quarta-feira, 26 de abril de 2017

A reprodução assistida da mula Russa



Existe um setor de atividade, chamemos-lhe Indústria - para ficarmos a par dos soberbos entendidos em tudo e maijalguma coisa e ainda na reprodução assistida da mula Russa - em Portugal, cujas receitas ascendem a cerca de 46,5 milhões de euros. Pelo número, não poderemos considerar que se trata de uma fileira de particular importância na Economia do país, menos ainda pensar que estamos perante um setor estratégico para o nosso futuro.

Se olharmos, no entanto, para a dimensão do mercado nacional e repararmos que a verba acima é totalmente realizada sob a forma de comissões de intermediação, já a coisa pode ser observada por uma perspetiva diferente. Tendo em conta a regulação e, na sua ausência, o uso transversal à atividade económica no que respeita a comissões, podemos admitir estar na presença de um movimento de capital que representaria, no máximo, 25% do valor do respetivo mercado. É bom de ver que estou a ser estupendamente conservador. Ainda assim, passamos a 186 milhões de euros, o que é bastante diferente dos menos de 50 anteriores.

Juntando a estes pequenos números o facto, não quantificado, mas muito quantificável, de isto tudo ser Futebol, a dimensão da análise teria que ser brutalmente incrementada. Teria que envolver a Política, o tecido Social, o Empresarial, o impacto na Economia Real, enfim, o sem número de coisas que o Futebol, em Portugal, envolve. Tudo, portanto.

Como não tenho tempo, nem paciência, nem conhecimento, nem vontade de copiar - pelo que não poderia saber o que quer que seja acerca da reprodução assistida da mula Russa - vou, com a vossa condescendente Misericórdia, deixar-me estar por aquela pequena horta urbana dos 46,5 milhões de euros.

Estas comissões são pagas aos chamados "Empresários". O que eles fazem todos os dias é assistir jogadores de futebol em negociações. De transferências, contratos, direitos de imagem, estabelecimento de resultados de jogos... errrr... não, a última não, só as anteriores, pois claro.

Estes moços da intermediação são, grosso modo, os responsáveis pela gestão da carreira do profissional da bola. No fundo, os tipos em quem os últimos depositam a confiança, e a esperança, de alguma vez chegarem ao topo da sua profissão. Ou a um lugarzinho seguro que lhes permita alguma tranquilidade. Ou, pelo menos, a "o maior aqui da rua". Vejam bem que o cachopo chegou a ser suplente do Salgueiros. Antes de terem subido aos nacionais.

Enfim, malta de casa do fintabolista e cujos conselhos devem ser parte importante do serviço prestado. Pago à comissão. Por clubes.

Mantendo o tom economicista, os 46,5 milhões de euros em disputa pelos vários atores deste mercado, têm diferentes fontes: 64,5% da receita total do mercado provem de uma agremiação com sede em Carnide; os restantes 36,5% dividem-se por TODOS os restantes atores, com destaque para os 13% de uns senhores da zona das Antas, no Porto; e para os 10,5% do valor total atribuídos a um grupo aristocrata meio falido, com origem no Campo Grande.

Como não estou a entrar numa de análise subjetiva, nem tão pouco a recordar o que dissemos nós, malta das Antas, acerca do pagamento destas comissões por parte da nossa coletividade, peço que atentem ao facto de NENHUMA suspeita ter sido levantada. A atividade em causa é legal, os dados apresentados têm origem no máximo regulador do setor em causa, o pagamento das ditas comissões encontra-se regulado e os agentes do mercado estão devidamente credenciados.

Isto tudo serve apenas para chegar a uma simples constatação:

Se a pessoa quiser prosseguir a carreira como "Empresário de Futebol" em Portugal, tem algumas opções disponíveis.

1. Internacionaliza, procurando ganhar a sua vidinha em mercados mais fartos, utilizando a Pátria como se de um país subdesenvolvido no coração de África se tratasse: Saca-se toda a matéria prima, distribuem-se subornos a eito, controlando toda a produção que, posteriormente, se vende com lucro basto no Mercado Global. Pelo meio, criam-se dois ou três privilegiados que tratem de manter o status quo e uma ou outra incubadora para os bezerros.

