quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A minha Champions é melhor cátua!



Exmos. Senhores que mandam na Cabovisão, agora Nowo,

Para além de terem um novo nome que mais parece um extremo Nigeriano condenado ao anonimato, devo dizer-vos que, enquanto provedor de serviços de telecomunicações, a vossa companhia é uma bela bosta.

A internet treme como um doente de Parkinson; o telefone emudece, qual executivo do BES posto perante uma Comissão Parlamentar; e a vossa oferta de canais de TV muda como se fosse a nova namorada do CR7: Duas vezes à semana e sem aviso prévio.

O vosso serviço de assistência ao cliente é composto por uma série de vozes jovens, simpáticas, bem-dispostas e absolutamente inúteis. Caramba, não é preciso proporcionarem sessões de sexo por telefone, mas, de vez em quando, podiam resolver um assunto qualquer. Tipo, saberem a morada da sede ou assim.

Até hoje, fui vosso cliente por uma razão e outra. A razão, é que preciso dos serviços que forneceis. A outra, é porque nenhum outro operador tem infra-estrutura na minha aldeia. Parecendo que não, não ter alternativa, melhora substancialmente a minha propensão para adquirir, repetidamente, os vossos serviços.

Mas tudo isto não será muito diferente em casa dos vossos concorrentes, nem sequer é, seguramente, uma grande novidade para vós. E eu não gosto de perder tempo a escrever coisas que toda a gente sabe. Quer dizer, gosto, mas não tendes nada a ver com isso.

O facto é que vos redijo esta carta eletrónica, para vos dizer algo de novo, digo, nowo, e basto agradável: Está tudo desculpado!

Terem tido o cuidado de transmitir, exclusivamente para mim, um jogo do FCP, diferente do que o resto da maralha viu, é de uma inexcedível atenção e um admirável cuidado.

Obrigado. Bem hajam.

Clique. Enviar.

...

Porque não pode haver outra explicação.  

Quer dizer, se andasse a desancar o NES por mudar muito a equipa e não criar rotinas e mandar para a bancada jogadores que tinham estado bem, não podia agora vir desancá-lo por... manter a equipa, jogar na mesma rotina, deixar o Adrián entrar de início. Não faria sentido nenhum, está claro.

No Universo Portista conhecido, e algumas partes do desconhecido também, há UM elemento que pode insultar qualquer treinador do FCP que não ponha o Herrera a jogar: É o Anónimo. O verdadeiro. Em todos os outros casos, soa a argumento da treta, arranjado à pressão, na esperança que ninguém note. Ou que estejam todos a fazer o mesmo. Por norma, estão.

Depois da narrativa do ui, o Campeão Inglês, uma grande equipa, grandes jogadores, vão abafar-nos, estamos bem arranjados; não seria lícito vir agora achincalhar a equipa por causa de um jogo em que nunca foi dominada, até muito pelo contrário.

Se andasse a avisar aos ventos que o NES é medroso e põe-se a jogar à equipa pequena; era tramado achar que entrar em 442 em Dexter, Laser, Lester, Coiso, sem nenhuma invenção de ultima hora, era a prova acabada de que estava todo borrado.

Como alguns terão comprovado no post anterior, eu teria jogado com outra equipa e outro esquema. De igual modo, saberão, yet again, que NES foi, para mim, uma escolha surpreendente. E não pelos melhores motivos. 

No entanto, o que não posso é construir uma história na minha cabeça e, depois, interpretar a realidade até a fazer corresponder a essa ideia. É ao contrário meus meninos, é ao contrário.

É por isto que tenho a certeza que os senhores que mandam na Cabovisao, tiveram a esplêndida ideia de transmitir um jogo diferente para mim. Que fooooofos!

...

Tábeeeeeiiiiimmmm, eu conto como foi.

Anunciámos a equipa a exibir um par de tomates bastante apreciável: Dois avançados, que estamos aqui para ganhar, não fosse alguém ter dúvidas. O racional baseava-se na lógica: Criar rotinas, aproveitar o bom balanço de Adrián contra a malta da rotunda, mostrar que sabíamos que não estava nenhum colosso do outro lado.

Entrámos bem e ao quarto de hora já podíamos ter feito 2 golos. Não fizemos por dois fios. Mas foi uma primeira parte equilibrada, em que não mostrámos a real diferença que existe entre as equipas. Acabámos penalizados com um golo, resultado de um cochilo de determinado Brasileiro. Quase empatámos de livre. 

Sem ter sido uma boa exibição, o resultado ao intervalo não era lá muito justo.

Na segunda parte, o treinador mexeu na equipa e no sistema. E mexeu bem! Porque melhorámos. Ainda estou a tentar perceber como é que melhorar a produção durante o jogo, significa que o treinador não sabe ler o jogo.

