domingo, 16 de abril de 2017

Ironias dos tempos (Adenda: Silva & Torres)



Ora biba. Long time no see, uh? Como se tivessem alguma coisa a ver com isso, cuscos do catano.

Ah, e Boa Páscoa. Aposto que estão praí a arrotar cabrito e arroz de forno, com essas barrigas mais parece que engoliram um capacete. High five, minha comunidade de alarves, são o orgulho do tio Silva. Burp.

...

O hábito e a falta de tempo, ou a falta de hábito para arranjar tempo para pensar, levam-nos a ignorar o significado profundo das coisas. Ficamo-nos por aquilo que é imediatamente perceptível e a forma como isso influencia, ou não, as nossas vidas. Nos sentidos mais comezinhos (hey, xôr Lima) de vida e de influência.

Olha, a Páscoa, já que aqui estamos. Aposto que a maior parte das pessoas remete lá para os confins da mente o seu significado, fazendo corresponder à data o borrego. Talvez a família, numa espécie de Natal intercalar. Se vivem em pequenas cidades ou - sortudos! - ainda no que resta das aldeias, provavelmente anda um bando de gente atrás de um Padre, de casa em casa, a dar a Cruz a beijar.

Diga-se que é um nojo de hábito, dada a quantidade de pessoas que mete as beiças naquilo em antes de a pessoa lá colar as suas. Quem é que quer beijar na boca, via a Cruz do Senhor, o Toni Vinho Tinto, bêbado de vocação e vomitão inveterado, por causa de um fígado com fraca tolerância ao álcool?

Mas se pensarmos bem, faz todo o sentido. Na verdade, anuncia-se - daí o sino - a Ressurreição de Cristo. Foram ver à tumba e andava o moço na boa-vai-ela, ressuscitado da Silva. Este grupo de pessoas, mais o Padre, vai de porta em porta, cumprindo a tradição de levar a boa-nova ao Povo do Senhor: Hossana, Jesus vive. Pega lá uma beijoca repenicada. O que a gente já te tinha chorado, catraio.

Na minha opinião, um tipo estar vivo depois de morrer é um facto digno de ser anunciado, pelo que não tenho nada contra o hábito do beijo na Cruz. Mesmo que não a beije eu.

E logo aí começa a comezaina, porque a casa recebe a comitiva anunciadora com vinho e folar. Hoje em dia, não falta o croquetezinho, o mini rissol, a batata frita de pacote. E vinho. Com sorte, um gin tónico ou um mojito, que a religião se está a modernizar.

Ou seja, um dia todo de festarola, cujo significado, mesmo quando não pensamos nele, é a vitória sobre a Morte. Que seja a de Jesus, é uma ironia dos tempos.

...

O que me parece mal, é ser Cristão, de fato e gravata se for preciso,  ao Domingo, à conta do cabrito e do ar casamenteiro da festa; e, sei lá, Budista ou Hindu, à Sexta Santa, por falta de pachorra para o Calvário.

Para mal da sua sorte, o FCP jogou no Sábado. Nem Sexta, nem Domingo. E não ganhou. Motivo basto para que Cristãos de Domingo, Budistas e Hindus de Sexta e tutti quanti, desanquem forte e feio em tudo o que mexe, desde que não neles próprios.

É uma coisa típica das paixões, a catarse das frustrações que elas implicam pela atribuição da culpa a algo exterior. Nem culpa do apaixonado, nem culpa do objeto da sua paixão, antes de algo - ou alguém - que, interpondo-se entre ambos, lhes provoca angústia e sofrimento.

Por exemplo, a culpa do sofrimento de Cristo antes da Cruz, é do Pecado que cobre o Mundo e do qual ele, apaixonado pelo seu Povo, nos vai libertar não tarda nada. Ergue-se a Cruz e Perdoa-lhes Pai, que Podias muito bem ter mandado uma porra de um raio no cachaço desta gentinha e já me tinhas poupado a uma série de sevícias, dass.