2. Procura fazer crescer o mercado Português, tendo em conta a evidente disparidade reinante. Se há três grandes e um sozinho paga o triplo dos outros dois juntos, deve haver margem para os últimos crescerem imenso. Ou então não...

3. Esforça-se o suficiente para furar até conseguir, ele também, mamar numa teta da Grande Vaca. Leite é que não faltará, pelos vistos.

O que a terceira opção possa representar em termos de auto-golos, passes falhados, frangos do guarda-redes e negócios menos claros, é mera conjetura e pura especulação. Provavelmente, mal intencionada. Não há para isso espaço numa análise económica séria. Sendo que eu percebo quase tanto de Economia como de bola.

Já acerca da reprodução assistida da mula Russa, dou uns toques.

...

Soundtrack to milking cows: I think i'll buy me a football team...

16 comentários:

  1. "comissões são pagas aos chamados "Empresários". O que eles fazem todos os dias é assistir jogadores de futebol em negociações. De transferências, contratos, direitos de imagem, estabelecimento de resultados de jogos..."

    nessas comissões não existirá uma verba destinada a ....treinadores facilitadores? Como se processará a comissão dos treinadores representados? Será só na negociação do contrato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço ideia. Só sei, por mera dedução estatística e não por ciência oculta e para-mágica, que 64,5% da resposta à sua pergunta estarão, muito provavelmente, em Carnide...

      Eliminar
    2. As pessoas com alguns neurónios já desconfiavam que assim seria. Mesmo com todas as dioceses a jurarem que não, com a mão sobre o catecismo.
      Com toda a certeza não estarão incluídas as comissões em géneros. Seja em bilhetes para os amigos da APAF, seja em vouchers à fartazana para os sócios dessa quadrilha e respectivos familiares.

      Eliminar
    3. Acho que os jantares não entram nos 30M. Isso deve estar na rubrica "Ofertas de Cortesã". Digo, de Cortesia. Enganei-me, porra.

      Eliminar
  2. Não justifica tudo, mas é evidente que o Porto "só" pagou 6M porque esteve pouco activo no mercado, sobretudo no das vendas!
    Já o clube do colinho, esteve muito ativo, fez muitas vendas de milhões da treta!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser. Só se analisou o "mercado". Mas se tiveres paciência de fazer a média...

      Eliminar
    2. Quanto a isso nunca tive dúvidas Silva!
      É sempre a mesma merda, quando é como eles é tudo normal e aceitável! Connosco há sempre algo de maligno na coisa, seja ela o que for!
      Um exemplo simples, Iker, como veio para o Porto, não era mais que o "chefe" de uma pandilha despesista de espanhóis trazida por uma besta Basca desconhecida!
      Tivesse ido para o clube do regime e tinham andado MESES a lamber o cu à Lenda Espanhola e ao novo e promissor Basco, que tinha conseguido atrair uma série de fantásticos valores de uma selecção bi-campeã da Europa e campeã do Mundo!
      É o que temos... muita ignorância, para lhes dar ouvidos e olhos! Quem os fodesse...................

      Abraço

      Eliminar
    3. Poooooooooissssss Carrela, mas a verdade é que para esse peditório nem foi preciso pagar comissão. Tratámos de tudo sozinhos e à borla...
      Abraço

      Eliminar

  3. a mula não será tchetchena? ou ucraniana? ou moldava? Diz que também há bom leite por lá...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de besta basca, inveja de não ter sido o autor.

    E quanto aos falidos, por que não os Aristogatos? Malta com alguma idade há-de lembrar-se :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, não é do meu tempo. Sou um miúdo, pá.

      Eliminar
    2. Lápis, nada de más interpretações!:)
      Besta Basca, foi o que a máquina de propaganda pariu!
      Porque na realidade, Lopetegui podia/devia ter tido sucessos no nosso Porto!

      Abraço

      Eliminar
    3. Eu não sou acusa-Cristos, mas foi o Carrela que inventou "Besta Basca". :)))
      Opá, deixa lá o Azul dizer disparates à vontade. Por cada um, sai-lhe um NES. Bem feito! :)))))

      Eliminar
    4. Recentemente, a média é a de 1 disparate/ano... É muito...

      Eliminar
    5. É deixares-te estar caladinho. Sorrir e acenar, meu caro, sorrir e acenar... :)

      Eliminar