Até ao final, ficou claro que somos melhores. Perdemos algumas oportunidades de igualar, o árbitro palmou um duplo penalty descarado e terá poupado uma expulsão ao adversário. Ol'same, ol'same.

...

A balela final é que este era um jogo decisivo e que estamos em maus lençóis. Pues que no.

O que já se jogou deste grupo, deixa claro que o FCP é a equipa mais forte e o Brugges, com quem ainda não jogámos, é a mais fraca. Decisivos serão os próximos 3 encontros, que teremos que ganhar. 

Temos excelentes possibilidades de fazer 12 pontos nos jogos que faltam e acabar em primeiro do grupo. Mas o mais importante é entrar no Dragão, contra o Coiso, com 10 pontos. O que implica ir ganhar a casa do Cøisö.

Complicado? Nem por isso. Podemos ir de vela? Claro que sim. A acontecer, quererá dizer que não merecemos jogar a Champions. Porque é um grupo demasiado acessível para encontrar outra explicação. 

Mas não se enganem, não fomos eliminados ontem, nem ficou a sensação de que seriamos. Be honest!

...

Como não visito blogues ou fóruns dos inimigos, e evito falar muito de bola com eles, fico sempre com a mesma dúvida. Talvez vocês me possam ajudar. Os outros adeptos também são assim, autofágicos como nós?


34 comentários:

  1. Respeito-o pela coerência que sempre manteve.até mesmo no delicado, sensível e controverso Lopetegui.
    Não acho o Herrera o melhor jogador do mundo, mas para quem vê futebol ao vivo há décadas, acho incrível como se pode comparar Herrera a jogadores que nunca julguei ser possível vestirem a camisola do F. C. do Porto e serem queridos por uma nova franja de adeptos.
    Detesto acrobatas e saltimbancos. Aprecio a coerência mesmo que seja contrária à minha opinião.
    Ainda não passou nem passa tão depressa (fez-me perder 1371.30), mas venha o Brugge e dezazero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecido pelo respeito na diversidade. É mútuo e acho que deve ser extensível a todas as opiniões divergentes. Minhas e suas ;)
      Os próximos Coisos são fora de novo. Ou Nowo...

      Eliminar
    2. Ora essa, não tem de agradecer.
      Parabéns a NÓS, a todos os PORTISTAS e ao Presidente que nos fez Campeões da Europa e do Mundo.

      Eliminar
    3. Sempre, eterno F.C.P.

      Eliminar
  2. Silva, parece que viste o mesmo jogo que a maioria... digo eu.
    Agora, sem paninhos quentes.
    Mexemos ou não tarde na equipa?
    Reagimos ou não tarde?
    Depois daquela boa e prometedora entrada, deixamos ou não que uma equipa inferior (pelo que mostrou) e com um futebol "básico" (demasiado até) parecesse melhor que nós ?
    Tínhamos tudo, absolutamente tudo para matar de vez a porcaria do borrego... que envergonha e é TOTALMENTE ilógico para o que somos como clube.

    Sim, houve erros de arbitragem... vão sempre haver.
    Sim, foi uma bola ao ferro! Acontece e anda a acontecer demasiadas vezes infelizmente.
    Mas se tivesse-mos jogado pelo menos toda a 2ª parte como jogamos os últimos 20 min, se calhar a 2º bola que tocasse no ferro entrava...

    Continuo a acreditar, como sempre!
    E continuo a ver a mesma qualidade que via antes deste jogo...
    Gostava é que os que entram em campo pensassem igual, tivessem mais confiança, porque não temos razão NENHUMA para ter medo, seja de que equipa for!
    Infelizmente confirma-se que a linha da frente é curta!
    Quando não há André Silva, parece que não há mais ninguém :(
    Para o nosso nível de exigência, é esticar a corda...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que tenho tendência para azular. É às vezes acrescentarei algum branquear até. Como toda a gente, gosto de ter razão e defendo a minha dama. A minha vantagem, Carrela, é que quando acerto fica a nossa Nação toda feliz.
      Este post, no entanto, representa uma dúvida legítima: Se ANTES do jogo se achava que tínhamos que ter muito cuidado, porque é que DEPOIS se defende que era exigível entrar, dar um banho de bola e ganhar de goleada? Sabes quem foi o tolinho que defendeu que os Coisos eram piores que nós? Esse mesmo!
      Quando se perde, alguma coisa se fez mal. Ou, fazendo bem, fez-se tarde. O resto são ses...
      Quanto ao árbitro, digo o mesmo de sempre: Vão errar? Vão. Infelizmente tendo a ver mais erros contra do que a favor. Mas não aceito que sejamos nós os responsáveis pelos seus erros. Não sei se marcaríamos o penalty, não sei se seria golo se não houvesse falta. Sei que foi penalty e o árbitro não marcou. Dizer que é obrigação do NES tornar isso irrelevante, não é honesto.
      Quanto à linha da frente, tudo é curto quando se perde. Acho que o Sulva será um fora de série e que só temos que aproveitar enquanto ainda cá pode estar. O que deixará de acontecer quando tiver cumprido 90% do seu potencial. Ou menos. Creio que ontem foi mera opção. Há 3 substituições, não há 4. Repara que NES esteve a um poste de estar coberto de razão. Sem Depoitre nenhum.
      Abraço

