coisa mais importante de todas, é que os senhores governantes só estarão autorizados a receber prendas até 150€.

Havemos de convir que 150 paus - kusfodessem a todos é kera! - não é, de facto, relevante. Vai-se a ver, nem dá para um jantarinho para quatro na Catedral da Cerveja, nem para um Barca Velha de boa colheita. 

Mas se tivermos em conta que um médico está a quebrar a lei se aceitar um pisa papéis que possa ser avaliado acima dos 25€; e que o laboratório farmacêutico que o ofereceu está à pega com a justiça; então a coisa pode ser vista de outra maneira. Ou virá alguém explicar-me porque é que faz sentido um Governante aceitar prendinhas de valor SEIS vezes superior aquele praticado para a classe médica?

Ainda melhor, é que nisto se embrulharam as voltinhas dos senhores Secretários de Estado. Aliás, já fizeram as instâncias Governamentais saber que os ditos cujos carcarás sanguinolentos, desembolsaram de volta as viagens. Só faltou um "ksafoderam"! 

Quando uma rádio pediu para ter acesso às respetivas faturas, o Ministério respondeu que não havia mais bulha sobre o assunto. 

É como quem diz, opá, esqueçam lá isso. O que passou, passou, não fiquemos presos ao passado. Está tudo desculpado. Que fofuras!

...

De avião em avião, lá foi o nosso Primeiro para Atenas, à conta de uma cimeira. Espero que não leve uma t-shirt da Galp no lombo. 

Trata-se de uma Cimeira que reúne os Países do Sul da Europa. É catita, pensei eu, terem arranjado uma reunião de pobres. Partilham experiências e esquemas para arranjar guita e comida e essas coisas em que os pobres estão sempre a pensar. 

Depois é que percebi que não, não era nada disso. A ideia não é discutirem os problemas comuns que enfrentam, é antes ter ideias de como convencer a malta do guito a abrir mais os cordões à bolsa. Vamos lá ver quem é que foi passar o weekend à Grécia:

* O anfitrião, pois claro. Que é um tipo eleito para acabar com a Europa e que acabou de mão estendida a pedir mais uns trocos. E que agora é o impulsionador da "revolta" do Sul, go figure. Resgatado. Twice.

* O nosso Tó Costa, apoiado por dois partidos que advogam a saída de Portugal da União. Vai todo pimpão com o seu popularucho discurso do fim da austeridade. Aquela que, afinal, não se pode reverter assim tanto como lhe parecia em antes de estar em São Bento. Resgatado.

* Um gajo de Chipre, aquele País que já jogou pior à bola e que foi safo do colapso bancário pela guita dos outros. Resgatado.

* Um Maltês. Aí está uma Nação cheia de peso no quadro Europeu. Por acaso, é bem fixe, Malta. À primeira vista é mais Norte de África que Europa, mas eles ofendem-se se lhes disserem isso. Cá pra mim, foi alguma petrolífera que lhe ofereceu a viagem. Ele não tinha nada marcado e aproveitou. Acho muito bem.

* Um representante do nosso Marianinho Rajoy, o ex-futuro-ex-próximo-ex-Primeiro-Ministro de Espanha, um País sem Governo. E sem governo. E já com meio resgate no bucho.

* Um Francês e um Italiano, os mesmos que estiveram a tratar do futuro da União com a Angela, a sós, numa ilha. Uh, malucos, havia de ser Adults Only, aposto. São portanto pessoas deveras comprometidas com as reivindicações Sulistas. Sim senhor!

Portantos, um Grego, um Português, um Cipriota, um Maltês, um Galego, um Franciu e um Italiano, encontram-se em Atenas. O que foram lá fazer? 

- Não sei, Silva. Diga lá. Adoro anedotas. - Alguém se antecipa:

- Pedir Perdão. Das dividas. - Atira triunfal.

Oh, isso não vale, Mariana! Já sabias a piada.

...

Na Índia, os responsáveis do turismo, por certo inspirados no Código de Conduta dos Governantes em Portugal, preparam um conjunto de conselhos aos turistas. Nomeadamente às gajas

Faz lembrar a historia do burquini, majócontrário. Lá por ser do lado oposto, não quer dizer que seja muito diferente. O que dirão os senhores do "se cá queres estar, fazes cumanós, oh bijagó!"? É que, segundo o Ministro do Turismo, é uma questão cultural.

Não admira muito, num País onde o Ministro do Interior tem algumas dúvidas sobre o bem e o mal, o certo e o errado e essas metafísicas complicadas. É pensar com a cabeça da pila e depois logo se vê.

Não parece nada que as mulheres Hindus possam estar mais descansadas que as Muçulmanas, mesmo as de zonas radicais, pois não? Mas não vejo a onda de indignação dos líderes Mundiais a abater-se sobre este tipo de comportamento, com a mesma fome com que denuncia o abuso do Islão sobre o estatuto da mulher e os seus direitos.

A mim repugna-me, confesso, que uma mulher tenha que - porque sim! - andar um metro atrás do seu marido. Sobretudo se, no entretanto, lhe aparece um Indiano com valores culturais muito arreigados e a viola.

- Oh Silva, tá bem, mas esses não explodem. Deixá-los em Paz, homem.

- Ah, entendo, peço Perdão.

...

Por falar em explodir, o Querido Líder - não, não é esse - anda entretido com os seus brinquedos. Eu não acho nada boa ideia ser condescendente com os tolinhos. Os tolinhos são malta perigosa. 

