segunda-feira, 3 de abril de 2017

Apelos vários + um

Gamada ao Jorge

Apelo às forças vivas do País - e, já agora, às falecidas também, desde que não tenham sido ainda notificadas oficialmente do infeliz desfecho das suas vidas - que se unam na indignação. Assim, é impossível. Não há quem possa ter mão nisto, não há quem consiga conduzir-nos rumo aos prados verdes da Felicidade, onde pequenos póneis de olhos brilhantes e caudas encaracoladas, saltam livres e despreocupados, enquanto minúsculos humanos de olhos grandes - que mais parecem anões a quem deceparam os pés - os contemplam em Paz e Alegria, com os seus largos sorrisos permanentemente colados nos rostos cilíndricos. Ai, espera, isto era a canalha a brincar com os Pinypons e os My Little Pony.

De qualquer maneira, é mesmo uma brincadeira! Então um gajo apresenta o menor défice da história da Democracia; vai a caminho de ter de rever em alta o crescimento; consegue ser o único País do Mundo que mantém um Governo que vai de Trotsky a Olof Palme, passando por Estaline - nananana, meus meninos, nada de revisionismos - com direito a receber dois contos e tudo, à conta do trabalho árduo de uma equipa unida; e ainda assim, continua todos os dias a trabalhar, incluindo aos fins de semana - vide a foto acima - para manter o PIB a crescer; e vem um Urugaio, para mais verruguento, e fode esta merda toda? Assim não! Já ia o crescimento em alguns três dígitos, para isto? Pá, se fosse Chileno, ainda se compreendia: Alguma reminiscência Pinochetiana. Agora, Uruguaio? É muito preocupante, este revivalismo da direita fascizóide militarista a que assistimos na América Latina. Muito preocupante...

Avante camaradas Costa e seu fiel escudeiro Centeno, eles serão os seis milhões de aço. Afinal, sessenta por cento deve dar para ganhar eleições. Aí está uma cena que seria uma nova experiência hein?

E é tudo o que tenho para transmitir ao senhor Rio e à sua evidente aspiração a estabelecer residência na Capital. Ma che fare, né Ruizinho?

...  

No âmbito de coisas menos importantes - e igualmente menos escandalosas, mesmo que ocupem mais espaço - apelo aos meus correligionários para que mantenham a honestidade intelectual. E apelo apenas a vós, porque é absolutamente necessário possuir um intelecto para que haja a hipótese de o corromper com desonestidade. É por isso que não concordo quando me dizem que há comentadores que são intelectualmente desonestos. E afetos ao 5LB.

Vejamos, da mesma forma que a onda do "são favas contadas ganhar à beira do Colombo", era um imenso disparate; concluir que isto acabou porque empatámos em casa dos postes de iluminação, é um balde de bullshit. Eu percebo a frustração de quem queria ganhar, mas o falhanço mais rotundo é dos burmelhos: Aí estava a chance de matarem o Campeonato, em casa, e falharam! Há que continuar em sofrimento, uma coisa a que estão pouco - mas mesmo muito pouco! - habituados.

De igual modo, é preciso ser um pinheiro sem olhos - não, estúpidos, o Depoitre tem olhos! - para sequer vislumbrar alguma semelhança entre o suposto domínio lampião de sábado e o banho de bola da primeira volta, no Dragão. Nem lá perto, fofuras. Bem sei que a última imagem prevalece e que a primeira impressão conta muito. Em ambos os casos, não ficámos lá muito bem na fotografia. Mas que caralho, no resto do jogo, na maioria! do jogo, não fomos nada inferiores e em nacos bastos fomos até superiores. Não, pelo futebol, não merecemos mais do que tivemos. Nem menos.

FACTO: O melhor jogador do FCP na recepção aos coisos, NÃO FOI IKER CASILLAS. Nem o mais decisivo.

Quanto às virgens que arrepanham os cabelos por terem visto alguma comemoração - honestamente, não vi nenhuma euforia - dos nossos no final, espero que tragam cuequinhas rendadas, de fio dental ou não, para a festa de maio na Alameda do Dragão. Acho mai'bonito quando a pessoa se faz enrabar trajando lingerie sexy. Porque dar o rabo é tudo o que poderão fazer, quando pensarem qual a importância deste empate em solo inimigo para o armistício vitorioso que estarão a comemorar. Sim, suas bestas, ganhar era melhor, mas manter a curtíssima distância é decisivo. É por isso que eles carpem hoje a sua incapacidade para...decidir.

...

