O JUIZ DECIDE
Programa com juristas, no qual se espera que haja batatada. Uma espécie de Assembleia da Republica, vá...
- Sim, Padrinho.
- Não me chames Padrinho. Chama-me Senhor Juiz, tajóbir?!
- Sim, Senhor Juiz. Assim, Padrinho?
- Credo, valham-te as estupendas glândulas mamárias, rapariga. Anda lá com isso que eu estou a ficar atrasado.
- Então, hoje temos aqui o caso do senhor Afonso Henriques - esta estátua aqui à direita - que interpôs uma ação contra a multinacional "Tripas & Francesas", por causa de coiso. Se o senhor Afonso ganhar, a enorme empresa entra praticamente em insolvência. Se perder o Henriques, mantemos o Plano Especial de Revitalização da "Tripas & Francesas" ativo. É isto, Senhor Juiz Padrinho.
- Boa, não parece ser complicado. Quem é que representa os contendentes?
- O representante do senhor Henriques, é o Dr. Sé; e a "Tripas & Francesas" é representada por este senhor baixinho e bastante simpático. - Aponta a Vanessa. O Juiz certifica-se que a Administração do canal está distraída a servir finos e caracóis e acrescenta:
- E se adiássemos isto para outro dia? É que tenho hora marcada na manicure...
- Nesse caso, Vossa Excelência Padrinho, já o Dr. Sé pode estar a representar a "Tripas & Companhia".
- Zé!! Zé! Irra, que é irritante isso de seres sopinha de massa. Nunca tinha reparado. Mas afinal, em que ficamos?
- Não, Senhor Padrinho Excelentíssimo, o doutor chama-se mesmo Sé. Não tenho a culpa. - Enxuga uma lágrima que lhe escorre pela camada de betume que as gajas usam no focinho. - E a questão é que o Dr. Sé está a ponto de integrar o Departamento Jurídico da "Tripas & Francesas". Diz que é uma questão de dias.
- E entretanto aparece-me aqui em representação de uma causa que pode tornar insolvente a companhia para onde, supostamente, se vai mudar?
- Sim, Meritíssimo Padrinho, é maijómenos isso.
- Nanananana, isso não pode ser. Que grande molho de bróculos. Vai demorar imenso a desembrulhar esta incompatibilidade.
- Ui, pois vai, Sua Reverência.
- Hã?
- Padrinho.
- Ah. Sim, sim, é incompatível, não pode ser. Não pode ser. - Repete e abana a cabeça. - Se vai para a coisa das tripas, não pode defender o Afonso hoje. Não faz sentido nenhum.
- Os envolvidos alegam a sua honorabilidade e sentido elevado de ética. Consideram que Sua Santidade, o Padrinho, está a colocar em causa o seu profissionalismo, nomeadamente do Dr. Sé.
- Eu? Eu não. Só não tem ponta por onde se pegue. Ele que saia de defender o Henriques e depois vá para a tal coisa das Francesas. Bem boas que são. E no entretanto, julgamos este caso. Sem o Zé ao barulho.
- Sé.
- Quais Sé? Acho que aquilo é um castelo.
- Hã?
- Oh Silva, quero lá saber do cachet! Eu tenho que me ir embora e isto está cada vez mais parecido com os Malucos do Riso. Fui! - Enfia uma martelada na mesa e desanda pela esquerda baixa, a abanar a cabeça.
Entra uma trupe de anãs asiáticas, que carregam uma piscina insuflável cheia de chantilly. Vai dar merda.
...
- Oh, até pode xer que xeja de mau goxto, Xilva. Mach diga lá que não ficam expetacularej com aquelach tanguinhaj. Ach piquinotitaj. Fofach! - Morde a língua. E lembra-se da Licas a passear pelos corredores da produção. E morde a língua outra vez.
...
Não faço ideia se será. Provavelmente, ninguém faz. Mas se for... Percebemos todos que não pode ser assim, certo?
Juuuuuumping tha guuuuuunnn, indeed you aaaaaaare!
ResponderEliminarAbraçom
Yep, true! Mas estava-me a provocar urticária, que queres? :)
EliminarAbração.
PS. Paaaaa, comentários cantados é todo um outro nivel :)
Se condeno nos outros, ainda menos tolero nos meus. Se vier, obviamente não deve estar no banco nem sequer preparar a equipa. E já deveria ter sido anunciado, para que não houvesse dúvidas. Se vier ou estiver para vir, é quase o mesmo
ResponderEliminarPois, acho o mesmo. Mas é, ainda, um mero "if".
EliminarOlha que lá para baixo, para a zona de Carnide, não há juiz que decida estes casos. Pode perfeitamente perguntar ao Jardel (o central, não o nosso ponta-de-lança) ou ao irmão do Maniche (não me lembra o nome do vendido!), aquele que falhou um penalti pelo Boavista contra a equipa que no dia seguinte viria a assinar...
ResponderEliminarJorge Ribeiro, o irmão do Maniche. E é tudo verdade. Mas remeto para o comentário acima, do Lápis.
Eliminar