Lá está, a Paixão de Cristo também é culpa de Outro, mesmo que esse seja Eu, na Unidade do Espírito Santo. Que assim se ore, também é uma ironia dos tempos.

...

Eu, que andei a bradar que o FCP era bom era com três médios e o André Silva de inicio, não me sinto lá muito Católico se hoje desancar a equipa com que NES entrou em campo, em Braga. Por isso, digo já que aplaudi convictamente a opção e defendo que esteve muito bem o treinador. 

Correu bem? Não, correu mal. Mas isso soube depois, na altura em que, para descarga da minha raiva de não ter vencido, podia muito bem esquecer-me convenientemente do que tinha defendido tão apaixonadamente. Só que não.

O treinador mudou muito cedo na segunda parte e a coisa melhorou bastante. Nem por isso me verão dizer que este sim, é o sistema ideal, é preciso ser muntaburro para não perceber isso. E ainda menos me vou pôr a dizer que o técnico não consegue mudar o jogo. Então mas se mudou, como não consegue?

Creio que roçam o pecado as coisas que tenho lido desde ontem acerca da raça e do querer da equipa. Eu não o posso fazer, até porque se há mérito que há muito concedi a este grupo e ao seu líder, é precisamente a união e o espírito de missão que demonstram. 

Seguramente, os que desde ontem, subitamente, duvidam disso, não puderam ver o abraço de uma estrela internacional, substituída aos dez minutos da segunda parte, ao treinador aquando do empate; e não foram ainda informados da forma como Yacine sofreu os cerca de dez minutos que não jogou. Na verdade, não terão visto o jogo, é o que eu acho.

Da sorte não nos podemos queixar, até porque há postes que valem campeonatos. Mas lá que o Danilo se armou em poste quase no fim do jogo, lá isso armou. Tivemos portanto a nossa oportunidade cantada de ganhar o jogo. O que se diria desta equipa e até deste treinador, se esse lance tivesse o desfecho mais provável? 

O árbitro acertou no penalty de Oliver. Falhou em dois lances na área do Braga e manifestou uma dualidade de critérios tal, que até em Jerusalém se percebe agora porque é que o Pizzi ainda não viu o quinto amarelo. Toca piano como os outros, este Hugo, mas tem a vantagem de ter um colega que fala Francês

Se até aqui defendi que os árbitros têm tido o papel principal neste campeonato, porque iria agora ignorar o Hugo? Para melhor desancar em quem me apetece? Seria estúpido, não? Não? Ai não? Como não? 

O FCP tem que ser extraordinariamente competente e os seus adeptos devem exigir essa competência. O que não podem, é aceitar que joguemos com regras diferentes. Se o FCP for pior do que os outros, ainda assim os penalties a seu favor devem ser marcados. Se não são, somos roubados. Em Braga, mais uma vez, fomos. É simples.

Bradar-se aos quatro ventos, hoje, que o FCP hipotecou o campeonato em Carnide e depois em Braga, é um disparate épico. Como se jogássemos sozinhos. Empatar nos galinheiros não é nenhuma tragédia, mesmo neste momento da época. Muito menos não tendo sido piores que os nossos adversários, até pelo contrário. 

O que tornou esses em jogos de vida ou de morte, foi o empate em pleno Dragão com o Setúbal. Esse sim, O erro! Mas se repararem bem, ao retomarem a calma, notarão que ainda respiramos. E pelo que jogámos em Carnide e no Minho, não vejo - mesmo! - porque não haveríamos de ganhar em Chaves ou no Funchal. 

Que hoje se comemore, como já assinalámos, a ressurreição de Alguém julgado morto, deve ser uma ironia dos tempos.

...

Sabem que nutro por Jorge Nuno Pinto da Costa uma admiração capaz de me enviesar a análise. Mesmo dando esse desconto, não consigo compreender que, precisamente no dia em que deixa o senhor Secretário de Estado e restante pandilha a falarem sozinhos, tanta gente venha, de novo, zurzir no nosso Presidente. Mas serão adeptos dos Arcebispos e ficaram ofendidos?