Mantendo o principio da honestidade do intelecto, apelo a todos os que passaram tanto tempo a desancar forte e feio em quem teve a ideia peregrina de trazer Iker para o Porto, para que venham manifestar-se. Não, não chega permanecerem calados acerca do assunto, até que um qualquer deslize vos faça emergir novamente. É necessário que mostrem, vocês também, as G-String rendadas. Ou que expliquem a manutenção da vossa opinião, assim como de todas as acusações que lançaram sobre o jogador, a Administração e o treinador da época.

A tag Iker não se criou sozinha. Foi fundada para avaliar da influência que eu defendi, desde sempre, que o nosso guarda-redes tem para a equipa. Isto é, foi parida para vocês e aguarda o contraditório.

Assim, na nossa contabilidade Ikeriana, vamos em 7 pontos + 1,5 milhões de Euros. Já veremos - parece que estou meio Espanhol, não parece? Que coisa... - que peso terão no desfecho do Campeonato.

...

Apelo a NES para que obtenha o meu número de telefone e me ligue sempre que precisar. Em vez de falar com o adjunto. Agradecido.

Teríamos entrado com o Silva de inicio, ao contrário da opinião de 99% da Nação Azul e Branca. Que, por maioria de razão, não pode contestar o 11 inicial. Teríamos pois Jesus Corona pronto a jogar depois de Silva & Soares terem dado cabo da cabeça ao Eliseu e aos centrais. Se calhar, já estávamos a perder por algunjoito, mas eu creio que não.

Teríamos substituído André André - muito bom jogo! - por Ruben, antes dos vinte minutos finais. Teríamos dado Jota a Corona nos últimos 10 minutos, sem ponta de lança. Porque eu acho - e agora posso achar o que me der na telha - que estaríamos a ganhar.

O que não posso é considerar que NES teve medo. Ou que inventou. Acho que não ajudou tanto como deveria a equipa, isso sim. Porque é uma limitação que mantém, muito provavelmente. Como consequência, sempre que a equipa se sente apertada e se "atemoriza" - notem-se, e notem-se bem!, as aspas - do banco não vem remédio. Nem no Colombo, nem em casa contra o Campo Grandense, para nos ficarmos pelo Campeonato. 

E o adversário cresce e o gajo não me liga. Fala com o adjunto.

...

Lanço um sentido apelo a todos, para que guardem bem a Xistralhada. A todos mesmo: Aos que defenderam que era uma nomeação adequada; aos que tiveram esperança ou convicção de que assistiríamos a uma arbitragem isenta; aos que acham que não foi pelo árbitro; e até a quem, em pleno transe psicadélico, lhe parecer que o FCP foi beneficiado.

Deixo de fora todos os lances sobejamente analisados em todo o lado. Acrescento que, sem repetições, o penalty assinalado me pareceu...penalty a assinalar. Defenderia isto sem nenhuma dúvida, fosse o lance na outra área, motivo pelo qual não me vou agora pôr a dizer o contrário. Foi falta para grande penalidade? Não! Tinhas marcado, Silva? Sim!

Só que, meus lindinhos, a imaculada beleza - de caráter quase venal, se não Santo até - da exibição do senhor Xistra, merece estar nos compêndios. Aliás, é bem capaz de estar nos livros de formação dos nossos árbitros, desde o senhor Carlos Valente. A suposta avalanche - ai que medo! - burmelha na segunda parte da segunda parte da contenda, esteve alicerçada quase inteiramente neste outro Carlos. Quase, porque não se pode retirar mérito a NES, que mudou o trio do ataque, ignorando o abafa do seu miolo.

Ora vai um tripeiro a sair para o contra ataque? Então estamos em 1984, no Campeonato Inglês, em que uma falta assinalada deve envolver pelo menos uma arma de fogo. De calibre apreciável. Tipo, este momento de "alguma tensão (??!!!)".

Ah, não, pelo contrário, vem aí uma garbosa papoila aos tropeções nas suas próprias raízes? Nesse caso, trata-se de um jogo de mini-basquetebol feminino. Pelo que há que marcar falta ao menor contacto, não vá a cachopa tocar nalguma mama da coleguinha e apreciar o momento. Credo.

O que isto fez ao jogo, sempre que necessário, é muito mais relevante que o Palhaço Jonas e até que o fora de jogo a pedido sacado ao isolado Jota. Não deixemos pois que continuem a pensar que somos lorpas e vamos atrás do foguetório que lançam, para nos despistar. E enervar. E enervam. Dass, ca nervos, filhasdaputa pá!

...