      Eliminar
    2. A cena é mesmo essa. Esteve quase a dar... Mas ja o vimos varias vezes este ano. Mas nao peco a cabeca do homem, assim ele a saiba usar. E ha que ser coerente, porra.

      Eliminar
    3. Sim. Sem, no entanto, perder a lucidez da avaliação. Parece-me prematura a negativa. Mas preocupa-me não ter nenhuma certeza da inversa. Só esperança.

      Eliminar
    4. Silva, em momento algum pôs em causa a qualidade de A ou B, por isso...

      Vi o 11 inicial e não gostei de ver André André, porque acho que atravessa um mau momento.
      Por outro lado, "Gostei" da continuidade do Andrián, pela coerência, porque tinha sido dos melhores e a meu ver merecia alguma continuidade.
      Já Brahimi na bancada, nem quis acreditar... mas prontos!

      Seja como for, não usei nada disto como justificação.
      O que critico, o que não suporto, é este "encolher" perante os adversários! Situação que se está a tornar tristemente frequente!
      Ainda por cima com adversários que NADA fazem para justificar tal coisa...

      Abraço

      Eliminar
    5. Eu percebi, Carrela. Só não acho que nos tenhamos encolhido.
      Abraço.

      Eliminar
    6. Eu acabei de ver o jogo e desliguei.
      Não vi mais NADA, nem resumos... estava fodido, é mesmo assim.
      Quero com isto dizer que influências de terceiros = 0.
      Depois do que li aqui, sinceramente até fiquei com dúvidas. Estaria a ser demasiado exigente?
      É que o problema não foi Terça, é o que vai ficando de vários jogos anteriores.
      Hoje já dei uma voltinha, e parece que a sensação é geral.
      Vale o que vale, eu sei.
      Mas temos de estar mais tempo ligados à ficha.

      Volto a dizer, nada me faz duvidar da muita qualidade que temos. Olho para o nosso melhor 11 e, sinceramente, não tenho inveja de nenhuma posição dos nossos rivais.
      Por mais evidente que seja, que um Mitro ou um Dost dão mais garantias, têm um nível de experiência incomparável.

      Abraço

      Eliminar
    7. Olha, digo-te o mesmo que ao Lima: se puderes, revê o jogo. A la Bento, com tranquilidade. ;)

      Eliminar
    8. Silva, eu n preciso de ver para saber que fomos melhores.
      Sei que temos o dobro ou o triplo das chances.
      O dobro dos remates.
      Mais passes e com MUITO mais acerto...
      etc etc etc...
      Mas não chegou!
      E não chegou porque em boa parte do jogo, estivemos encolhidos, a ver jogar, na expectativa... e quando acordamos, não fomos a tempo!
      E parece um filme repetido...

      Mas vamos ganhar os 4 jogos que faltam!
      Porque vamos (tem mm de ser) passar a jogar mais tempo ligados à ficha!

      Abraço

      Eliminar
    9. Se ganharmosnos 4, passamos em primeiro.

      Eliminar
    10. Não espero menos que isso.
      E visto que fechamos o ciclo de 5 derrotas em Inglaterra,depois é calhar em sorte uma equipa inglesa, pelo menos lá não perdemos! 😁

      Eliminar
    11. «Entendo todas as questões a nível tático e respeito todas as análises que se possam fazer, mas temos a nossa ideia de jogo, e uma ideia é muito mais importante do que um modelo ou sistema tático. Queremos que essa ideia fique assente em todos os jogos. Analisando o último jogo, nos últimos 25 minutos foi quando estivemos mais próximos da nossa ideia: fomos uma equipa dominadora, controladora e que criou oportunidades. Amanhã temos de transformar esses 25 minutos em 90», disse o técnico em resposta a uma questão por nós colocada.
      - by NES

      Até o NES admite que foram só 25min... quer 90, venham eles!

      ;)

      Eliminar
  3. http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2016/09/quem-era-equipa-de-champions-em-campo.html
    Nuno é uma miséria...nunca foi treinador, mas tem um bom padrinho! ADN de equipa pequena... obrigado Pinto da Costa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vindo Paulo.
      Depois, MUITO OBRIGADO pelo comentário. Sabe, A Tasca não é referência de coisa nenhuma, ao contrário, muito justamente, do Tribunal. Por isso, fico feliz ao reparar que 90% das opiniões expressas no post que nos indica, estão na Tasca desde...ontem.
      O que nos separa, a mim de si, é que não tenho essa opinião definitiva sobre NES. Também não tenho uma contrária. Ainda.
      Quanto ao Presidente, junto à sua a minha voz: Obrigado. E aqui sim, dizemos o mesmo, mas separa-nos todo o Universo.
      Volte sempre.