É muito curioso que tanta gente diga tantas vezes que Pinto da Costa só fala depois de vitórias, esquecendo-se de que eles próprios só falam nele depois de derrotas. Por certo, uma ironia dos tempos. 

...

O mais engraçado é que esta malta não precisava de me irritar. Porque tinham coisas para dizer:

O Porto entrou mal e sofreu por isso. Aí está um bom e certeiro argumento. Não pode ser assim.

Talvez se devesse manter Brahimi até ao fim. Afinal, ele carregou a equipa às costas. Olha, outro ponto muito válido e passível de uma boa discussão.

O Presidente lixou-se para a Tribuna onde se festejava a derrota do FCP, mas é falso que tenha ido ver o jogo para ao pé da restante SAD. Quer dizer, a SAD estava lá, mas não era só a SAD, certo? Ou devemos ser informados de alguma alteração no seu elenco? A propósito do que, na melhor das intenções, estás um pedacinho anafado, não estás Alexandre?

Mas já se sabe, requer que pensemos um pouco nas coisas e fica-nos a faltar o momento de alivio em que detétamos todos os males do Mundo - do que nos interessa - e ganhamos condições para, mudando-as, termos um Mundo melhor amanhã. A catarse, enfim. 

Que nada façamos em consequência disso, é só uma ironia dos tempos.

... 

Tudo somado, a luta continua e eu continuarei a apanhar todas as toalhas que os meus atirarem ao chão. O sorriso "ainda vão acabar a apanhar no cu, seus filhosdumagandaputa" de Tiquinho Soares, ao repetir "Não acabou!", na flash interview, aumenta e renova a minha esperança.

Que o meu desejo mais profundo - em coisas da bola - para os próximos tempos, seja que Jergo Juses esteja o mais próximo de ser Campeão Nacional pelo FCP do que estará alguma vez na sua vida, é apenas uma ironia dos tempos.

... 

Forces of the Northern night, call to arms!

...

Silva & Torres

Sempre atento e coerente, o Anónimo, O Verdadeiro, chamou-me a atenção - ver comentários abaixo - para a sua embirrância de estimação com Oliver "Rotundas" Torres e o contrapeso Silva. Maior a primeira do que a segunda, creio.

Sendo eu um acérrimo apreciador das qualidades de ambos, e no espírito deste post, não posso deixar de dizer que Silva & Torres foram uma absoluta nulidade no jogo de Sábado. E isso contribuiu basto para a primeira parte menos conseguida. Não sendo habitual individualizar estas apreciações, neste caso faz-me sentido que aconteça, para que não fique aquela lampiónica sensação de assobio para a atmosfera quando a coisa não me interessa.

Por falar em atmosfera, podia a intervenção do primeiro ter sido bastante mais engraçada, tivesse Soares respeitado o movimento perfeito de segundo avançado do Silva e entregado a bola para golo, em vez de optar por chutar no ar. Oh well, shit happens.  

28 comentários:

  1. Adorava ter a tua calma, a tua temperança e a tua fé.

    Adorava ser coerente, mas sou emocional.

    Espero estar errado, mas o que está a acontecer não me deixa feliz.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A emoção não tem mal nenhum. E vai-se a ver, és tu que racionalizas e eu que mantenho uma fé sem fundamento. Certo é que todos não somos muitos, pelo que fazemos falta! Até ao fim.
      Abração

      Eliminar
  2. Sr. Silva, espero que o seu cabrito e o arroz de forno, estivessem tão bons como o da sogra. Categoria.
    Três compassos e em todos pedi a ressurreição de Bobby Robson, António Oliveira ou Villas Boas, mas o gajo da cruz nem tuz nem muz.
    Como sabe gosto bem mais do tal internacional a dar abraços, que dentro do campo e isso com o contrapeso descaído para a direita, é mesmo um convite para a catástrofe, mas, como diz, tenhamos fé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam espetaculares. Já se sabe que a minha sogra cozinha melhor que as outras :)
      Desta vez, está coberto de razão! Silva & Torres foram uma miséria, muito contribuindo para a primeira parte fraquinha. O primeiro poderia até ter tido um papel engraçado no jogo, tivesse o Soares passado a bola em vez de optar por dar um chuto no ar.