Por fim, mas nunca por menos, apelo a mim mesmo com todas as minhas forças, para que possa sempre lembrar-me do jogo de sábado, visto entre lagartos e lampiões, com vantagem final para os últimos, pareceu-me. Pessoas, obrigado por mais um motivo para escapar ao Alzheimer.

O cuidado, não sei se propositado, com que não se manifestaram, como não tiraram partido da vossa superioridade numérica - e foi bom para vocês, porque vos fodia os cornos a todos, já se sabe - para me atazanarem o pouco juízo, tocou-me não muito fundo, mas, no mínimo, de raspão. Não esquecer que sois infiéis na mesma, nada de mariquices e confraternizações.

No fim do dia, o único "marca penalty outra vez, seu ganda filho duma ganda puta!", foi meu. Nem assim os pais encarnados aproveitaram as suas crias espantadas para me moerem a paciência. Fuck, valem a pena, vocês poucos, apesar dos cachecóis manhosos...  

... 

Só mais um singelo apelo: A todos os que se sentirem tentados a demonstrar qualquer tipo de complacência, ou a encontrar alguma justificação, perante ISTO... just DON'T!

25 comentários:

  1. Subscrevido e sublinhado, meu caro. E faço o meu mea culpa com o AS, também. Já o "Calou!" do Casillas, parece-me que vale o milhão e meio de que falas.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já são 3, que aquele 1,5 era da Champions :)
      Ah, desculpa o pilhanço sem aviso :)
      Abração.

      Eliminar
  2. Cada vez melhor.A fluidez da escrita, a fina ironia, a lucidez derramada em cada palavra, em cada frase, são provas mais do que evidentes do talento de um predestinado !!! Temos homem, sim senhor !!! Parabéns !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pá, se não topasse quando é o meu pai a escrever comentários à distância, diria "Obrigado papá". Assim, nem sei o que diga, para além de "Eishhh ca ganda exagero". Mas fico todo babado à mesma, pois claro que fico. Obrigado, caramba.
      A menos que isso da fina ironia...seja uma pista...errr... :)

      Eliminar
    2. Sem qualquer vestígio de ironia da minha parte e com total imparcialidade, tenho a dizer~te que és mesmo BOM !! Cinco estrelas!!! Beijinhos e abraços do "dad" !!!

      Eliminar
    3. Bahahahahahah got me! Sacana do velho!

      Eliminar
  3. O jogo termina e eu estou com a clara sensação de que não foi pelo Xistra que perdemos os 2 pontos!
    Apesar de estar ciente de alguns erros.
    Do penalty que foi cavado pelo piscineiro jonas.
    Da atitude reles que teve com NES e de ter passado o jogo todo a atirar-se pro chão e termina o jogo sem um amarelo se quer!!!
    Do Jota que ia a isolar-se e não deixaram!
    Etc, etc.

    Agora, depois de ver o resumo já não penso tanto assim!
    De facto, Xistra pactuou e permitiu em demasia a postura asquerosa do clube do regime e colinho!

    Até o nosso Presidente achou a arbitragem boa.
    Se calhar é como eu, estava à espera de muito pior ou acha que apesar de alguns erros temos sempre a obrigação de dar mais!

    Quanto ao nosso treinador, já é normal dar o flanco no que toca à arbitragem! Anda muito enganado se pensa que alguém o vai elogiar pela postura!

    Seja como for, este é o tipo de jogo em que os nossos têm de descarregar a raiva das injustiças acumuladas!
    E não vimos exactamente isso. Foram várias as vezes em que os nossos foram ultrapassados/antecipados em atitude e em querer e isso a mim custa-me!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem duvida uma boa arbitragem. Aliás, a roçar a perfeição, não fossem as muitas repetições do penalty e o lance do Jota. Repara Carrela, é dos lances SEM repetição que falo. Dos que a BTV ignorou, como, pelos vistos, o Presidente também. Foram muitos. E muito importantes.
      De resto, vai-se a ver, os outros também têm raça e querer e crer... Safoda, nós é em bonito :)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Eu vi o jogo com "pouca qualidade" e sem som.
      E como disse noutra paragem, não vi mesmo nenhum resumo no final.
      Apenas esperei pela conferência do Nuno, no Porto Canal e finito!
      Fiquei desiludido.
      Esperava que ele fosse mais duro, como já esperei tantas outras vezes e nada... o Homem tem uma capacidade infinita de encaixar coisas más! Impressionante!
      Às tantas sabe mais que nós! Vai ser campeão com postura de "luva branca".