Isso do ai coitado, não ligues, ele é tolinho, já deu tanta merda ao longo da História, que não se percebe como ainda insistimos. Só se é por dar algum trabalho agir de maneira diferente.

As grandes potências Mundiais condenaram a uma voz o tal do teste. O que é bom, está claro. Eu aconselhava-os a tratarem muito rapidamente de colocarem um maluco qualquer perto do Kim. Para lhe rebentar os miolos.

Vocês, eu não sei, mas eu imagino o Trump a encontrar-se com o Putin, para discutirem a Paz no Mundo. E fico com a sensação de que Alguém ficaria a dever um pedido de Perdão à Humanidade. 

Sei lá pá, se isso acontecer algum dia, podíamos todos receber um e-mail do Além. Bastava um texto simples: Desculpem lá o mau jeito, distraí-Me.  

Pronto, era suficiente e já ficava a malta mais confortadinha. E daí, talvez seja merecido...

...

Amanhã joga o FCP. Ai caraças, até se malevantam os pelos do rego só de pensar que vou voltar ao Dragão. Tenho saudades pois! 

E vamos jogar bem, muito bem, e cilindrar os gajos e acabar com a equipa a ser ovacionada pelo Estádio inteiro. Durante uns cinco minutos. Um minuto por cada golo nosso. Cincazero!

Quando juntarmos outro tanto na quarta-feira - oh, oh, oh pa eles a eriçarem-se outra vez - ninguém vai estar muito preocupado com as tricas que agora andamos todos a discutir. Melhor que isso, estarão criadas as condições para que se levante - por fim! - a onda azul e branca. 

Oxalá ela esteja disposta a ser levantada, sem euforias bacocas, mas determinada e determinante. E Deus queira que a saibam surfar os nossos surfistas eleitos. 

Está tudo Perdoado, ponham é a bola a rolar!

...

- Oh Pedro. - Atento ao computador.

- Sim, Senhor.

- Eu tenho e-mail? - Sem tirar ojolhos do ecrã.

- Como, Senhor? E-mail? - Pensa por um segundo. - Pode ter, se Lhe der na gana. Mas porquê? Não me diga que está a levar a sério o fulaninho? - Com ar surpreso.

- Hã? Quem? Sei lá disso, Pedro. Encontrei foi um meme espetacular do Ghandi. Queria mandá-lo ao Ganesha. Havia de ficar cá cumas trombas, o gajo. - E ri-Se. Distraído.

...

Soundtrack to forgivness: Sorry!
   


 
  


5 comentários:

  1. Sou contra os dias dos dias!
    Detesto o dia do pai, da mãe, da sogra, da criança, do perdão, da culpa, do raio que o parta.
    O único dia que aceito por ser feriado, é o dia dos finados. De resto, usando um cliché, todos os dias são dias para se tornarem no tal dia! Basta que nesse dia, queiramos transformá-lo no tal dia.

    Há qualquer coisa de imbecil (esta palavra, actualmente está na moda), o ser humano necessitar destes dias para se tornar humano. Ou considero antes, em se tornar consumista.
    E por falar em perdão, li algures que os grandes simios estão a desaparecer porque culpa de outro grande macaco (não o lider dos SD!), que só faz merda á sua volta!
    Para aqueles que não gostam de animais, vai ser lindo um dia (o tal dia) despertar e ver em redor que as únicas espécies á face da Terra são duas: o Homem e as baratas!
    Tou mesmo a ver um gajo a levantar-se, pôr a coleira numa baratinha e dizer: baratucha, vamos fazer xixi e cócó lá fora. Anda, querida! Hoje é o dia mundial do passeio em carocha!

    Se calhar por isso, também no meu carro o cantante só funciona para cêdês e USB's. É que nisto de ouvir rádio, não há perdão!
    E a televisão, pra mim só tem duas funções: futebol e filmes! Dois efes (o terceiro nem morto o aceito, apre!!!)...

    Ah!! E o 2º canal da RTP, que por acaso é um oásis entre tanta, mas tanta merda, que a imensa maioria dos portugueses nem sabe que ele existe - em minha casa só eu sei, por exemplo - que me faz lembrar que o nosso povo perdeu a noção de realmente ver televisão!
    Enfim, perdoai-lhes senhor... que a TVI Reality tem lá uma vacaria, que nem os produtores de leite se atrevem a contestar!

    Ó Silva, hoje é cincazero, nem que seja com um golo do Depoitre (é depoitre, depuatre, depoitré ou depuatré?). Desde que a gente ganhe, perdoamos tudo! Até aos imbecis que nada fazem senão assobiar...

    Vamos a eles, que de Afonso Henriques só tem a biolência de dar pau em tudo o que mexe de azul-e-branco, carago!
    Contra estes gajos, é sem perdão!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=JJm8fZ6WS5Y

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ganda malha, Felisberto! É a música também é jeitosa...
      Abraço

      Eliminar
    2. Eu apostaria apenas nas baratas, que é como quem diz, o triunfo final e absoluto do slb.

      Eliminar
    3. O Senhor é o Máior, pobre do Pedro... E do fulaninho quando sai de casa sem chusso :-)

      E o Querido, matei o(utro) general não merece o ar que consome. Palavra, era a sangue frio, sem hesitar e com um sorriso no final. Que o Senhor me perdoe... Ou me condecore.

      Eliminar
    4. A barata é um bicho esperto. Logo aí se vê que não é lampiona.
      Muito bom o "Querido matei o(utro) General!! :))

      Eliminar