      Eliminar
    2. Olhe, vou aproveitar a sua deixa e acrescentar mais esta evidência ao post.

      Eliminar
    3. Ainda bem que sou Anónimo, senão todos viam o rubor na minha face que o Sr. Silva causou com a sua adenda.Nem no tempo de Páscoa me dá tréguas. :)

      Que fique claro que acho que Oliver Torres seria um grande jogador, se...na equipa adversária jogassem sempre... com "Oliver Torres e André André". Teria todo o tempo, espaço, do mundo, para receber, rodar, pensar e executar como só ele sabe, porque técnicamente não tem nada que se lhe aponte. Só que tempo e espaço, são como os euros, cada vez há menos e dá-me a impressão que Oliver não consegue decidir nada sem eles.

      Eliminar
    4. Consegue pois. Aliás, bastante mais do que Herrera, por exemplo. E desse, já você gosta! Mas no sábado, nem com espaço, nem apertado, não mandou uma para a caixa.

      Eliminar
    5. Gosto mais do Herrera, porque apesar das falhas na bobine de ignição, é uma casal Boss com escape akrapovic, a fazer o campo todo.Enquanto o Oliver é mais como as novas bicicletas que está sempre com a bateria nas lonas e ele não está para dar ao pedal. Estéticamente, com os autocolantes e adereços a bicicleta pode ser mais agradável à vista, mas não é isso que me faz ir ao futebol.

      Eliminar
    6. Não acho bem chamar "bobine de ignição" ao cérebro do rapaz :)
      E ainda menos metê-lo numa discussão estética :)) É injusto!
      Analogia percebida, however...

      Eliminar
  3. Devo ser o único ateu do Mundo que defende até á morte (salvo seja!) o Espírito Santo, carago!
    Quem diria que com uma equipa destas, contra um colinho descarado que já nem é colinho, é berço de embalar, faz tremer de medo os santinhos da nossa paróquia!
    A 6 jornadas do fim e eles sem poderem dizer que são tetra! mas que grande treta!

    Caro anónimo, esta equipa do FC PORTO, na minha opinião é a mais fraca do pós-25 de Abril. Contudo e como dizem os britânicos, as opiniões são como os traseiros, toda a gente tem! Por isso faz-me impressão ver jogadores vulgares serem elevados á categoria de... génios! Mas que os defendo, defendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda assim Felisberto, a essas 6 jornadas do fim eles estão mais perto do que nós de festejar. E isso é mau.
      Essa da pior equipa só pode ser para fazer brilhar o NES! Ou então por distração... Mas vá, o que interessa é manter a onda azul e ver até onde pode ir. Bora lá.

      Eliminar
    2. Caro Blue Sky, não acho nada que seja a pior equipa desde o 25 de Abril. Casillas, Brahimi, Danilo estão ao nível dos melhores que já tivemos. Alex Telles, Marcano(este Marcano), Felipe, Corona, Herrera (eu acho, que quer que lhe faça) e vá lá Maxi, não ficariam envergonhados a jogar com os craques de outrora.
      André Silva e Ruben Neves, têm potencial que devidamente explorados se poderiam tornar em casos sérios. Além disso o tronco Soares, o pinheiro Depoitre e o bombardeiro Rui Pedro, são armas que tanto podem explodir como os misseis da Coreia do Norte ou atingirem os objectivos sem interferências.
      Diogo J, JCT, Oliver Torres, Octávio e André André, pelas características de cada um deles, poderiam ser reforços interessantes para 25/30 minutos em muitos jogos. Boli, José Sá e Layun também não são despicientes.
      É verdade que caímos no erro de outros, elevando um jogador faz umas cochinhas ou marca um golo, a uma vedeta interplanetária. Nisso tem razão.
      Apesar disso, acho que este plantel tem potencial para ser campeão, se devidamente trabalhado, com relativa facilidade, atendendo à concorrência. Mesmo com as arbitragens que vamos vendo por aí.