      Eliminar
    2. Mentira!! Estão na Tasca desde anteontem, assim é que é.

      Eliminar
  4. Eh pá ponham o Adrian Lopez a jogar, caralho!
    Foda-se, porque é que jogou o Adrian Lopez?

    O Corona é um brinca na areia, não é jogador pró Porto!
    Porque é que o NES só meteu o Corona aos 70 minutos, caralho?

    O André Silva é da formação, o Lopetegui que vá á merda por não o ter metido contra a Académica!
    Mas agora, o André Silva tem que jogar os 90 minutos?

    O Herrera que seja vendido e já!!
    Foda-se... mil vezes o Herrera que o André André!!!

    Depoitre? O gajo é um pinheiro não sabe jogar á bola!!!
    Caralho pró caralho, ai, ai! Então porque não entra o Depoitre?

    Autofagia? Não puro e simples prazer de, em que cada um de nós mostrar que somos todos iguais, mesmo que sejamos diferentes!

    P.S. Olhem, houve alguém que levou 4 na peida. Será que vão pedir a cabeça e as orelhas do presidente?

    P.S 2 - peço imensa desculpa e sou sincero, pela linguagem utilizada para exprimir a facção azul-e-branca que só do FC PORTO quando ganha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso discordo. Acho que somos todos sempre do FCP. Uns mais assim, nós mais assado, talvez.
      De resto, é isso tudo. I rest my case.
      E olha, oh morcom, vai pedir desculpa pró...isso mesmo. :)
      Abraço.

      Eliminar

  5. @ Silva

    infelizmente, para tod@s nós, vi um jogo diferente do teu. talvez porque a minha meobox transmita num outro canal, numa outra banda, não sei...
    o que sei é que são quase três e meia da matina e não consigo dormir. dói-me a Alma, pá. nunca pensei chegar a este ponto, de um quase não-retorno, em que as minhas convicções nas minhas dúvidas legítimas são superiores a uma crença, a uma fé inabalável como a tua, ou a do Felisberto. e há não muito tempo eu também era assim, feliz, ao ponto de ser uma espécie de "ovelha choné", com um misto de "zelota" e de "seguidista"... pode ser que isto mude, entretanto... o que não muda é a insónia...
    bem, vou regressar ao porno...

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há Xanax que chegue a belas mamas, lá isso é verdade!
      Mas menos, meu amigo, muito menos. Serás sempre feliz por seres Porto. Isso não depende de nenhum resultado, venham as insónias que vierem.
      Abraço

      Eliminar
    2. Miguel,
      Aproveita a próxima insónia e revê o jogo. Pa, podes ver uns rabos no intervalo, vá. Depois diz se ficas com a mesma sensação. Se já o fizeste, faz de novo. Até concordares comigo :))

      Eliminar

    3. como queria poder ver as incidências ante o Nacional. infelizmente vai ser um final-de-semana "daqueles"...
      mesmo assim, triste, acarditonuma vvitória. ou numa vitória, pois então :)

      #cincazeroSilva #fezada

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  6. Caramba, é mesmo verdade... Isto foi escrito antes do meu e está, como dizer, razoavelmente alinhado... (baixo ojólhos enquanto abano a cabeça)

    É, o velho Silva está morto, viva o Silva! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foda-se! E morto está o Lázaro, tajóbiroh?! Bem!... :)

      Eliminar
  7. "Como não visito blogues ou fóruns dos inimigos, e evito falar muito de bola com eles, fico sempre com a mesma dúvida. Talvez vocês me possam ajudar. Os outros adeptos também são assim, autofágicos como nós?"

    http://geracaobenfica.blogspot.com/2016/09/para-champions-nao-chega-qualquer-coisa.html

    na 4ª feira não foi só o FCP que fez anos!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=3Mtilj2gKz0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas gorjas, meu caro.
      São menos, muito menos que nós. Mas vêm de 3 titulos seguidos...
      RIP Cliff. Mas acho que foi a 27 e não a 28. Espera, isso é a data da morte e não do nascimento, ptt não é aniversário! Raios, quem fez anos?
      Vou ver, deliciado, o Moscow inteiro! OBRIGADO.

      Eliminar
  8. monsters of rock-moscow
    28/09/1991=25 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, sou contraditório... mas para mim o melhor de todos foi o primeiro em 1980...
      Que belas equipas lá apareceram para jogar!

      Eliminar