      Claro que os outros têm e podem ter raça e atitude, só não podem ter mais que nós e no Sábado tiveram :(

      Abraço

      Eliminar
    3. Na, mais, acho que não. O NES é o treinador do FCP com melhor imprensa dos últimos, sei lá, 20 anos? E já cá chegou assim... Acho que isso tem um preço. E também acho que já lhe custou menos a pagar. Um dia destes, solta a franga.
      Abraço.

      Eliminar
    4. Talvez! Vamos acreditar que sim.
      Mas quem devia soltar a franga é o Maxi!
      Esteve dos 2 lados, sabe e sente na pele melhor que ninguém a diferença de tratamento!
      Era uma das minhas esperanças a quando da sua contratação!
      Mas a forma como festejou já foi bom! :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Eu sou complacente.

    Só porque não vi tanto barulhinho quando o Luisão agrediu um arbitro alemão, ou João Vieira Pinto em pleno mundial... vocês sabem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vindo Nuno.
      Depois, don't :) Dois errados não fazem um certo. Não há lugar na vida para aquele tipo de atitude. E o facto de alguém se habituar a que resulte a intimidação e a violência, é o pior que podemos desejar.
      E aindas, o facto de ter mencionado dois notórios vermelhos, diz tudo acerca do caso: NUNCA seremos como eles! E uma joelhada na cabeça do árbitro, é atitude de lampião!
      Finalmentes, volte sempre.

      Eliminar
  5. É um saralho do carilho, eu ter escrito em comentários, ter mesmo feito um post a publicar pelo Vila Pouca, e ao olhar para esta prosa dizer: foda-se!!! Não é que o gajo diz a mesma coisa que eu, mas com uma enorme classe?
    O Silva, na narração, está na Champions, enquanto eu falto aos jogos com o Canelas!!!!
    Apetece-me dizer que após ler esta epifania (para mim é uma epifania, qual é o problema?): falar, falam todos. Ouvir, ouvem poucos. Mas escrever, só o senhor Paulo Silva o faz!
    O resto garatuja uns caracteres para mostrar que tem mais que o 4º ano de escolaridade!
    A minha vénia perante um talento da prosa!

    Aconselho vivamente a música Mr. Crowley do maluco Ozzy Osbourne! Há algo de Silva nisto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha reparado nos pontos comuns num comentário teu.
      De resto, é só a tua parvoíce congénita que te dá para o exagero, já se sabe.
      E mais, eu gosto de te ler. Devo começar a seguir o Canelas? :))

      Eliminar
  6. Dá para emoldurar...
    Sintonia completa.

    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro, bem-vindo. E muito obrigado. Great minds think alike. And dumb fools do too. :)
      Epá e não emoldure nada. Há tanta mama estupenda a merecer moldura... :))
      Volte sempre.

      Eliminar
  7. Estará ali o futuro Presidente da Federação?
    Tirocinio, já tem.
    João Vieira Pinto, está lá.
    Paulo Bento também lá esteve.
    Scolari, nem se fala.
    Luisão é o grande capitão da nau do regime. Portantos... ou ele ou o cunhado do Veiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me difícil, há demasiado "Somos Porto" em NES... podem deixá-lo comer dentro de casa, mas à cabeceira da mesa de família, duvido.

      Eliminar
  8. Passe para trás o lado, à Oliver, interceptado pelo adversário, sr. Silva.:). No entanto, com a sua genialidade viu a intenção de fazer umas "cochinhas" a qualquer Hércules grego. Na verdade NES, quando muito, com a sua postura de mordomo, nunca se sentará à mesa de família.

    Estava a referir-me ao autor da joelhada que o Correio da Manhã. disseminou pelo Universo. Diga lá que não ficava bem nos quadros da Federação.

    Sobre a prosa, é só trivelas e passes de letra. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pumbas, acabei desarmado à entrada da área. Se fosse parecido com o Jonas, deitava-me ao chão e estava resolvido...
      A Presidente não direi, dadas as habilitações, mas a chefe de segurança... Já o Baia, se chegar a roupa ao pelo a um ou outro, não sei...

      Eliminar
  9. Naaaaa não adiantava nada atirar-se para o relvado.
    O Xistra não marcava.
    Não estava no guião.

    ResponderEliminar
  10. Queria comentar mas não sei o quê. Chato, pá.
    E assim sendo, vou indo... até loguinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OH YEAH! O gajo nao disse que eu não percebia um boi de bola!!! Mas aposto que pensaste, suíno javardo! :)

      Eliminar