      Eliminar
    3. É acrescentar Oli e Silva ao primeiro grupo e está quase certo! :)

      Eliminar
    4. Silva, tanto poderá subir um pouco mais alto que o primeiro grupo e chegar à Lua, como poderá descer à Terra e ser um Paulo Alves ou Toni. Depende que quem o conduzir e... dele.
      Oliver, não consigo ver margem de progressão. Acho que o registo será sempre o mesmo. Agrada a uns e desagrada a outros. Teria que ser o pensador do jogo, alterar ou condicionar dinâmicas da equipa, ter alguns golos e muitas, mas mesmo muitas, assistências e infelizmente não me parece que alguma vez terá.

      Eliminar
    5. No caso Torres, não há nada a fazer, não concordaremos. No entanto, aponta precisamente o "defeito" que lhe encontro: a capacidade para "dizer" à equipa qual o ritmo. Mas lembre-se, vemos o cachopo há muito tempo, mas ele é ainda sub 21. Deixe-lhe crescer a barba...

      Eliminar
  4. O Brahimi é mesmo um grande artolas!
    Então fala em francês para um gajo que mal percebe português? Foi bem expulso! Se fosse fino dava antes um soco na barriga de um adversário e nada disto se passava, carago!!! Ou então ia contra a penca do Jorge Simão!!! Ignorante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, isso não podia ser que caia o Jonas na área dos Calimeros uma semana depois e era penalty :)

      Eliminar
  5. Fica o senhor informado que vai ter um processo à perna por descrever sem autorização a minha segunda-feira pascal. Aliás, acuso-o mesmo de ser um desses que espeta agulhas em bonecos, neste caso, andores em Lápis, e que é por sua culpa que passarei o resto do dia submergido em álcool de 96 volumes. Mas a visão daqueles beiços cheios de pelos de Gillette a aproximarem-se sem piedade do meu rosto não há álcool que apague. Sete pragas para si. Ou um NES como personal trainer da sua esponja. Irra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma gentinha que francamente. Tudo é pretexto para se embezanarem como se não houvesse amanhã, irra.
      De resto, a ideia não +e as pessoas serem beijadas! É beijarem a Cruz. Estou mesmo a ver os comentários na terra, acerca daquele senhor, tão bom moço que parecia, que andou a epsetar a bochecha para que todos o beijassem. credo, que panasquice! :)
      Por fim, olha o karma!!! Vê lá onde acaba o NES :)))

      Eliminar
  6. Irmãos de cores,
    Faz alguns anos que emigrei para o Brasil. No início foi muito difícil não poder mais acompanhar o porto como sempre fiz desde pequena. Tão doloroso que me desliguei do futebol por um tempo. Só que ser do Porto é uma parte tão importante de quem eu sou que não durou muito e começar a acompanhar oa blogs, em especial a tasca em questão, me faz estar em casa todas as semanas. Perdendo ou ganhando temos uma identidade e é por ela que lutámos. Pelo direito de sermos quem somos e inspirada em darcy ribeiro vos digo: não troco nenhuma derrota nossa por um campeonato deles. Os meus fracassos são as minhas vitórias, detestaria estar no lugar de quem me venceu. E próximo jogo é cincazero.
    Abraços a todos,
    Adilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, seja muito bem-vinda Adilia.
      Não imagina quanto me sinto recompensado ao ler o seu comentário. Muito obrigado por dar um sentido maior à Tasca.
      Ao mesmo tempo, aumenta exponencialmente a responsabilidade a que me obrigo. Espero não ficar demasiado longe da sua expetativa, mas não posso ter a certeza.
      Seja como for, esta casa é sua, é nossa, é das nossas cores e tudo o que quero é que os meus "irmãos de cores" aqui encontrem sempre um Porto Seguro. Estejam onde estiverem.
      De novo, obrigado por ter vindo, espero que se deixe ficar.
      Abraço

      Eliminar
  7. O futebol move o que move, porque permite que todos, absolutamente tenham razão em algum momento!
    Por mais burros ou cegos que sejam!
    Dou o exemplo do costume, quantos "ERROS futebolísticos" cometeu Maradona, até terminar aquele que se tornaria o golo do século?
    Vários... ou então nenhum!
    É tudo uma questão de talento e................. FÉ!
    Tiquinho devia ter passada a bola ao André Silva, que só tinha de receber e encostar, mas Tiquinho estava com fé! Só que a fé não o salvou! Ou foi o talento?
    Não sei, é futebol, e temos de aceitar!

    O que não temos de aceitar nem podemos fechar os olhos é a mais este ROUBO DESCARADO!
    O que se passou não foram os erros que fazem parte do futebol.
    FOI UMA TENDÊNCIA ASQUEROSA, para nos empurrar para baixo!
    Quem dá (e bem) aquele amarelo ao Filipe não pode depois(JAMAIS), fazer vista grossa a 3 amarelos, isto só para falar do 23 do Braga! Fora o resto........ UMA COISA INDESCRITÍVEL!
    O Braga consegue fazer 32 faltas....
    TRINTA E DUAS FALTAS e acabar o jogo com 11 e pasmem-se, menos cartões que nós!

    Gostava de compreender a calma do NUNO!
    Gostava ainda mais de ter 1/10 dela!
    O Homem em paciência, compete com a mãe do Ruca!
    Como é possível passar pelo que passa e continuar calmo??????????????

    Abraço

    PS: Que seja mais um mimo aos cães, para que depois doa ainda mais! Muito mais! Porque é o que eles merecem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo Carrela! Menos o Soares. Preocupa-me que não tenha sido Fé, mas falta de treino... Não sei pá, será que ele não sabe que o André vai aparecer ali?...
      Também me preocupa que o NES esteja calmao porque, afinal, não está a correr mal. Tão mal quanto ele previa... :)
      Abraço.

      Eliminar

    2. @ carrela

      exactofactamente. subscrevo o comentário e com substrato - ó Silva, faxabøre e faça a fineza. Obrigado!

      @ Silva

      não, não viu. e vê-se logo que nunca jogaste futebol, sequer no Damaiense (mesmo como efectivo ao banco), ou saberias que, naquela zona, um atacante é 'fominha' o suficiente para saber que só ele é que vê a baliza, mais ninguém. ora revê o lance e vais perceber que ele só tem olhos para a bola e para a baliza (exactamente por esta ordem); não há cá meninos à espera da dita cuja, porque não há tempo para visões periféricas. és um sonso, Silva. e só não sei se coxo também porque ainda não joguei contra ti 😎

      abr@ços a "ambos os dois"
      Miguel | 92 minuto

      Eliminar
    3. Whenever Mr.Lima, aka ML7, ou assim :)
      Quanto ao Soares, não precisavas de dizer. Apesar de eu ter anunciado que ia ser uma contratação bestial, sei que o rapaz tem as suas limitações. Escusavas era de vir expor isso... Porque se não tem olhinhos, é ceguinho!
      Abraço.

      Eliminar
  8. Era um desafio interessante e um serviço cívico prestado ao país, que todos os bloggers portistas, com a sua sensibilidade, escrevessem sobre o assunto, ontem escalpelizado no Universo Porto da Bancada.
    Batota, tráfico, impunidade e xenofobia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desafio lançado. Só não sei se a forma como prevejo aceitá-lo, Tasca's way, satisfará o seu intento...

      Eliminar
    2. Escreva a sua visão da teia e... o país não será o mesmo.
      Não me importo de difundir pela UEFA, FIFA, Marca, El Pais, Corriere della Sera, l'Equipe, Daily Mail, Folha de S. Paulo, etc.
      Ao tal Souza, será entregue em mão, uma cópia, na Turquia, juro! :))

      Eliminar